ESEP - Escola Superior de Enfermagem do Porto
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Bem-vindo ao Repositório Científico da ESEP.
A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) é um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas e a ser interventivo no processo de cuidar em saúde.
A ESEP é uma instituição de ensino superior politécnico não integrada, dedicada ao ensino da enfermagem pré e pós-graduado. Em funcionamento desde 1 de Janeiro de 2007 surge da fusão de três instituições de ensino superior público de enfermagem no Porto: as Escolas Superiores de Enfermagem de D. Ana Guedes, Cidade do Porto e São João. A origem remota da ESEP ao serviço do ensino de enfermagem, remonta a 15 de Junho de 1896, quando se cria o Curso de Enfermeiros do Hospital Geral de Santo António, uma das primeiras escolas de enfermagem do país. É este o dia oficial da ESEP. Acompanhando a evolução técnica e caritativa de meados do século XX, em 1954 foi criada a primeira escola de enfermagem pública do Porto e, mais recentemente, em 1983, surge nova escola, agora vocacionada para a formação especializada de enfermeiros.
Deste triplo passado nasceu a Escola Superior de Enfermagem do Porto, aproveitando o que de melhor cada uma teve para oferecer possibilitou construir uma escola inovadora, aberta à comunidade, que é hoje uma referência no ensino e investigação em Enfermagem.
Para mais informações sobre a ESEP consulte o nosso site em: www.esenf.pt
Welcome to ESEP Scientific Repository.
Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP – Nursing School of Porto) is a place where one learns a nursing that is more relevant for people and to be interventive in the processes of caring in health. ESEP is an institution dedicated to the education in nursing at undergraduate, post-graduate and master levels. It exists since January 1, 2007, and is the merging of three institutions of education of nursing in Porto: the Colleges of Nursing D. Ana Guedes, Cidade do Porto and São João. ESEP is one of the first schools of nursing in the country. Its origin dates back to June 15, 1896, when was created the nursing program in the General Hospital of Santo António. This is the official day of ESEP. Following the technical developments in 1954 it was created the first public school of nursing in Porto and most recently, in 1983, a new school has born now dedicated to the specialized education of nurses. From this triple past emerged Nursing School of Porto that, taking the best that each had to offer, allowed the building of a new school open to the community, which is today a reference in teaching and research in nursing. More info about ESEP: www.esenf.pt
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- O Acolhimento: o primeiro passo para a relação terapêutica na assistência durante o trabalho de parto - Desenvolvimento de competências especializadas na área da Enfermagem em Saúde Materna e ObstétricaPublication . Silva, Joana Rita Bessa; Cardoso, AlexandrinaO presente relatório contempla o processo de desenvolvimento de competências nas diversas áreas de atuação do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, gravidez, trabalho de parto e pós-parto, desenvolvido durante a realização do estágio de natureza profissional e do estágio de assistência pré-natal, num hospital de apoio perinatal diferenciado e numa Unidade de Cuidados na Comunidade, previsto no Regulamento do 2.º ciclo de estudos, da Escola Superior de Enfermagem do Porto. A realização do estágio possibilita vivenciar experiências junto de mulheres/casal, no âmbito do trabalho de parto e pós-parto; da gravidez com complicações e na promoção da adaptação à gravidez e parentalidade, visando a aquisição e desenvolvimento das competências necessárias no contexto da enfermagem de saúde materna e obstétrica. A descrição e reflexão destas experiências encontram-se descritas neste relatório e fundamentadas com a evidência científica mais atual. O processo terapêutico é um caminho delicado, que requer confiança, empatia e respeito mútuo. O acolhimento surge como um elemento fundamental para a criação e estabelecimento de uma relação terapêutica entre o profissional de saúde e o(a) cliente. No âmbito da Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, o(a) Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica é o profissional de saúde responsável por este cuidado, desempenhando um papel crucial na prestação de cuidados de excelência à mulher a vivenciar o processo de gravidez, trabalho de parto e pós-parto. A sua intervenção neste contexto deve ter por base evidência científica atual disponível sobre esta temática e ir ao encontro das necessidades/preferências de cada mulher/casal. Neste sentido, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos cuidados de saúde em enfermagem de saúde materna e obstétrica efetuou-se uma revisão narrativa da literatura com o objetivo de identificar os requisitos necessários para concretizar o acolhimento na assistência à mulher em trabalho de parto.
- Acompanhamento e educação dos familiares para a prevenção da infeção, em contextos de assistência de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Pinto, Ana Paula Duarte Teixeira; Almeida, Maria Celeste BastosA pessoa em situação crítica necessita de cuidados de enfermagem diferenciados e especializados. O curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, proporciona a formação do Enfermeiro Especialista nesta área de Enfermagem. É objetivo deste relatório apresentar o percurso na unidade curricular “Estágio de natureza profissional com relatório” desenvolvido no âmbito deste curso, na Escola Superior de Enfermagem do Porto, a fim de obter o grau académico de mestre (2º ciclo de estudos) e, posteriormente, o reconhecimento do título profissional de Enfermeiro Especialista pela Ordem dos Enfermeiros. O Estágio de natureza profissional integra dois módulos, o módulo I de 15 ECTS e o Módulo II de 30 ECTS. O relato deste percurso formativo, será de natureza critico-reflexiva, traduzindo o processo de desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, explicitadas nos regulamentos n.º 140/2019 e n.º 429/2018, da Ordem dos Enfermeiros. O Serviço de Medicina Intensiva, a Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos, e o Serviço de Urgência, foram os três contextos clínicos onde realizei o estágio e que proporcionaram as condições para o desenvolvimento de competências clínicas, capacitando-me para prestar cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, submetida a meios avançados de vigilância, monitorização e terapêutica, que pela natureza da sua condição está mais suscetível a desenvolver infeção associada aos cuidados de saúde. A prevenção e controlo de infeção foi transversal ao processo de desenvolvimento das competências. No modulo I do estágio elaborei o projeto intitulado “Acompanhamento e educação dos familiares para a prevenção da infeção, em contextos de assistência de enfermagem à pessoa em situação crítica”, que tive oportunidade de desenvolver no módulo II do estágio. Os contextos clínicos, altamente diferenciados, foram ambientes favoráveis à integração dos conhecimentos adquiridos durante o curso e ao desenvolvimento de competências clínicas especializadas no âmbito da conceção, planeamento, implementação e avaliação de intervenções de enfermagem. Na conceção de cuidados foi utilizada a plataforma educacional e4Nursing. Este documento organiza-se em três partes estruturais. A primeira parte consta da caraterização dos contextos clínicos. Na segunda parte são apresentados dois estudos de caso que exemplificam e fundamentam o processo de conceção de cuidados e de decisão clínica. Na terceira parte são apresentados os contributos para o desenvolvimento de competências, seguindo uma análise critico-reflexiva. Este é o culminar de um percurso académico que se desenvolveu de forma dinâmica, numa lógica construtivista, e me capacita para assumir responsabilidades no exercício da Enfermagem Especializada à pessoa em situação crítica.
- Adesão dos docentes e não docentes ao padrão alimentar saudável: Projeto de desenvolvimento de competências Clínicas Especializadas em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde PúblicaPublication . Moreira, Catarina Filipa Ferreira; Cantante, Ana PaulaNo âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área Saúde Comunitária e de Saúde Pública, realizou-se o estágio de natureza profissional que resulta no presente relatório, que tem como objetivo descrever e analisar as atividades que contribuíram para a aquisição das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. A componente de estágio desenvolveu-se em dois contextos da prática clínica: uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Cuidados na Comunidade de um Agrupamento de Centros de Saúde, com uma duração de 510 horas divididas de igual forma pelas unidades de saúde. O desenvolvimento das atividades foi norteado pelas etapas do Planeamento em Saúde, enquanto processo permanente, contínuo e dinâmico. Realizou-se o diagnóstico da situação dos docentes e não docentes das escolas da área de abrangência das unidades de saúde referidas que caracterizou a necessidade de saúde da alimentação, que é considerada um determinante da saúde modificável. Na sequência, elaborou-se e implementou-se o projeto Saber Comer com a finalidade de promover a adesão da população ao padrão alimentar saudável e com uma duração prevista de três anos letivos. Como estratégias de intervenção recorreu-se à educação para a saúde, marketing social e parcerias. Foram implementadas atividades como o world café, o jogo, a produção e divulgação de cartazes e vídeos e a construção do website Educar com Saúde (educarcomsaude.pt). A avaliação do projeto, nomeadamente em relação ao indicador de impacto, está prevista para o fim da sua implementação, pelo que ainda não ocorreu. Foram estabelecidas metas cujo alcance está definido para uma data posterior ao término do estágio de natureza profissional. Face a este constrangimento, foi realizada uma monitorização do projeto. Verificou-se que a adesão dos docentes e não docentes apresenta valores que se aproximam da meta. Relativamente à satisfação com as atividades executadas até à data de término do estágio de natureza profissional, foram encontrados valores superiores à meta. Descrevem-se outras atividades que contribuíram para a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Está ainda presente uma reflexão crítica sobre a aquisição de competências, fundamentando a razões para a sua assunção.
- Aleitamento materno: Promoção da mestria parental: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Infantil e PediátricaPublication . Costa, Filipa Alexandra Ferreira; Ferreira, Maria Margarida da Silva Reis dos SantosO presente relatório tem como principal objetivo ilustrar o meu percurso ao longo do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Com este documento, pretendo apresentar os contributos dos diferentes contextos de estágio de natureza profissional no desenvolvimento das competências comuns do enfermeiro especialista, assim como das específicas da área da saúde infantil e pediátrica. Adicionalmente, pretendo demonstrar o meu desenvolvimento relativamente às competências de conceção e documentação dos cuidados de enfermagem à criança e seus pais, assim como os resultados obtidos da pesquisa e atividades desenvolvidas no âmbito do meu projeto de desenvolvimento pessoal “Aleitamento materno: promoção da mestria parental”. Com o intuito de atingir os objetivos identificados, realizei pesquisa livre em base de dados, livros, assim como consultei documentos de entidades da saúde como Direção-Geral da Saúde e Organização Mundial de Saúde. Para a explanação do meu desenvolvimento de conceção de cuidados, utilizei a plataforma de documentação E4Nursing para cada caso clínico em estudo. Face à temática escolhida, a pesquisa efetuada demonstrou que os principais fatores com influência na decisão de iniciar e manter o aleitamento materno exclusivo são a intenção de amamentar, o conhecimento dos pais, autoeficácia materna, suporte sociofamiliar e dos profissionais de saúde, idade das mães, religião, cultura, significado atribuído ao aleitamento materno, saúde da mãe e/ou da criança, e o tipo de parto. Mediante o exposto, e tendo por base que alguns destes fatores são passíveis de serem modificáveis, importa perceber que intervenções de enfermagem contribuem para alterar os aspetos com impacto negativo no aleitamento materno exclusivo. Segundo os artigos analisados, as intervenções com impacto na promoção do aleitamento materno exclusivo são suporte pelos enfermeiros, ações de educação para a saúde, estabelecimento de redes de apoio, promoção dos cantinhos de amamentação, treino dos profissionais de saúde sobre a temática, implementação da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância dos hospitais amigos do bebé, adesão ao código de marketing em relação aos substitutos do leite materno, campanhas de promoção do aleitamento materno exclusivo, assim como intervenções no âmbito da saúde escolar. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica deve ter um papel preponderante e diferenciado no cuidado da criança e jovem ao longo de todo o seu ciclo vital, devendo ter um papel ativo na promoção do aleitamento materno exclusivo pelas suas vantagens na maximização da saúde da criança.
- Amamentação em mulheres seropositivasPublication . Pereira, Tatiana Filipa Silva; Brandão, SóniaO presente relatório de estágio profissional, realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, relata o processo de aprendizagem durante os estágios, entre 07 de Fevereiro de 2023 e 07 de Janeiro de 2024. Este relatório tem como objetivo descrever e analisar o processo de aquisição e desenvolvimento de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica, de acordo com as orientações do Regulamento das Competências, preconizados pela Ordem dos Enfermeiros (2019) e pela International Confederation of Midwives, no âmbito da Gravidez com complicações, Trabalho de parto e Parto e Puerpério. Para além da descrição do processo de aquisição de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde materna e obstétrica no âmbito dos cuidados de enfermagem especializados a grávidas, parturientes, puérperas e recém-nascidos, encontram-se descritas as experiências vivenciadas ao longo do estágio, bem como uma reflexão crítica das práticas observadas em ambiente hospitalar. Posteriormente, com o objetivo de desenvolver competências específicas no âmbito da investigação será apresentada uma revisão integrativa da literatura. Como estudante de mestrado em enfermagem de saúde materna e obstetrícia, a escolha do tema para esta revisão integração da literatura, motivada por uma inquietação pessoal, com o objetivo de analisar práticas e orientações sobre amamentação em mulheres seropositivas. Os resultados emergentes dos estudos analisados nesta revisão de literatura apontam para a necessidade de formação dos profissionais na promoção da amamentação em mulheres seropositivas, bem como para a falta de valorização da opinião e vontade da mulher, nestas circunstâncias, na escolha de como alimentar o seu bebé. No final deste relatório de estágio, será apresentada uma reflexão crítica sobre as diferentes competências adquiridas, a integração entre a componente teórica e prática, os aspetos facilitadores e dificultadores da aprendizagem e a capacidade de resolução de problemas.
- Angústia espiritual dos pais de crianças com condição de saúde grave: Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de enfermagem de saúde infantil e pediátricaPublication . Rocha, Cristina Dara dos Santos; Andrade, LuísaO relatório apresentado é parte integrante da unidade curricular “Estágio de natureza profissional – módulo II”, incluída no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, inserido na política de formação pós-graduada da Escola Superior de Enfermagem do Porto, do ano letivo 2023/2024. O relatório tem como objetivo a apresentação do processo de desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista, e particularmente de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, com fim à obtenção do grau de mestre e do título de Enfermeira Especialista. Neste processo recorreu-se à plataforma e4nursing, que tem por base a ontologia de enfermagem, para a elaboração de conceções de cuidados que explanam o processo de pensamento e de desenvolvimento de competências clínicas durante os estágios. As atividades realizadas ao longo do estágio nos diferentes contextos: cuidados intensivos de neonatologia, cuidados na comunidade, urgência de pediatria e internamento de oncologia pediátrica foram analisadas de um ponto de vista crítico reflexivo. Realizaram-se múltiplas atividades no âmbito dos diferentes contextos e, sempre que possível e aplicável, no âmbito da temática em estudo neste relatório: a angústia espiritual dos pais face a alterações na condição de saúde dos filhos, que são situações causadoras de stresse e crise, e também o cuidado de enfermagem implementado através de intervenções que menorizem ou resolvam este problema. Neste trabalho, angústia espiritual é considerada a rotura com o que a pessoa acredita acerca da vida, e pode, ou não, estar relacionada com a Divindade. Neste sentido, realizaram-se reuniões reflexivas com as equipas de enfermagem, onde se abordaram os mais frequentes sinais de angústia espiritual dos pais, as intervenções de cuidado espiritual implementadas pelas equipas, e os entraves ao cuidado espiritual nos diferentes contextos. Conclui-se que a realização do estágio e deste relatório foram essenciais para o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista, fundamentais à melhoria da qualidade dos cuidados prestados. Da mesma forma, o estudo da angústia espiritual e do cuidado espiritual permitiram a melhoria do desempenho profissional nos cuidados à pessoa enquanto ser holístico.
- Ansiedade em Contexto de Saúde Mental e Psiquiatria - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Coelho, Elisabete Maria Malheiros; Pimenta, GraçaEste relatório insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no ano letivo 2023/2024, da Escola Superior de Enfermagem do Porto e tem como principal objetivo descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas e competências adquiridas ao longo do estágio, bem como servir de instrumento de avaliação. O estágio desenvolveu-se em três contextos diferentes. No primeiro contexto, desenvolvi competências especializadas ao nível da promoção de estilos de vida, diagnóstico e prevenção da doença mental numa unidade de Cuidados na Comunidade. No segundo contexto, foi realizado num Hospital Psiquiátrico num Serviço de Pedopsiquiatria tendo sido desenvolvidas competências especializadas na prestação de cuidados em Pedopsiquiatria dirigidas ao adolescente. O terceiro contexto, decorreu num serviço de internamento de agudos na psiquiatria e, durante a sua realização, pude desenvolver competências especializadas na área da intervenção na crise do adulto e no apoio das suas famílias. O tema principal deste trabalho é a Ansiedade. A ansiedade está presente na maioria das pessoas que recorrem às instituições de saúde, quer como patologia de base ou como comorbilidade de outras patologias, nomeadamente, no domínio da Saúde Mental. O Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrico tem assim um papel preponderante em ajudar os utentes em reconhecer esse estado de ansiedade e as suas causas e, encontrar estratégias de autocontrolo, apoiadas em abordagens não farmacológicas, por forma a intervir na sua redução.
- Autocontrolo em contexto de Saúde Mental e Psiquiatria: Desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Afonso, Helena Isabel Cardoso Laiginhas; Silva, RosaA Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP) foca-se na promoção da saúde mental, na prevenção, no diagnóstico e na intervenção perante sofrimento ou doença mental. O Enfermeiro Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica (EESMP) possui uma formação diferenciada, que pressupõe o desenvolvimento de competências especificas. O presente relatório espelha o percurso de desenvolvimento dessas competências e é subordinado ao tema “Autocontrolo”. Esta é uma área significativa, em que merece haver um conhecimento acrescido. Estando o autocontrolo adequado, associado a uma vasta gama de resultados positivos tanto a nível da saúde mental e física, como noutras áreas da vida, o EESMP deve atuar como promotor desta competência. O EESMP pode intervir no âmbito do autocontrolo comprometido, seja dos impulsos, da agressividade ou da ansiedade. O estágio de natureza profissional decorreu nos contextos comunitário; internamento de pessoas em fase de descompensação aguda e cuidados diferenciados. A organização adotada neste relatório permite dar uma ideia clara do trabalho desenvolvido em cada contexto. É possível entender o percurso de aprendizagem desenvolvido, através da aplicação do processo de enfermagem e das intervenções executadas em cada um deles. Ter por base a pesquisa da literatura foi fundamental. Em contexto comunitário, destaca-se a intervenção na consulta de cessação tabágica e o projeto de promoção de saúde mental de mães cuidadoras de filhos com paralisia cerebral. Em contexto de internamento, destaca-se a intervenção no âmbito do autocontrolo da ansiedade em utentes com diagnóstico de enfermagem ansiedade. Em contexto de respostas diferenciadas, destaca-se a intervenção no âmbito do autocontrolo dos impulsos e do autocontrolo da ansiedade em utentes do programa de substituição opiácea. A integração nos três diferentes contextos de estágio permitiu o desenvolvimento de todas as competências de EESMP. Espera-se que a execução e partilha deste relatório contribua para a edificação de uma prática clínica de ESMP baseada em evidência científica, tendo como referência a excelência do cuidar em enfermagem.
- Autocuidado dos enfermeiros que exercem em cuidados paliativos: Projeto de desenvolvimento de competências específicas especializadasPublication . Pinheiro, Alzira Maria Gomes; Pinto, SaraEste relatório com o tema “Autocuidado dos Enfermeiros que exercem em Cuidados Paliativos” tem como finalidade descrever, documentar e refletir sobre o percurso decorrido, bem como sobre a aquisição de competências comuns e especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de atenção à Pessoa em Situação Paliativa, no decorrer da realização de um estágio de natureza profissional, em dois contextos distintos- Unidade de Cuidados Paliativos e Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos . Os profissionais de saúde que trabalham em Cuidados Paliativos (CP) lidam, frequentemente, com situações difíceis, como a morte, o medo e a angústia. Esta confrontação diária pode originar situações de desconforto pessoal e profissional como a dor, o sofrimento e a vulnerabilidade humanas. Assim, o conceito de autocuidado –central na prática de Enfermagem – é essencial no contexto de atuação em CP. O projeto de desenvolvimento de competências teve por objetivo o desenvolvimento de um projeto de melhoria contínua, no âmbito da área de especialização em epígrafe, com a finalidade de promover a consciencialização da importância do autocuidado, na prevenção de situações de burnout e fadiga por compaixão, promovendo bem-estar e qualidade de vida dos profissionais, e a melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem. Para dar resposta a este projeto, seguiu-se a metodologia proposta pela Ordem dos Enfermeiros para a realização de projetos de melhoria contínua. Os resultados obtidos permitem-nos compreender que o autocuidado é fundamental para a prevenção do burnout e da fadiga de compaixão. O tema foi, também, considerado relevante nos contextos de estágio onde foi apresentado. As estratégias de autocuidado, como por exemplo alimentação equilibrada, exercício físico, boas relações sociais e adotar e desenvolver estratégias de coping são essenciais neste contexto. Este estágio configurou-se, portanto, num processo importante para uma melhor compreensão dos cuidados desenvolvidos e das competências comuns e especializadas adquiridas, bem como para o desenvolvimento do projeto, tendo subjacente a melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Em suma, adquirimos e desenvolvemos competências em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de intervenção à Pessoa em Situação Paliativa, e com o projeto pensamos ter contribuído para a melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem.
- A autogestão da dor através de analgesia controlada pelo cliente na artroplastia total do joelho: Desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem Médico Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação PerioperatóriaPublication . Carvalho, Ana Isabel Tavares; Pinto, Cristina Maria Correia BarrosoA elevada complexidade dos cuidados perioperatórios relacionados com situações de imprevisibilidade e vulnerabilidade, assim como, a especificidade das necessidades da pessoa a vivenciar experiência cirúrgica e anestésica, exigem que o enfermeiro especialista desenvolva e mobilize um conjunto de conhecimentos e competências, que lhe permitam uma prática de enfermagem avançada. A elaboração deste relatório final decorre da unidade curricular - Estágio de natureza profissional – módulo II, integrada no plano de estudos do Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de especialização de Enfermagem à pessoa em situação Perioperatória, da Escola Superior de Enfermagem do Porto e, tem como propósito, reportar o trajeto de desenvolvimento do projeto profissional delineado, bem como o nível de concretização dos diferentes objetivos, a caracterização dos contextos onde decorreu a prática clínica e as atividades realizadas que concorreram para o desenvolvimento de competências comuns e específicas na respetiva área de especialização. A integração em contextos da prática do perioperatório, neste caso no bloco operatório central e bloco operatório da cardiotorácica de um centro hospitalar, permitiu o aprimoramento do processo de tomada de decisão, fundamental à prática do exercício da profissão de enfermagem, uma vez que a complexidade deste processo exige a capacidade para atender às necessidades dos clientes. Assim, desenvolveu-se o planeamento de cuidados individualizados com base em dois casos clínicos reais, através de pensamento crítico-reflexivo, inerente à conceção de cuidados e com suporte na evidência científica mais atual. O enfermeiro especialista em perioperatório, deve-se envolver no desenvolvimento de projetos de formação e de investigação, pelo que se realizou uma revisão sistemática da literatura, sobre os contributos da capacitação pré-operatória na autogestão da dor através de analgesia controlada pelo cliente (PCA). Durante o estágio ocorreu a implementação deste projeto de desenvolvimento de competências, no qual se desenvolveu: um programa educacional préoperatório sobre autogestão da dor através de PCA, no pós-operatório de artroplastia total do joelho, tendo em conta os resultados da evidência científica; a sensibilização dos enfermeiros dos contextos da prática clínica para a importância da avaliação da dor pós-operatória regulamente; e uma intervenção numa perspetiva interprofissional, de modo a assegurar a documentação precisa e a continuidade dos cuidados. Por conseguinte, considera-se que será um contributo para a melhoria dos cuidados ao cliente em contexto perioperatório.