Browsing by Issue Date, starting with "2019-10-09"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Club Kids - Uma Residência ArtísticaPublication . PEREIRA MARQUES, FRANCISCA; NEVES, EDUARDANum mundo onde viver o virtual se torna mais importante que viver o presente, cria-se um momento de introspecção através do movimento club kids e do seu legado. Acompanhando a história do movimento, iniciada nos anos oitenta, e a sua evolução até aos dias de hoje, apreciando os seus membros originais durante a viagem, chegamos ao século XXI, onde se perdeu grande parte do contacto físico e ganhou-se contacto virtual. Mas ainda assim temos Club Kids. Quem são estas misteriosas figuras da vida nocturna nova iorquina? O que contribuíram eles para a nossa sociedade actual e cultura de massas? Como é que o movimento sobreviveu todos estes anos?
- TragédiaPublication . Carneiro Fraga, Célia Helena; Dias Costa Valente, António ManuelA adaptação cinematográfica de um texto literário constitui um desafio complexo com várias vertentes. Não se trata de uma simples tradução, são tipos de linguagem diferentes e, se o texto pertencer a outra época histórica, este implica maneiras distintas de pensar e estar e a tarefa, indubitavelmente, complica-se. Quantas vezes um espetador fica revoltado com um filme porque não respeita escrupulosamente o livro em que se baseia? Quando o leitor se entrega ao universo da literatura, transporta consigo as suas vivências, os seus conhecimentos, ou seja, o seu espaço e também o seu tempo (cf. Clerc & Macaire, 2004). Por exemplo, para uma mulher do século XXI é difícil aceitar uma certa representação negativa feminina em algumas obras literárias fulcrais do passado. Porém, o contexto sociocultural era diferente e a literatura também era dominada por homens. O conto breve Tragédia, de Mário de Sá-Carneiro, foi originalmente publicado na revista Azulejo, em 1909, contudo a curta-metragem homónima, e que deu origem a esta trabalho, foi adaptada para a época atual e, como tal, foi obrigatório realizar algumas mudanças no sentido de o filme fazer sentido em 2019. Sem embargo, como admiradora da prosa e poesia de Sá-Carneiro, não é uma adaptação fiel da realidade, pois fiz questão de manter a essência literária do conto, que remete para um desespero palpável e excruciante, presente em quase toda a sua obra. Na curta-metragem Tragédia, o tema principal é a eutanásia, todavia, num segundo plano, podemos encontrar outros assuntos bastante pertinentes na atualidade, no nosso país, tais como, a violência doméstica, a loucura, etc. Neste trabalho, proponho-me a analisar a problemática da adaptação cinematográfica de obras literárias, em particular de um conto de Sá-Carneiro, mas também explicar alguns aspetos da produção e realização da curta-metragem mencionada.
- Plano Setorial de Apoio Psicossocial à PopulaçãoPublication . Mestre, Luis; Ângelo, RuiA avaliação em pormenor do plano municipal de emergência de proteção civil de Portimão, permitiu perceber a organização ao nível do socorro à população em caso de acidente grave ou catástrofe, em todas as suas vertentes, verificando-se que o mesmo não contempla um planeamento detalhado e organizado relativamente ao apoio psicossocial às populações. A pesquisa bibliográfica incidiu neste tema, possibilitando obter informação sobre a forma como funcionam nos outros países as zonas de concentração e apoio à população (ZCAP). A criação de um Plano setorial de apoio à população, obedece a um conhecimento profundo da população onde ele será aplicado em caso de necessidade, levando em conta não só a sua dimensão, mas também as suas caraterísticas, assim como uma referenciação adequada dos locais onde podem ser instaladas ZCAP. Para o efeito foram construídas listas de verificação que permitem definir qual o melhor local e qual a melhor infraestrutura onde implementar uma ZCAP, sendo para o feito considerado o risco existente a cada momento. Torna-se ainda necessário neste processo organizacional, definir quem faz o quê, de que forma se constituem as equipas que constituem as ZCAP, que embora na dependência do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), devem saber claramente a sua função para que em caso de acidente grave ou catástrofe possam atuar autonomamente. Foi possível chegar à conclusão que muito já é feito e de forma distinta do que se faz em Portugal, principalmente na vertente da organização e planificação das ZCAP, em que nada é deixado ao acaso e todos sabem qual é a sua função dentro da estrutura. Torna-se assim imprescindível criar um Plano Setorial de Apoio Psicossocial às Populações (ZCAP) para que a resposta no apoio psicossocial às populações possa ser tão organizada como a resposta na vertente do socorro.
- A influência dos Instagrammers no mundo do FitnessPublication . Aguilar, Raquel Amaro Campos de; Leal, Maria do CarmoO objetivo global desta investigação passa por perceber qual a influência percebida dos influenciadores digitais, mais especificamente, dos Instagrammers, no mundo do fitness do ponto de vista dos influenciados. Na sequência do objetivo global da investigação, são identificados os objetivos específicos da presente investigação: perceber quais os tipos de conteúdos colocados pelos Instagrammers que mais impacto têm para os seguidores; perceber se a promoção feita pelos Instagrammers, a nível de produtos/marcas de fitness, pode suscitar alguma desconfiança junto dos influenciados; perceber se quando os influenciados alcançam os objetivos esperados, por parte dos influenciadores, ganham eles também interesse em começar a influenciar outras pessoas. Esta investigação é pertinente pois o Instagram tornou-se, cada vez mais, uma importante ferramenta de trabalho e extraordinariamente popular junto de uma geração assídua nas redes sociais. Os influenciadores digitais ganharam oportunidades de crescerem no que diz respeito aos seguidores e conseguiram tornar-se cada vez mais presentes na vida dos mesmos, sendo, com frequência, veículos de dinamização de ideias, comportamentos e endosso de marcas. O método utilizado nesta investigação é um método misto, com uma abordagem quantitativa, com recurso a um questionário auto-preenchido por aqueles que são influenciados por líderes de opinião. Neste questionário, as questões não obedecem a qualquer modelo previamente estruturado, dado que não foi possível encontrar investigação realizada sobre o tema em estudo, Assim, as questões introduzidas são as que propiciam respostas conducentes aos objetivos traçados e que resultam dos insights obtidos na primeira faze metodológica – entrevistas semi-estruturadas com dois influenciadores, onde se procurou perceber as motivações do lado de quem influencia. Os resultados desta investigação revelam que os influenciadores devem apostar mais em conteúdos como os Instagram Stories, pois são estes os mais procurados pelos utilizadores. Devem também empenhar-se na honestidade, serem conselheiros e falarem apenas consoante o seu conhecimento. A nível da publicidade os utilizadores do Instagram concordam que os influenciadores sejam pagos para promover marcas, no entanto, acham que a maior parte das marcas que estes promovem não são marcas que os influenciadores utilizam ou confiam. Os questionados referem que se sentem entusiasmados a influenciar outras pessoas, quando se sentem motivados a isso e quando os objetivos antes dispostos por eles foram alcançados pelos mesmos, perante influência de outros Instagrammers.