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Authors
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Abstract(s)
Cada vez mais, o burnout é uma preocupação para a comunidade científica e
organizacional, pois leva a consequências nefastas, tanto a nível pessoal, como para a
organização. Vários estudos parecem evidenciar o burnout é influenciado por múltiplos
fatores, entre os quais, o clima organizacional, e o conflito trabalho-família. Contudo,
ainda não há estudos que analisem estas três variáveis em conjunto, no setor educacional.
Assim, com o objetivo de expandir o conhecimento científico acerca da forma como estas
variáveis se relacionam, este estudo teve como intuito analisar se o clima organizacional
influencia o burnout através do conflito trabalho-família. Para tal, recolheram-se dados
quantitativos junto de 153 professores do agrupamento de escolas de Vila Nova da
Barquinha. Os resultados mostraram que apenas as dimensões de envolvimento, controlo,
autonomia, orientação para a tarefa e conforto físico do clima organizacional estão
associadas ao conflito trabalho-família. O conflito trabalho-família demonstrou estar
positivamente associado ao burnout. Contudo, apenas o clima de conforto físico e de
autonomia reduzem significativamente o conflito trabalho-família, o que por sua vez
reduz o burnout. Assim, estas duas dimensões do clima (conforto físico e autonomia)
parecem ser dois fatores essenciais para reduzir não só o conflito trabalho-família, mas
também o burnout no setor da educação.
Description
Keywords
Clima Organizaciona WES Conflito Trabalho-Família Burnout Professores