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- A abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da modaPublication . Morais, João; Guedes, Maria da GraçaAs recentes alterações do contexto económico mundial, em geral, e da Europa, em particular, combinadas com as crises ecológica, climática e social marcaram as características estruturais dos diferentes sistemas e levaram à mudança dos mercados. Este primeiro período conturbado do século XXI., assente, especialmente, no colapso financeiro, teve a particularidade de, entre outros aspectos, conseguir colocar em causa os princípios, os valores e as práticas de consumo das últimas décadas. No caso particular da moda a reorientação dos critérios de escolha dos consumidores, no sentido das questões ambientais e sociais, fizeram com que as propostas de valor passassem a ter que incorporar estas novas realidades. Se no passado recente a abordagem de mercado passava pela criação e comunicação de marcas de moda potenciadoras de impulsos e desejos, assumem agora o imperativo da mudança e estabelecem uma nova abordagem de natureza holística, enquadrando, dessa forma, os ambientes de marketing, a natureza global dos mercados e a expressão destes novos paradigmas económico-sociais. A moda, como expoente do efémero, evolui então rumo a conceitos como a sustentabilidade, a ética, a responsabilidade social ou o comércio justo. As estratégias de marketing das marcas de moda, do criador às marcas de massa, começam assim a assumir uma orientação sustentável e de partilha de valores com os seus clientes, colaboradores, distribuidores, intermediários, fornecedores (stakeholders), preocupando-se em contribuir para um mundo melhor e que, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades dos diferentes agentes. De modo a seguir esta linha e visão orientadora, o trabalho de investigação passa pela concessão de um modelo de marketing adequado às novas condições de competitividade do mercado global, adaptado às próprias características das PME’s da cadeia de valor da moda e que, ao mesmo tempo, seja capaz de combinar as exigências de valor dos stakeholders, em particular dos consumidores. Com origem na identificação das alterações do contexto, da abordagem de marketing e da moda descritas por autores, investigadores e diversas instituições e empresas foi recolhida informação junto de empresas de moda e de agências de tendências que, posteriormente, deram origem a exploração de conclusões. Como consequência constatamos que marcas de moda devem ter uma abordagem holística ao mercado de forma a conseguirem acompanhar os novos critérios de escolha, cada vez mais marcados por preocupações ligadas à sustentabilidade.
- Análise e perspectivas sobre o uso de recursos de Inteligência Artificial para avaliação de interfaces web de Sistemas de Gestão de Aprendizagem (LMS)Publication . Júnior, Demerval Gomes Sandim; Hernández-Ramírez, Rodrigo; Estima, JacintoOs LMS assumiram elevada importância nos últimos anos, num contexto em que instituições de ensino de todo o mundo, passaram a basear, parcial ou integralmente, o seu processo de ensino. Somam-se a isso, os contextos recentes trazidos pelos desafios da pandemia Covid -19 que levaram muitas escolas a reestruturar os seus cursos para funcionarem com o suporte de LMS. As interfaces dos sistemas de gestão de aprendizagem têm sido avaliadas constantemente, a partir do uso de diferentes métodos e abordagens, inclusive a partir do uso de avaliações suportadas por técnicas de IA. Este trabalho procurou compreender o estado do uso da IA no Design, especialmente, no campo da avaliação de interfaces, procurando identificar qual é o posicionamento que a IA está ocupando na prática dos profissionais de design que avaliam e estudam interfaces utilizadas para processo de ensino aprendizagem online. Esta pesquisa discute e explora o papel da Inteligência Artificial (IA) no Design no contexto atual. Para tanto, procurou identificar os posicionamentos que estas tecnologias têm assumido nos processos de design. A pesquisa situa-se no campo exploratório e enquadra como objeto de estudo, a avaliação de interfaces digitais de Sistema de Gestão de Aprendizagem denominados como Learning Management System (LMS), avaliadas tradicionalmente, a partir de heurísticas de usabilidade. A pesquisa identificou que a IA pode contribuir para melhorar os processos de criação e avaliação de interfaces, sem, no entanto, afetar os princípios básicos do pensamento em Design, ainda que a maneira como criamos, desenvolvemos e encontramos soluções para os problemas esteja a se alterar com o uso desses recursos. Por outro lado, foi possível reconhecer como os métodos de IA ainda são limitados, com a sua capacidade de resolução de problemas restrita aos contextos em que são aplicados, sendo mais produtivo aplicá-los em situações em que a delimitação dos problemas de design é bem definida. Os desafios para adotar a IA no processo de avaliação de interfaces são significativos, e ainda demandam um longa trajetória a ser percorrida. Uma das necessidades constatadas por essa pesquisa é aproximar os campos do Design e da IA, a partir de ecossistemas que incentivem a colaboração entre designers e cientistas de dados para criar soluções centradas no ser humano. Diversos autores apontam para lacunas entre a formação recebida nas universidades de Design e a prática dos designers, sobretudo no que se refere ao conhecimento e uso dos recursos da IA disponíveis para a execução de projetos. Apesar dos avanços recentes no uso das tecnologias associadas à IA observado em diversas áreas, a literatura evidencia que, na prática do design, ainda há um conjunto de equívocos e desconhecimento sobre o assunto e sobre os possíveis impactos que a IA pode causar a médio e longo prazos. Um dos resultados da pesquisa foi o desenvolvimento de uma metodologia a partir da sistematização de indicadores de usabilidade com base nas heurísticas de Nielsen (Nielsen & Molich, 1990) para contribuir para a simplificação do processo de inspeção de interfaces. Além disso, uma sistematização de indicadores de usabilidade para IA foi proposta e testes experimentais com a adoção de modelos de IA foram realizados para examinar a possibilidade de utilização de algumas tarefas de IA para contribuir para o processo de inspeção de interfaces. Quatro novas heurísticas foram propostas visando fazer face aos novos desafios trazidos pelo contexto tecnológico vivenciado nas últimas décadas. A pesquisa permitiu evidenciar a necessidade de implementar alterações na forma como os sistemas são desenvolvidos para que a coleta de dados, alinhada ao respeito à privacidade e à segurança dos utilizadores, seja considerada desde o princípio para subsidiar a estruturação de conjuntos de dados que poderão ser utilizados para alimentar modelos de IA, adotados na inspeção da usabilidade das interfaces. Além disso, observou-se a necessidade de promover o reforço de boas práticas no desenvolvimento de sistemas, com vistas à criação de projetos orientados à usabilidade. E por isso, sugerimos e propomos novas formas de organizar os espaços de criação de sistemas, orientadas à análise de usabilidade com suporte da IA. E finalmente, apontamos a necessidade de que trabalhos futuros sejam realizados para explorar ainda mais os desafios para aproximar o Design e a Ciência de dados para facilitar a prática da avaliação de interfaces.
- Antecipação da conciliação dos papéis familiares e profissionais na transição para a idade adulta : estudo diferencial e intergeracionalPublication . Andrade, C.; Fontaine, Anne MarieNas últimas décadas assistiu-se a um conjunto de alterações sociais surgindo uma etapa do ciclo vital com características próprias do ponto de vista do desenvolvimento psicológico e social que se designa por adultez emergente. Esta transição para a idade adulta tende a ser vivida, cada vez mais, num contexto de coabitação com os pais, onde a influência destes ao nível das atitudes e dos modelos de actuação pode sofrer uma extensão dando lugar à transmissão intergeracional de pais para filhos de atitudes em relação aos papéis de adulto e sua conciliação. O presente estudo pretendeu analisar junto de um grupo de universitários e de jovens trabalhadores em que medida as diferenças de estatuto ocupacional e de género se traduziam nas atitudes em relação aos papéis de género, em relação à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação papéis. Pretendeu-se também observar diferenças ao nível de um conjunto de variáveis psicológicas, mais concretamente dos estatutos de identidade, do auto-conceito e da construção da autonomia em relação aos pais sendo também estudadas, as relações entre as atitudes e as variáveis psicológicas e as estratégias antecipadas de conciliação dos papéis familiares e profissionais também de acordo com o género e o estatuto dos sujeitos. Este estudo envolveu 709 universitários e trabalhadores licenciados tendo-se encontrado diferenças significativas ao nível do desenvolvimento psicológico, das atitudes e das estratégias antecipadas para a conciliação de papéis de acordo com o género e com o estatuto. Os resultados permitem, por um lado, sustentar a hipótese da presença das características da adultez emergente para o caso dos trabalhadores, sendo esta questionada para os estudantes. Destaca-se, ainda, que as variáveis em estudo e os modelos para a conciliação de papéis familiares são diferentes de acordo com o género e estatuto ocupacional e apontam para modelos de influências diferentes. O segundo estudo realizado junto de 101 famílias (pai, mãe e filho/filha) pretendeu analisar diferenças entre gerações de pais e filhos nas atitudes em relação aos papéis de género, à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação de papéis e efectuar um estudo comparativo das influências das atitudes nas estratégias de conciliação da vida familiar e profissional, tanto para os pais como para os filhos de acordo género do progenitor e do descendente. Na linha de estudo da transmissão intergeracional e com base num modelo de relações entre atitudes de pais e filhos analisam-se as influências das atitudes dos progenitores nos descendentes. Os resultados permitem identificar, numa primeira fase, um conjunto de diferenças nas atitudes entre pais e filhos apontando para a existência de diferenças geracionais e diferenças de género intrageracionais. Por último, o teste do modelo de transmissão intergeracional de pais para filhos permitiu obter resultados que apoiam, em geral, a hipótese da transmissão geracional, ao nível mãe-filha, mãe-filho e paifilho, não tendo sido encontradas influencias de pais para filhas. Globalmente, os resultados obtidos são discutidos e analisados no quadro conceptual do estudo da transição para a idade adulta, da transmissão intergeracional de atitudes no contexto dos papéis de adulto e sua conciliação e dos modelos de influências de atitudes nas estratégias antecipadas de conciliação de papéis. A análise destaca ainda, em qualquer um dos estudos a importância do género enquanto variável diferenciadora destes processos. Os limites metodológicos de presente estudo bem como algumas implicações decorrentes do mesmo para a análise da transição para a idade adulta e a conciliação de papéis familiares e profissionais são apresentadas.
- A aprendizagem em simulacros e a aquisição de competências na gestão de catástrofesPublication . Godinho, Cátia Sofia Silva Leitão; Gonçalves, Fernando; Rosado, DavidA utilização da simulação como treino para uma situação real, pode ir muito além das questões do socorro e das mais diversas áreas de proteção civil, até, sem sentido lato, às emergentes abordagens no contexto da gestão de empresas. Este estudo pretendeu evidenciar a importância da simulação no domínio do safety, não só como veículo de aprendizagem, mas também de gestão do risco em cenários de crise. Apoiados numa unidade de análise com 98 elementos das valências da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e colocando criteriosamente essa amostra em cenários simulados, foi possível constatar, através da análise qualitativa, que existem fatores que condicionam, de forma inequívoca, o sucesso dos simulacros e que passam pela noção mental do tempo, predisposição dos participantes e trabalho de equipa. Esta última alusão aparece como sendo da máxima importância, designadamente ao permitir a criação de rotinas e a mecanização de procedimentos, que podem depois ser replicados em qualquer local, sendo esta replicação o produto da repetição continuada, nada despicienda neste tipo de matérias. O líder, e, mais especificamente, as questões de liderança, aparecem igualmente como relevantes pelo papel que aquele desempenha ao longo do processo. Sobretudo numa latitude como esta, estrutura e ação são peças indissociáveis, o mesmo acontecendo com a relação direta entre estatuto e papel. Da análise qualitativa foi possível verificar que a boa execução e o consequente adequado resultado de um simulacro depende da relação que os participantes estabelecem com o líder, neste caso, materializado no papel de delegado de segurança. Neste estudo, a aprendizagem aparece como causa e consequência da gestão (do conhecimento) do risco: a aprendizagem resulta da partilha e do uso do conhecimento, que por sua vez é um produto da aprendizagem. Numa outra vertente, este estudo espelha que embora a haja uma associação relevante entre o treino e a preparação para o risco, a análise quantitativa revela-nos que o objetivo de garantir uma população bem preparada para o risco não é plenamente alcançado com a realização de simulacros, sendo sugeridos caminhos para ultrapassar esta realidade.
- Associação dos polimorfismos dos genes da IL-1 e do IL-1RA com a peri-implantitePublication . Cardoso, José Maria Correia Gonçalves Neves; Alves, Ricardo Castro; Ribeiro, Ana Clara; Noronha, Susana do CantoDental implants are currently an increasingly predictable and effective modality for the rehabilitation of partially or totally edentulous patients, contributing to the patient's quality of life. This type of rehabilitation has high success and survival rates, however biological complications may arise. Such complications mainly refer to inflammatory conditions associated with bacterial challenge, and two clinical variants can be distinguished: peri-implant mucositis and peri-implantitis. While the presence of an inflammatory lesion is a common feature of both conditions, only the latter is associated with loss of supporting bone. Mucositis is thought to precede peri-implantitis. With the massive increase in the number of patients with dental implants, the prevalence of inflammatory conditions around implants is also intensifying. Peri-implantitis is becoming a scourge and a serious public health problem, being their management challenging, and being associated with significant morbidity. The treatment of peri-implantitis involves high costs for the community and often fails to control the progression of the disease, leading to loss of the implant. This situation of implant loss is associated with bone loss, which in some cases may require complex bone grafting procedures for a new implant placement or, as a last resort, may make a new implant placement impossible. The impossibility of replacing an implant has consequences for the patient in terms of health, function and esthetics. There is currently no test that can determine the susceptibility of a patient to peri-implantitis who will receive a dental implant. At the end of the last century, the hypothesis was generated that the genetic background of an individual may modulate the severity and progressive character of oral inflammations through expression of cytokines and their modulators. Interleukin-1 (IL-1) is a multifunctional cytokine playing a key role in the pathogenesis of inflammatory diseases with a large number of diverse activities and functions in immune response, inflammation, tissue breakdown, and tissue homeostasis. The IL-1 family includes 11 cytokines, whose coding genes are located on the long arm of chromosome 2q. The two most extensively studied members are the IL-1A, IL-1B genes, which encode IL-1α and IL-1β, respectively. Within the IL-1 family of proteins, there is also the IL-1 receptor antagonist (IL-1Ra), which is encoded by the IL-1RN gene. IL-1Ra plays an anti inflammatory role by preventing the transmission of proinflammatory signals and preventing the immune response by using the same receptor as proinflammatory IL-1. Scientific evidence indicates that biological complications in dental implants tend to be concentrated in a subset of individuals, which seems to imply that the host response may play a determining role in implant success. Even when exposed to similar risk factors, not all patients develop peri-implantitis, a situation that highlights the importance of genetic predisposition and differences between populations. Given the crucial role of IL-1 and IL-1Ra in inflammation, the genes IL-1A, IL-1B and IL1RN are potential candidates for genetic markers in peri-implantitis. However, studies that analyzed the relationship between these polymorphisms and peri-implantitis have shown conflicting results. Therefore, a systematic review and meta-analysis was performed, before the experimental work, to quantitatively synthesize existing studies to evaluate the association of common functional polymorphisms in the IL-1 and IL-1RN genes with susceptibility to periimplantitis (Chapter 2). This review attempted to overcome the existing limitations of published systematic reviews and meta-analyses. No robust conclusions could be drawn from the current literature about the possible link between genetic variations and the occurrence of peri-implantitis. The inequality of the design of the studies requires more studies to be carried out using larger population samples and from different ethnic groups. Studies have reported that the frequency of gene polymorphisms associated with genetic susceptibility to a particular disease can be influenced by ethnic and racial variations. There are few studies that try to evaluate this possible relationship in southern Europe. In this sense our main purpose was to investigate whether the three genetic variants (IL-1A - 889C/T, IL-1B + 3954C/T and IL-1RN (Variable Number of Tandem Repeats (VNTR)) were associated with the occurrence of peri-implantitis in a Portuguese Caucasian population. Prior to the main study, a pilot study was conducted with twenty participants (Chapter 4) to test the feasibility of the study and to calculate the sample size. Subsequently, a cross-sectional analytical study was carried out (Chapter 5), involving a total of 102 Portuguese Caucasian individuals. Participants were categorized into two groups: 59 with healthy implants and 43 individuals with periimplantitis. Buccal mucosa samples were swabbed and genetic analysis was performed at the Molecular Biology Laboratory of the Egas Moniz School of Health and Science, using the real-time polymerase chain reaction (PCR) technique for IL-1A and IL-1B and using PCR for IL-1RN. The IL-1A -889 C/T polymorphism showed a higher prevalence of the altered allele (T allele) in cases of peri-implantitis than in healthy cases (27.9% vs 16.9% respectively), although without statistically significant differences (p = 0.060). For the IL-1B +3954 C/T and IL-1RN (VNTR) polymorphisms, the analysis revealed that the frequencies of the different alleles and different genotypes did not differ significantly between the groups. Although there are studies that attempt to link the existence of certain genetic polymorphisms and the presence of peri-implantitis, with contradictory results, the scientific evidence on the possible relationship between genetic alterations and biochemical alterations in the peri-implant crevicular fluid (PICF) is very scarce. The possible association between genetic polymorphisms and periimplantitis must be based on a change in the individual's immune-inflammatory. In this way the aim of our investigation was also to evaluate the levels of the inflammatory response markers IL-1β, PGE2 and TNF-α in the PICF of patients with healthy dental implants and individuals with peri-implantitis, under consideration of the patients´ individual IL-1 and IL-1RN genotypes. Biochemical analysis was performed on 51 of the 102 patients who underwent genetic analysis (Chapter 6). For the biochemical analysis, the concentrations of PICF inflammatory mediators IL-1b and TNF-a were analyzed using multiplexed fluorescent sphere immunoassays and PGE2 by enzyme-linked immunosorbent assay (ELISA). In patients where the presence of the polymorphism in the IL-1RN was detected, there was an increase in the concentration of the three inflammatory mediators with statistically significant differences for TNF-a and PGE2 mean values, regardless of peri-implant health status (p = 0.002 and p = 0.049, respectively). Based on the results obtained in this work, it could be concluded that there was no correlation between IL-1A -889, IL-1B +3954 and IL-1RN polymorphisms and peri-implantitis, on the studied population. On the other hand, it was observed that the prevalence of these polymorphisms in the population evaluated was lower than in other European countries. This situation may hypothetically explain the absence of differences between groups regarding the role of these polymorphisms in the occurrence of peri-implantitis. This situation emphasizes how important it is to develop this type of studies in different ethnic groups. It was observed that individuals with the IL-1RN gene polymorphism, regardless of their peri-implant health status, have higher levels of TNF-α and PGE2 in the PICF compared to patients without the polymorphism, which could put them at greater risk of peri-implant inflammatory complications. These results should be confirmed in studies with larger samples and ideally with a longitudinal character, as this will allow better control of the various factors that may influence the onset and progression of a disease with a multifactorial etiology such as periimplantitis. Among the patients with the positive composite genotype (at least one allele with nucleotide sequence changed in IL-1A and IL-1B genes), it was observed that those with peri-implantitis had a greater volume of PICF and a higher concentration of PGE2.
- Atitude face ao futuro, satisfação com a vida e raciocínio sistemático em novas situações : estudo com uma amostra de estudantes do ensino superiorPublication . Matos, Alda; Paixão, Maria Paula Barbas de AlbuquerqueNo presente trabalho procurámos averiguar se existia alguma relação entre as variáveis atitude face ao futuro, satisfação com a vida e raciocínio sistemático em novas situações. Com esse objetivo, aplicámos a Escala de Atitudes Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), a Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale - SWLS) e o Teste de Dominós D48 a uma amostra de 319 sujeitos, estudantes dos 1º, 2º e 3º anos das Licenciaturas de Animação Socioeducativa, Educação Básica e Musica, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. Em termos gerais, ao nível das variáveis acima mencionadas, encontrou-se uma relação positiva e significativa entre a atitude face ao futuro e a satisfação com a vida. A variável raciocínio sistemático em novas situações não se mostrou relacionada com nem com a atitude face ao futuro nem com a satisfação com a vida. Adicionalmente, no âmbito desta investigação, com uma amostra de 241 estudantes de várias Licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, efetuou-se uma análise confirmatória da Escala de Atitudes Relativamente ao Futuro (Time Attitude Scale - TAS), tendo-se mostrado apropriada a supressão de um fator (Distância Temporal) e a eliminação de três itens da referida Escala. Realizou-se ainda uma análise cognitiva (e respetiva categorização) dos itens do Teste de Dominós D48. Ao que sabemos, esta tarefa nunca havia sido realizada com este teste de dominós. A nosso ver, estas diligências com o Teste D48 permitiram obter algumas informações relevantes que poderão ser úteis, quer no domínio da prática da avaliação psicológica com este teste quer numa eventual futura revisão desta prova. Por último, do conjunto total dos resultados obtidos, procurámos retirar implicações suscetíveis de melhorar a nossa atividade pedagógica junto dos/das estudantes do Ensino Superior com os/as quais trabalhamos.
- Autismo : o significado como processo centralPublication . Pereira, Edgar de GonçalvesA procura de um défice mental específico no autismo, originado por quaisquer que sejam as suas causas a de natureza biológica, tem sido o fulcro de muita da investigação psicológica nos últimos cinquenta anos. Diferentes défices, de algum modo relacionáveis com uma disfuncionalidade de organização dos significados não-verbais, temática defendida neta Tese, têm sido referidos na literatura, apresentando hipóteses heuristicamente fortes, e investigadas a partir de modelos, quer da linha operante, quer da perspetiva do processamento de informação. Esses défices, pode especular-se, estarão por detrás da tendência para a perseveração (sameness), e seriam responsáveis pelas disfunções da representação e pelas dificuldades de desenvolvimento sócio relacional das pessoas com o Sindroma de Kanner. Não têm, contudo que ser primariamente simbólicos. Pelo contrário, qualquer que seja a sua natureza, parece poder conceber-se como pré-verbal, influenciando desde o início do desenvolvimento, as aprendizagens adaptativas destas pessoas, e impondo o conjunto de comportamentos que caracterizam o Autismo. No atual trabalho postula-se a existência de disfuncionalidades, a partir da hipótese de uma falha, no que se teoriza como “unidades de organização semântica não-verbais”, sendo na presente investigação feito um controlo experimental, apenas na modalidade sensorial da visão. Esta falha em “unidades de organização semântica não-verbais” discretas, especula-se, poderia ser assim a responsável pela tendência para a repetição, influenciaria um desenvolvimento disfuncional dos comportamentos verbais, e como consequência última, marcaria de um modo evidente a falta de disponibilidade para o investimento e troca sócio-afectiva, características cobertas ou abertas, que dão expressão comportamental ao “autismo”. Os resultados conseguidos são animadores, parecendo heuristicamente fortes, mas devem ser encarados como preparatórios de investigações com mais poder de generalização a partir de uma amostra de número mais elevado.
- Avaliação da qualidade em intervenção precoce: práticas no distrito de PortalegrePublication . Mendes, Maria Elisabete da Silva ToméO presente estudo pretende contribuir para a caracterização da realidade dos serviços de intervenção precoce, bem como avaliar o grau de implementação dos modelos internacionalmente recomendados e a adequação das práticas desenvolvidas pelos profissionais na resposta às necessidades identificadas ao nível da criança, da família e da gestão dos recursos da comunidade. Iniciámos a investigação com um processo de autoavaliação da qualidade das práticas implementadas realizado por 77 profissionais de equipas de intervenção precoce do distrito de Portalegre e da região de Lisboa. O estudo foi complementado com dados de natureza qualitativa, através de análise documental de 62 processos de famílias apoiadas e da observação participada das práticas, referentes a esses casos, num total de 92 sessões, no âmbito de diferentes programas de intervenção precoce de Portalegre. Os resultados da autoavaliação dos profissionais, confirmados pelos dados da observação naturalista, indicam que são cumpridas as práticas recomendadas e as orientações regulamentares em vigor à data da recolha de dados, no que se refere aos níveis da Comunidade, da Criança e, parcialmente, do Serviço. Ao nível da Família e do Programa há ainda lacunas na implementação de algumas práticas de qualidade. Os resultados da observação indicam que as práticas implementadas, quer no que respeita ao contexto (domicílio ou jardim de infância) quer ao foco da intervenção (directa com a criança ou mediada pelo cuidador) são influenciadas tanto pelo tipo de situação de risco como pela área disciplinar do profissional a prestar o apoio. Globalmente, as conclusões apontam para a necessidade de: (a) implementar uma supervisão das práticas, que garanta o enfoque adequado dos casos, a reflexão e a actualização contínuas; (b) impulsionar a prevenção e generalizar os programas de base comunitária; (c) formar equipas cooperativas que actuem em transdisciplinaridade; (d) sistematizar os processos de avaliação e de elaboração dos programas; e, (e) desenvolver procedimentos regulares de registo da evolução das situações, de participação da família, de avaliação dos serviços e do grau de satisfação da família.
- Avaliação de risco de femicídio : poder e controlo nas dinâmicas das relações íntimasPublication . Almeida, Iris Sofia Balbino de; Teles, Cristina Branca Bento de Matos Soeiro Correia; Lima, Maria Luísa Soares Almeida Pedroso de"A presente dissertação insere-se no âmbito da investigação de variáveis associadas ao crime de femicídio definido como a morte de mulheres no contexto das relações íntimas. Pretende-se nesta dissertação, caracterizar este tipo de crime em Portugal, identificando uma tipologia e os fatores de risco, com o intuito de desenvolver um plano de prevenção. Desta forma foram desenvolvidos cinco estudos teórica e metodologicamente distintos, mas complementares." (...)
- Basic Design innovation with the contribution of Virtual Reality-based toolsPublication . Neves, Ana Glória Barão dos Santos; Duarte, Emília; Dias, Diana da SilvaThe Higher Education (HE) system faces the challenges of providing a holistic education to the future designers, enabling them the capacity to approach the increasingly complex socio-technic problems. The challenge seems aggravated by the accelerated digitalization of education. However, digital technological mediums, such as Virtual Reality (VR), offers unique effective contributions to many educational settings. VR enables real-time and intuitive interactions, in synthetic 3D worlds, where artificial experiences tend to produce the same effect as the real ones, depending on the immersive capacity of the VR system. Immersive VR (iVR) is expected to become more important and prominent, opening more possibilities for VR to expand its potential to influence and redefine culture. The problem then arises of how digital technology will impact the teaching in design, and particularly, the teaching-learning of Basic Design, in all its holistic dimension. The problem then arises of how digital technology will impact the teaching in design, and particularly, the teaching-learning of Basic Design, in all its holistic dimension. In this sense, our study focuses the questions: In the context of the development of Basic Design (BD) skills (i.e., the teaching-learning of the design fundamentals), can, and how can iVR-based tools contribute to refill HE system its holistic nature and capacitate designers to address the world’s complex socio technical problems? To approach the question, a set of studies were implemented following mixed methods research. The first question to be addressed concerned the capacity to create, implement and test the impact of a VR based tool on the BD context. Accordingly, a rudimentary VR-based tool was developed and tested, in the pedagogic context of a BD-derived curricular unit. Its impact was assessed on the students’ creativity level; barriers to creativity; motivation; performance; and emotional state during the experience. The following study aimed the identification of the learning outcomes (LOs) that future VR based tools should address, for which a new study was conducted to recognize BD in the Portuguese HE system, as well as its most representative learning outcomes (LOs). Were identified: i) the curricular units that teach DB; ii) the LOs, defined by their components: levels of understanding and content topics; iii) and the most significant combinations between those components. Subsequently, was addressed the question: How can BD reflect its holistic nature in the present HE system? A conceptual framework-model that connects the theoretical-philosophical premises of BD and the LOs was proposed. The conceptual framework-model may enable the design of holistic BD learning activities, tools and experiences in general, including the ones that use digital technology. The final question concerned the expectations of the BD students to use iVR-based tools for learning the design fundamentals holistically. An online questionnaire identified that the expectations of previous BD students to use the iVR-based tools for several phases of the teaching learning process is high, as well as for performing the LOs, particularly for surpassing the learning of the most difficult content topic, 3D form creation. It is therefore proposed that the conceptual framework-model can be used for assisting the design of innovative pedagogical tools based on VR, that supports BD holistic premises, thus contributing to a more consistent integration of iVR-based tools in BD pedagogy. Hopefully, this can lead to the acquisition of more and better skills among design students while reaffirming the holistic character of the BD teaching-learning process, particularly when assisted by iVR-based tools.