ESAP - Trabalhos de Projecto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAP - Trabalhos de Projecto by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Comunicação"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- CicloPublication . Montenegro Niehues, Rafael; Araújo, NelsonO ser humano encontra-se em constante estado de evolução ao longo do seu crescimento. Devido à pluralidade de culturas existentes pelo globo, cada indivíduo molda a sua personalidade enquanto adquire as suas vivências e aprendizagens individuais, muitas delas distintas entre si. Esta diversificação de mentalidades produz pessoas com capacidades, tanto maiores como menores, de interação social. Isto torna a cooperação laboral entre, por exemplo, duas pessoas, mais produtiva quando ambas possuem visões do mundo similares, assim como também esta revela-se mais desafiante quando as visões são completamente díspares. Dependendo do modo como que os envolvidos assimilam informação e transmitem as suas emoções, esta última situação pode conduzir a um eventual conflito, verbal ou até físico. No desfecho deste evento, cada um sentirá, psicologicamente, o impacto do mesmo na sua forma particular e isto irá influenciar o modo como ordenarão a continuação das suas vidas. Segundo a crença popular, as ações positivas geram retornos positivos e as ações negativas, logicamente, geram retornos negativos. Esta ideia sugere a existência de um ciclo de eventos circunstanciais que impacta cada indivíduo conforme a sua conduta de vida, influenciando diretamente o futuro de cada um. Com base nesta sequência de ideias, decidi realizar uma curta-metragem original de ficção como trabalho de projeto final do mestrado. Utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado como ferramenta principal e a filmografia de renomados cineastas e guionistas norte-americanos como fonte de inspiração, criei uma história sobre dois personagens de personalidades antagónicas com diálogos e ações que provocam um ciclo de repetições de eventos entre ambos. Nesta produção, rodada nos municípios do Porto e da Trofa, tive o privilégio de exercer as funções de realizador, produtor, argumentista, operador de câmara, editor e figurante. Contando com o apoio de pessoas próximas a mim, tanto experientes como novatas no contexto da criação de conteúdo audiovisual, da loja Bikes Intemporal e de entidades como a Porto Film Commission e a Federação Académica do Porto, a realização desta curta-metragem foi bem sucedida.
- Club Kids - Uma Residência ArtísticaPublication . PEREIRA MARQUES, FRANCISCA; NEVES, EDUARDANum mundo onde viver o virtual se torna mais importante que viver o presente, cria-se um momento de introspecção através do movimento club kids e do seu legado. Acompanhando a história do movimento, iniciada nos anos oitenta, e a sua evolução até aos dias de hoje, apreciando os seus membros originais durante a viagem, chegamos ao século XXI, onde se perdeu grande parte do contacto físico e ganhou-se contacto virtual. Mas ainda assim temos Club Kids. Quem são estas misteriosas figuras da vida nocturna nova iorquina? O que contribuíram eles para a nossa sociedade actual e cultura de massas? Como é que o movimento sobreviveu todos estes anos?
- Escolha MúltiplaPublication . Pereira Marques, Carla Daniela; Araújo, NelsonTratando-se de um mestrado direcionado para a realização cinematográfica e televisiva, é a partir desta perspetiva que se dá a conhecer todo o desenvolvimento de um trabalho que tem por finalidade, a construção de uma curta-metragem de ficção. Ao longo do relatório de trabalho, exponho e descrevo o conteúdo de um argumento cinematográfico, assim como, grande parte do processo criativo desde a pré-produção, passando pelo período de gravações, até à pós-produção. Na memória do projeto, também apresento as principais intenções do filme, de modo a esclarecer o seu resultado final. Refiro-me, nomeadamente, ao conceito do livre-arbítrio. Neste ponto, procuro – a partir de uma investigação de caráter filosófico ou de pensamentos teorizados já existentes –, atribuir maior coerência e consistência ao tema em questão. Assim, como existem, atualmente, três teorias elementares, construídas por diferentes Filósofos que tentam definir o conceito do livre arbítrio – a teoria dos deterministas, liberalistas e compatibilistas –, apresento a visão de alguns desses autores, tais como: Espinoza, Nietzsche, Schopenhauer e Nagel, de modo a explicar e debater o tema supracitado.
- Porto JazzPublication . Ferreira Leal dos Santos, Ricardo; Araújo, Nelson“Porto Jazz” é um filme documental que nos convida a entrar no mundo do jazz e conhecer as pessoas que dele vivem. Influenciado pelo hangout movie e o mockumentary, este filme retrata uma cultura atraente que, devido à sua natureza algo insular, adquire uma existência facilmente marginal, escapando à perceção da cidade. Entre os ensaios e as jam sessions, os instrumentos e os copos, as certezas e as inseguranças, conhecemos três músicos: uma cantora, um guitarrista e um baterista. Joana (cantora), Joaquim (guitarrista) e João (baterista) dão a conhecer os diferentes percursos que os trouxeram até ao Porto em busca de se tornarem melhores músicos. Percorremos a cidade com eles durante as viagens noturnas entre ensaios, concertos e casa e vemos o futuro através da sua lente. Somos, sobretudo, levados a ver a vida da perspetiva de quem faz e estuda o que ama, com toda a magia e toda a amargura que isso implica.
- TragédiaPublication . Carneiro Fraga, Célia Helena; Dias Costa Valente, António ManuelA adaptação cinematográfica de um texto literário constitui um desafio complexo com várias vertentes. Não se trata de uma simples tradução, são tipos de linguagem diferentes e, se o texto pertencer a outra época histórica, este implica maneiras distintas de pensar e estar e a tarefa, indubitavelmente, complica-se. Quantas vezes um espetador fica revoltado com um filme porque não respeita escrupulosamente o livro em que se baseia? Quando o leitor se entrega ao universo da literatura, transporta consigo as suas vivências, os seus conhecimentos, ou seja, o seu espaço e também o seu tempo (cf. Clerc & Macaire, 2004). Por exemplo, para uma mulher do século XXI é difícil aceitar uma certa representação negativa feminina em algumas obras literárias fulcrais do passado. Porém, o contexto sociocultural era diferente e a literatura também era dominada por homens. O conto breve Tragédia, de Mário de Sá-Carneiro, foi originalmente publicado na revista Azulejo, em 1909, contudo a curta-metragem homónima, e que deu origem a esta trabalho, foi adaptada para a época atual e, como tal, foi obrigatório realizar algumas mudanças no sentido de o filme fazer sentido em 2019. Sem embargo, como admiradora da prosa e poesia de Sá-Carneiro, não é uma adaptação fiel da realidade, pois fiz questão de manter a essência literária do conto, que remete para um desespero palpável e excruciante, presente em quase toda a sua obra. Na curta-metragem Tragédia, o tema principal é a eutanásia, todavia, num segundo plano, podemos encontrar outros assuntos bastante pertinentes na atualidade, no nosso país, tais como, a violência doméstica, a loucura, etc. Neste trabalho, proponho-me a analisar a problemática da adaptação cinematográfica de obras literárias, em particular de um conto de Sá-Carneiro, mas também explicar alguns aspetos da produção e realização da curta-metragem mencionada.