ESEL - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEL - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- O cuidado de enfermagem ao recém-nascido:Publication . Pereira, Sofia Alexandra Dias; Soveral, Maria ManuelaA dor pediátrica é considerada como um fenómeno complexo e multidimensional. As experiências precoces e repetidas de dor no período neonatal parecem exercer influência sobre as experiências posteriores de dor, quer no que respeita à sensibilidade dolorosa, quer no que respeita à forma de lidar com o stress. No decorrer deste trajeto, norteei-me pelo projecto subordinado ao tema: “O Cuidado de Enfermagem ao Recém-nascido: Estratégias Não Farmacológicas no Controlo da Dor”. Focalizo-me no uso destas intervenções, pois funcionam como um recurso para o controlo da dor, de forma isolada ou em conjunto com outras intervenções, e simultaneamente, modificam o significado da dor para quem a perceciona. Cumulativamente, a utilização deste tipo de intervenções contribui para uma maior visibilidade da profissão de enfermagem, na medida em que são intervenções autónomas e interdependentes. Neste processo formativo, para sustentar teoricamente esta problemática e orientar o estudo, elegi a teoria de conforto de enfermagem de Katherine Kolcaba de forma a contribuir para a qualidade dos cuidados de enfermagem aos RNs internados numa unidade de cuidados neonatais, pois, segundo a autora, o conforto é um resultado positivo e holístico importante para medir a eficácia das estratégias implementadas ao nível da prestação de cuidados de enfermagem. Proporcionar conforto ao cliente é uma das funções mais importantes da enfermagem e uma pedra basilar na melhoria da qualidade dos cuidados prestados. O presente relatório, como produto final de um percurso, aspira a ser objeto de avaliação do mesmo. A metodologia de trabalho utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, sustentada na reflexão sobre a prática e evidência científica de enfermagem e de outras disciplinas, mobilizada ao longo da experiência formativa. Pude percecionar ao longo do percurso efetuado que o sistema cliente-família é acometido por diversos stressores, cabendo ao enfermeiro uma preparação adequada para uma prestação de cuidados de grande complexidade. As atividades desenvolvidas proporcionaram a aquisição de conhecimento aprofundado em enfermagem de saúde infantil e pediatria, e habilidades para uma prestação de cuidados de nível avançado, numa lógica de cuidado humano e holístico, ou seja, conduziram às competências do EEESCJ.
- Cuidados para o desenvolvimento - o método canguru como terapêutica de enfermagem facilitadora da experiência transicional da criança e família na UCINPublication . Lucas, Cátia Manuela Saraiva; Marçal, Maria TeresaO presente relatório espelha o processo de desenvolvimento de aprendizagens pessoais e profissionais, ocorrido ao longo do 6º curso de mestrado e especialização na área de enfermagem de saúde infantil e pediatria, cujo objetivo era desenvolver competências de enfermeiro especialista nessa área em contexto de comunidade, urgência e internamento pediátricos e unidade de cuidados intensivos neonatais. Este trabalho teve como base a evidência científica produzida e os documentos orientadores da profissão que, através da reflexão sobre a prática e das aprendizagens, me levaram a desenvolver um conjunto de competências que me permitiram compreender a dimensão do exercício profissional do enfermeiro especialista. Utilizando a metodologia de projeto, parti de um problema, sentido a nível pessoal e institucional, que se prendeu com a necessidade de acompanhar as diretrizes que as entidades reguladoras em saúde, nacionais e internacionais, emanam a nível da realização do método canguru, mais concretamente a sua abrangência a todos os recém-nascidos, no meu caso particular, a necessidade de uma verdadeira aposta na consolidação deste método na UCIN. Após esse passo, foi elaborado um plano de trabalho em que se definiram objetivos e atividades perspetivando resultados, quer a nível da consolidação da prática do método canguru, quer a nível da promoção do desenvolvimento infantil saudável. As entidades reguladoras em saúde são claras em relação ao método canguru, defendendo que deve ser atingida uma taxa de cobertura universal, mesmo nos países em que esteja disponível uma avançada tecnologia hospitalar. Só assim serão atingidos resultados a nível da mortalidade infantil, da amamentação, da vinculação e do desenvolvimento infantil. Este método traz ainda, subsídios às diferentes transições experienciadas pela criança e família a nível hospitalar. Sendo um exemplo de cuidados para o desenvolvimento ao mesmo tempo que acompanha a filosofia dos cuidados centrados na família. Atribuo-lhe, ao longo deste trabalho, na perspetiva de Meleis, a designação de terapêutica de enfermagem facilitadora da experiência transicional que a criança e sua família vivem numa UCIN.
- O cuidar culturalmente competente à criança, ao jovem e família com doença cronicaPublication . Cordeiro, Rita Alexandra Silvestre Bernardes; Soveral, Maria ManuelaCom a diversidade cultural cada vez mais presente, o cuidar de clientes oriundos de qualquer parte do mundo é uma realidade que tem inerente inúmeros desafios para a enfermagem, surgindo a necessidade de que os cuidados prestados sejam culturalmente competentes, tendo sempre o objetivo major de contribuir para o bem-estar e maximização da saúde, respeitando a identidade de cada indivíduo, família, grupo, comunidade ou instituição. Conhecer o outro em todas as suas dimensões é poder ir ao encontro da sua singularidade, incluindo a cultural, o que permite e facilita o estabelecimento da relação terapêutica e a prestação de cuidados culturalmente congruentes. Cuidar de crianças, jovens e famílias com doença crónica aliada a processos migratórios e de aculturação é um desafio para a enfermagem que visa a excelência dos cuidados, através do reconhecimento das potencialidades da díade e sua capacitação para gerir a doença. Portugal é um país de imigrantes, apoiado nas relações socioeconómicas, culturais e históricas com diversos países, sendo que atualmente é, no âmbito europeu, o 2º país com melhores políticas de integração. Não obstante, a existência de diferentes barreiras condicionam o efetivo acesso aos cuidados de saúde. O presente relatório espelha o percurso formativo desenvolvido, através da teoria e realização de estágios, os quais permitiram desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde da Criança e do Jovem e em particular no cuidar culturalmente competente à criança, ao jovem e à família com doença crónica, nomeadamente através da descrição e análise crítica e reflexiva das atividades desenvolvidas, à luz da Teoria da Diversidade e Universalidade Cultural do Cuidado
- Estratégias não farmacológicas de alivio da dor aguda da criança hospitalizada :Publication . Santos, Patricia José Maiorgas dos; Marçal, Maria TeresaEste Relatório pretende descrever o meu processo de aprendizagem, relativo ao tema “Estratégias Não Farmacológicas no alívio da dor aguda na criança hospitalizada: uma Intervenção de Enfermagem”. Pretendeu-se no estágio, contribuir para o desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista no âmbito do cuidado à criança/família com dor aguda, nomeadamente na mobilização de estratégias não farmacológicas de promoção do conforto e alívio da dor. É crescente a valorização da dor da criança, reconhecendo-se que ela aprende, desde cedo, o sentido da dor, no entanto, algumas crenças persistem, influenciando os cuidados que lhe são prestados. Inúmeras estratégias não farmacológicas são realizadas por todos os que cuidam da criança, os pais e profissionais de saúde, e contribuem de forma determinante para o alívio da dor devida à doença, aos tratamentos e procedimentos. Norteámos este percurso com os contributos de Katharine Kolcaba, e a sua Teoria do Conforto (1994), que se centra nas necessidades de cuidados de saúde reconhecidas como necessidades de conforto ao nível físico, ambiental, psico-espiritual e sociocultural. Neste processo formativo através de experiências das quais saliento, a prestação de cuidados especializados à criança/jovem para a promoção do desenvolvimento e adaptação aos processos de saúde e doença. Desenvolvi competências técnicas, científicas, relacionais e éticas que me possibilitaram o desenvolvimento de um cuidado especializado, nomeadamente, diminuir a dor e ansiedade face à doença, tratamentos e procedimentos, e assim contribuir para a excelência do cuidar numa unidade de internamento onde são recebidas crianças a viverem situações médicas e cirúrgicas em que a experiência de dor é um dos problemas com que se confrontam frequentemente. Deste percurso, salienta-se o seu contributo, para a elaboração de uma proposta de procedimento sobre o controlo da dor aguda e a utilização de estratégias não farmacológicas, de forma a harmonizar a prestação de cuidados e promover a melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados.
- Estratégias não farmacológicas de alivio da dor aguda na criança e jovem :Publication . Friêza, Ana Andreia Nuno; Magão, Maria TeresaO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do 6º Curso de Mestrado em Enfermagem, área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e tem como objetivos descrever e analisar as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio para evidenciar a aquisição de competências comuns e específicas de Enfermeiro Especialista. A problemática da prática de cuidados de enfermagem em saúde infantil e pediatria que foi objeto de atenção ao longo deste Estágio refere-se ao uso de estratégias não farmacológicas de alívio da dor aguda na criança e jovem. O processo de análise foi suportado numa prática reflexiva que teve como contributos o Modelo de Sistemas de Betty Neuman, a filosofia dos Cuidados Centrados na Família e os princípios dos Cuidados Não Traumáticos. A dor é um fenómeno que acompanha a experiência de vida e saúde da criança e jovem, podendo estar inerente a uma patologia que os leva ao hospital ou diretamente relacionada com procedimentos realizados para o diagnóstico e tratamento da doença, podendo conduzir a uma crise no desenvolvimento dos mesmos e na dinâmica familiar. A dor aguda não tratada pode originar dor crónica e a incorreta gestão da dor leva a um injustificado sofrimento. As estratégias não farmacológicas, caracterizadas por serem técnicas modificadoras do impacto da experiência de dor no indivíduo, são ferramentas essenciais para o alívio da dor aguda em pediatria, podendo ser mobilizadas nos diferentes contextos sociais em que a criança e jovem se inserem. A dor é um fenómeno altamente sensível aos cuidados de enfermagem, pelo que a mobilização de diferentes estratégias não farmacológicas de acordo com as necessidades da criança, jovem e família, são reflexo de cuidados especializados e um marco de excelência na enfermagem em saúde da criança e jovem.
- Quando a dor não dói :Publication . Florêncio, Cláudia Filipa de Oliveira; Sousa, Odete Lemos eEste relatório pretende apresentar a análise das atividades realizadas nos diferentes campos de estágio bem como as competências desenvolvidas na área de especialização de enfermagem de saúde infantil e pediatria, e especificamente no âmbito da gestão da dor. O estágio decorreu em diferentes unidades de prestação de cuidados da área pediátrica nomeadamente Neonatologia, Internamento, Centro de Saúde e Urgência. Teve por base os seguintes objetivos gerais: desenvolver competências específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem da Saúde da Criança e do Jovem, visando a intervenção de enfermagem de especial complexidade à criança / jovem e família, para a promoção da adaptação, do desenvolvimento e do equilíbrio deste sistema, sujeito a stressores; e ainda desenvolver e aprofundar competências na gestão diferenciada da dor da criança/jovem. Adotou-se uma metodologia reflexiva, reflexão sistemática sobre a prática, evidenciando a capacidade autocrítica do exercício profissional com recurso à evidência científica e à experiência. O enquadramento concetual transparece a justificação do tema e a construção do saber fundamentado no quadro de referência dos Cuidados de Enfermagem Pediátrica, com recurso à visão de Betty Neuman. O modelo concetual destaca a permanente interação da pessoa com o ambiente, onde é afetado por diferentes stressores que lhe podem causar desequilíbrio. A dor enquanto fenómeno sensível à intervenção de enfermagem pode, à luz do modelo, ser prevenida com sustentação na possível reação, recursos, objetivos e no resultado previsto. O desenvolvimento e a aquisição de competências do domínio da assistência da criança/jovem na maximização da saúde; no cuidado nas situações de especial complexidade, e na prestação de cuidados específicos em resposta às necessidades do ciclo de vida e de desenvolvimento, permitiram-me enriquecer as intervenções de enfermagem enquanto elemento facilitador na gestão da dor, e ainda contribuir para a valorização da profissão através de práticas que promovam ganhos em saúde.
- Transição para a parentalidade na prematuridade :Publication . Cardoso, Solange Marina Pereira; Magão, Maria TeresaA Transição para a Parentalidade na Prematuridade, temática central deste relatório, é considerada uma das transições mais importantes na vida dos seres humanos e dificultada com o nascimento de um filho prematuro. Conhecer as principais dificuldades dos pais no cuidar a criança, de modo a facilitar a adaptação aos seus novos papéis, promovendo novas competências, visando a sua autonomia em qualquer contexto, torna-se fundamental. O enfermeiro especialista assume um papel primordial como facilitador desta transição. Tendo como objetivos promover a maximização de desenvolvimento da criança e do jovem e desenvolver competências de EEESCJ na prestação de cuidados de enfermagem especializados com foco na transição para a parentalidade, foram realizadas atividades promotoras de desenvolvimento, e analisadas práticas de cuidados, promotoras da transição para a parentalidade e parentalidade na prematuridade. Foi ainda desenvolvida, uma proposta de revisão do Guia de Aconselhamento aos Pais de Recém-Nascidos Prematuros, necessidade identificada no meu contexto profissional e que constitui um instrumento facilitador da transição para a parentalidade na prematuridade. A prática reflexiva foi enquadrada num contexto de prática baseada na evidência e apoiada pelo quadro de referência, da Teoria das Transições de Afaf Meleis e a Filosofia de Cuidados Centrados na Família, valiosos contributos para o desenvolvimento das competências anteriormente mencionadas. Este percurso de aprendizagem é também impulsionador de projetos futuros como a implementação do contacto de follow-up através do telefonema pós-alta a pais de recém-nascidos prematuros, que perspetivo vir a implementar no meu contexto profissional como estratégia facilitadora do desempenho do seu papel parental com mestria.
