EN - TMI - Curso Marinha
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Browsing EN - TMI - Curso Marinha by Field of Science and Technology (FOS) "Assuntos Militares Navais"
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- Análise da cultura organizacional, do comprometimento organizacional e da motivação dos cadetes da Escola NavalPublication . Machado, Diogo Frias Barroso Oliveira; Silva, Nuno Pereira de Matos Machado da; Fragoso, Paulo Jorge dos AnjosTendo em conta o presente modelo organizacional, as forças armadas devem ser capazes de se adaptar a s constantes mudanças internas e externas geradas na sua envolvente, procurando otimizar as estratégias de gesta o de recursos humanos de forma a potenciar o comprometimento, a motivação e a retenção dos seus colaboradores. Neste contexto, o presente estudo teve como principais objetivos a) identificar o perfil da cultura organizacional presente na Escola Naval Portuguesa e caracterizar o grau de comprometimento e de motivação dos seus alunos, b) compreender as relações existentes entre a cultura organizacional, o comprometimento e a motivação, nas suas diferentes dimensões e ainda, c) analisar a capacidade da cultura organizacional e da motivação em predizer o comprometimento organizacional dos alunos da Escola Naval. Visando a prossecução destes objetivos e recorrendo a uma metodologia quantitativa, realiza mos um inquérito, composto por dois questiona rios, numa amostra constituí da por 198 alunos da Escola Naval. O primeiro questiona rio pretende analisar a cultura organizacional tendo como matriz o modelo dos valores contrastantes de Quinn e colaboradores. O segundo questiona rio pretende analisar o comprometimento organizacional e a motivação, incorporando as seguintes escalas: Escala do Comprometimento Organizacional de Meyer e Allen e Work Preference Inventory (Inventa rio de preferências de Trabalho, WPI). Com o intuito de identificar o perfil da amostra investigada, ambos os questiona rios incluíram uma escala das características sociodemográficas. Os resultados obtidos permitiram aferir que os alunos da Escola Naval se encontram comprometidos e motivados, que existem relações significativas entre as várias dimensões dos conceitos estudados, e ainda que, quer a cultura organizacional, quer a motivação, desempenham um papel significativo na determinação da componente afetiva e normativa do comprometimento organizacional.
- Análise deAlgoritmos de Descompressão e Respetiva Adequação aos Perfis de Mergulho Habituais da Marinha PortuguesaPublication . Mateus, Tiago Pereira; Lampreia, Suzana Silva; Madeira, ZambujoA doença descompressiva afigura-se como um dos maiores problemas no mergulho. Com consequências tão graves como a morte ou uma perda da capacidade motora e cognitiva. O correto e atualizado estudo e acompanhamento das formas de prevenção e tratamento deste problema é crucial para qualquer mergulhador, esteja ele num ambiente recreativo, técnico ou militar. A prevenção da Doença Descompressiva começa muito antes do mergulho em si. O correto planeamento do mergulho é também essencial para manter níveis de segurança adequados, especialmente quando se praticam mergulhos com uma complexidade maior e, consequentemente, um risco maior. Este planeamento passa por estabelecer patamares de descompressão, tempos de fundo máximos, profundidades máximas, misturas respiratórias adequadas, entre outras. A ferramenta utilizada para a criação do planeamento é também de extrema relevância. Aqui entram em causa os algoritmos de descompressão e respetivas teorias que os fundamentam. Derivado do método de construção e dos fundamentos que utilizem, diferentes algoritmos sujeitarão mergulhadores a diferentes níveis de risco ou conservadorismo pelo que a escolha do algoritmo mais adequado será importante. O objetivo deste estudo centra-se, portanto, em determinar qual o algoritmo mais adequado para a prática de mergulho dentro do espetro de operações dos mergulhadores da Marinha Portuguesa. O método de estudo baseou-se profundamente na utilização da aplicação “Subsurface” onde são integrados os dados do perfil de mergulho e do perfil de descompressão pretendido e, posteriormente, retirados os resultados. Com o presente estudo, conclui-se que o algoritmo desenvolvido por Bühlmann, com o conservadorismo em estudo, é o mais conservador, mas também o mais lento, o algoritmo da United States Navy tem o menor tempo de descompressão associado e, consequentemente, o maior risco de desenvolvimento de Doença Descompressiva e o algoritmo Defence and Civil Institute of Environmetal Medicine oferece um compromisso entre o conservadorismo de Bühlmann e o tempo de descompressão da United States Navy.
- Balanced Scorecard como sistema de apoio à decisão na Escola Naval : uma proposta de melhoria em direção à eficiência organizacionalPublication . Batista, Pedro Pereira; Soares, Ivo dos Santos; Água, Pedro Borda deO ambiente organizacional - complexo e em constante mutação - é impulsionado por uma série de fatores, incluindo a globalização, avanços tecnológicos, regulamentações em constante mudança e até mesmo com acontecimentos imprevistos, tais como pandemias, conflitos armados ou crises económico-financeiras. Manifesta-se assim a necessidade de possuir métodos de gestão estratégica para as organizações que desejam monitorizar efetivamente as suas estratégias, melhorar o seu desempenho e alcançar os objetivos estratégicos a que se propõem. A Escola Naval (EN) é uma Unidade Orgânica Autónoma do Instituto Universitário Militar (IUM) que desempenha um papel fundamental na formação dos Oficiais dos quadros permanentes da Marinha Portuguesa. A missão desta instituição é abrangente, exigindo não só a oferta de uma educação de alta qualidade, mas também a necessidade de alinhar essa educação com as demandas estratégicas e operacionais da Marinha. Reconhecendo esse desafio, o estudo propõe avaliar a necessidade e viabilidade de implementar o Balanced Scorecard (BSC) como uma ferramenta de gestão estratégica para melhorar a capacidade da EN de integrar as suas estratégias educacionais, operacionais e administrativas com os seus objetivos de longo prazo. Este estudo adota uma abordagem de métodos mistos para explorar a aplicabilidade e a eficácia do BSC no contexto da EN, combinando a recolha de dados quantitativos por meio de questionários distribuídos a uma ampla gama de partes interessadas e métodos qualitativos, especificamente entrevistas semiestruturadas com os principais envolvidos nos processos de planeamento estratégico e na tomada de decisão. Os questionários foram projetados para recolher perceções sobre as práticas de gestão estratégica e o impacto potencial do BSC, enquanto as entrevistas aprofundam os desafios e oportunidades da sua implementação, oferecendo uma compreensão rica e contextualizada das necessidades da gestão estratégica na instituição.
- Cálculo da Posição pelo Método de SumnerPublication . Trigo, João Tomás Ramalho Pires; Canas, António CostaA navegação astronómica ao longo dos séculos apresentou sempre desafios no que toca à determinação precisa da posição de um navio em alto-mar. Em 1837, Thomas Sumner, um capitão de um navio americano, desenvolveu um método inovador para determinar a posição de um navio através de técnicas no âmbito da navegação astronómica nunca antes utilizadas. O seu método ficou conhecido como método de Sumner. Este método revolucionou a navegação na época ao introduzir novos conceitos astronómicos que futuramente viriam a ser úteis para a descoberta de novos métodos. Um desses conceitos foi a descoberta de uma nova linha de posição, a reta altura, que irá ser abordada com detalhe neste estudo. Esta dissertação explora processos históricos e teóricos que conduziram ao desenvolvimento do método e posteriormente analisa-se a componente prática do método. Esta componente é composta pela aplicação prática do método de Sumner com valores retirados de observações reais através do sextante, aquando de duas navegações efetuadas. Este estudo tem como objetivo aferir a viabilidade do método comparando os valores calculados com as posições GPS (Global Positioning System) obtidas no momento das observações.
- Construção da Climatologia da Agitação Marítima nas Áreas de Interesse NacionalPublication . Sousa, Miguel Serrão Bon de; Santos, Luís Quaresma dos; Lemos, Carlos Miguel Reis Silva de Oliveira eA agitação marítima tem um grande impacto nas operações navais. O Centro Geospacial Meteorológico e Oceanográfico Marítimo (CGEOMETOC) tem por missão dar apoio ambiental necessário ao planeamento, comando e controlo das operações navais na Marinha. Neste âmbito, o CGEOMETOC corre diariamente modelos de agitação marítima, de escala global às escalas das operações, cujas soluções são utilizadas para construir os produtos de apoio GEOMETOC. Estas soluções são também guardadas em base de dados para análises futuras, permitindo a caracterização da agitação marítima nos espaços de interesse nacional. Neste trabalho foi efetuado um tratamento e validação desses dados, guardados desde 2012, de forma a calcular uma climatologia da agitação marítima para os espaços marítimos de responsabilidade nacional. A validação foi feita através da comparação das soluções numéricas com as observações contemporâneas, registadas pelo Instituto Hidrográfico na sua rede MONIZEE, e revelou que as soluções do modelo traduzem com bastante exatidão as características da agitação marítima ocorrida em Portugal nos últimos 8 anos. A climatologia foi construída a partir da caracterização mensal dos parâmetros da altura significativa, período e direção da agitação marítima ao longo de 8 anos numa área compreendida entre os paralelos dos 30°N e 45°N e os merídianos dos 5°W e os 35°W. Este trabalho permitiu assim caracterizar a agitação marítima nas áreas de jurisdição nacional, assim como avaliar o desempenho do modelo usado operacionalmente nos locais onde estão colocadas 4 boias ondógrafo oceânicas (da rede MONIZEE), nomeadamente em, Leixões, Nazaré, Sines e Faro.
- Desenvolvimento de um sistema de aprendizagem automática (Machine Learning) para previsão de condições de agitação marítimPublication . Castro, Ângela Beatriz Ramos Rodrigues deO conhecimento das condições de agitação marítima é essencial para o planeamento e condução das operações navais e anfíbias, bem como para as atividades da Autoridade Marítima Nacional, da Proteção Civil, e de outros serviços públicos. A previsão do estado do mar é atualmente obtida através de modelos computacionais que integram equações matemáticas capazes de descrever os processos de geração, propagação e transformação das ondas de vento. Esses modelos requerem a utilização de meios computacionais poderosos, operados continuamente por equipas especializadas, e a disseminação dos resultados desses modelos pode ser comprometida por ciberataques ou ações de Guerra Eletrónica. Neste trabalho, é apresentado um método de previsão baseado em modelos de aprendizagem automática (Machine Learning) supervisionada. O treino dos modelos foi efetuado a partir de registos dos modelos matemáticos de previsão e agitação marítima operados no Centro de Excelência Geoespacial, Meteorológico e Oceanográfico (CGEOMETOC) da NATO e dos dados da boia de Sines operada pelo Instituto Hidrográfico (IH). Estes modelos apresentam as vantagens de, uma vez treinados de forma adequada, permitirem obter previsões das condições de agitação marítima com um esforço computacional muito inferior ao dos modelos tradicionais, e de concederem uma maior autonomia às forças e unidades navais nas suas operações. O presente trabalho apresenta um passo significativo na tentativa de reduzir o esforço computacional despendidos pelo CGEOMETOC na produção de informação disponibilizada ao público sobre as condições de agitação marítima nas costas de Portugal, e de contribuir para uma maior autonomia e resiliência da elaboração das previsões meteo-oceanográficas por parte das forças e unidades navais empenhadas em operações. Representa também um contributo para o problema geral da previsão das condições de agitação marítima através de modelos de aprendizagem automática, que é de momento uma área de investigação ativa.
- Deteção de comportamentos anómalos em espaços marítimos de interesse nacionalPublication . Correia, Duarte Miguel Nunes; Deus, Rui Pedro Gonçalves; Coelho, Inês MendesA indústria de transporte marítimo desempenha um papel crucial no comércio global, atuando como o principal meio de transporte de mercadorias internacionalmente. A vigilância e monitorização dos espaços marítimos, por parte das entidades com competências nestas áreas pertencentes a Estados costeiros, constitui uma atividade essencial a fim de garantir a segurança das atividades económicas e evitar a ocorrência de atividades ilícitas. O controlo do tráfego marítimo assenta no uso de sistemas de informação sofisticados e no desenvolvimento e exploração de novas tecnologias e de sistemas de vigilância. Estes recursos garantem que as autoridades competentes tenham conhecimento em tempo real sobre as atividades que ocorrem e que ocorreram nos espaços marítimos sob sua jurisdição. No entanto, as fragilidades que estes sistemas apresentam permitem a alguns navios contornar a vigilância constante. Este fenómeno possibilita que atividades ilícitas sejam efetuadas, podendo não serem detetadas pelas autoridades. Através de algoritmos e procedimentos heurísticos, os dados a serem tratados tem como fonte o sistema Automatic Identification System (AIS). Esta dissertação tem por objetivo desenvolver ferramentas que permitem ao analista detetar situações de ausência de relato de dados AIS e, analisar se os eventos se encontram associados à falta de informação do sistema ou a atividades de natureza ilegal, como Dark Activity.
- Drone Warfare : Operational Context, Countermeasures and Tactical Insights for the Portuguese Marine CorpsPublication . Costa, Francisco José Teixeira da; Felício, João; Damas, Bruno; Sebastião, PedroA dissertação foca-se no estudo de Drone Warfare. Este campo tem crescido e, nos últimos anos, com a implementação de novas tecnologias, doutrinas e capacidades de sistemas, tem havido uma necessidade de adaptação por parte das forças armadas mundiais. O objetivo da dissertação é fornecer à Marinha Portuguesa um estudo operacional contemporâneo sobre Drone Warfare, testando, comparando e avaliando C-UAS. Isto visa garantir que a Marinha utilize e saiba como usar os C-UAS mais eficientes e rentáveis para estar preparada para futuras adversidades tecnológicas de Drone Warfare. Durante a dissertação, concluiu-se que Drone Warfare está a mudar a guerra moderna, com avanços tecnológicos diários, como a implementação de novas tecnologias e sistemas mais capazes. Foram testados os sistemas PITBULL WINGMAN e SWATTER, e avaliou-se o seu uso para o Corpo de Fuzileiros Portugueses, bem como as suas capacidades e emprego. Provou-se que a placa balística protege o combatente e melhora a eficiência dos C-UAS. As lições aprendidas indicaram que o uso destes sistemas é mais eficiente em forças rápidas, leves, pequenas e especializadas, com o uso de um UAV e um C-UAS para cada 4 homens, e a necessidade de uma unidade de ISR. Identificou-se também a necessidade de TTPs e o desenvolvimento de formação para operadores de UAV, que esta dissertação procura abordar. Estas conclusões serão importantes para facilitar e avançar o trabalho produzido pelas unidades X31 e CEOV em Drone Warfare, fornecendo TTPs atuais, possíveis organizações operacionais, segurança no uso de sistemas e compreensão do mundo atual e futuro da Drone Warfare.
- Eficácia da fiscalização da pesca realizada pela Marinha Portuguesa : Indicadores e caracterização do esforço de fiscalização para apoio ao comandoPublication . Pinho, David Luís de Figueiredo; Deus, Rui Pedro Gonçalves; Coelho, Inês MendesO atual contexto socioeconómico tem apresentado diversos desafios à Marinha Portuguesa no que respeita à eficácia e eficiência das suas missões. Uma das atividades que a Marinha Portuguesa realiza é a de fiscalização da pesca, em conjunto com as entidades participantes do sistema SIFICAP, que implica o empenhamento de diversos recursos humanos e materiais. A questão central neste trabalho prende-se com a caracterização da atividade de fiscalização da pesca realizada pela Marinha Portuguesa em conjunto com a Autoridade Marítima Nacional a fim de determinar se esta é realizada de forma eficaz, especialmente considerando o seu efeito dissuasor sobre práticas ilícitas. A eficácia da fiscalização da pesca realizada pela Marinha é difícil de estimar, uma vez que não se conhece a totalidade de infrações cometidas, com exceção daquelas que resultam das ações de vistoria. Contudo, a eficácia pode ser inferida indiretamente através de indicadores associados à cobertura da fiscalização a embarcações de pesca equipadas com o sistema MONICAP e indicadores relativos ao efeito dissuasor da fiscalização. Para aferir a eficácia da fiscalização, é efetuada uma análise estatística aos relatos de fiscalização de ambas as entidades através dos comunicados relativos à fiscalização da pesca, em particular do comunicado FISCREP, bem como aos dados do sistema de Monitorização Contínua das Atividades de Pesca – MONICAP, que permitem saber quais as embarcações que estão em atividade. São propostos novos indicadores estatísticos de forma a aferir a eficácia da fiscalização da pesca. Estes indicadores incidem sobre as inspeções realizadas a embarcações de pesca que estiveram em atividade num determinado período e área de análise e que não foram alvo de fiscalização. As conclusões pretendidas com este estudo incidem na caracterização dos espaços marítimos sob soberania e jurisdição nacional em termos da cobertura da atividade de fiscalização da pesca. A partir desta caracterização é possível definir metas e inferir sobre a eficácia da fiscalização realizada pela Marinha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional nessas áreas. Os indicadores estatísticos propostos constituirão elementos de informação chave para a definição de planos e estratégias neste domínio a fim de incrementar a eficácia da fiscalização da pesca realizada pela Marinha Portuguesa e Autoridade Marítima Nacional.
- Emprego de SNT-Aer (sistemas não tripulados aéreos) na segurança de unidades navaisPublication . Amador, Tiago Alexandre Vieira; Marante, Emanuel Rodrigues; Martinho, SantosA evolução tecnológica dos últimos anos tem remodelado profundamente as estratégias em operações militares. Os Sistemas não tripulados aéreos (SNT-Aer), também conhecidos como “Drones” e originalmente criados para fins militares têm-se mostrado recursos valiosos, oferecendo vantagens estratégicas, táticas e operacionais às forças que utilizam os mesmos nos mais diversos teatros de operação. Este estudo tem como objetivo analisar o impacto de sistemas não tripulados aéreos na dinâmica bélica, explorando as suas capacidades no contexto da segurança de unidades navais. Compreender as suas potencialidades e limitações, destacando tanto as vantagens quanto as desvantagens dos diversos tipos de sistemas já utilizados a nível nacional e internacional em vários cenários militares. Para a realização deste estudo, o signatário, propõe explorar o sistema de desenvolvimento e integração DOTMLPF-I, utilizado na NATO para a edificação de novas capacidades, com o intuito de propor um sistema que melhor se adeque na segurança de unidades navais e a respetiva implementação desta capacidade em navios da marinha portuguesa.
