Browsing by Issue Date, starting with "2025-07-24"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Anuário da Academia das Ciências de LisboaPublication . Academia das Ciências de Lisboa; Academia das Ciências de Lisboa
- Relação entre Vinculação e Estratégias de Coping Adotadas por Praticantes de CrossfitPublication . Sambo, Giovanna Mariana Eduardo; Nery, Miguel; Ferrajão, PauloA presente dissertação tem como principal objetivo compreender a relação entre vinculação e as estratégias de coping adotadas por praticantes de crossfit. A amostra é composta por 200 participantes 102 do sexo feminino e 98 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e 96 de idade. Em consonância com os objetivos que foram propostos para este estudo foi adotada uma metodologia quantitativa transversal e exploratória. O protocolo de avaliação incluiu um questionário sociodemógrafico, a Escala de Vinculação do Adulto (EVA) e o Inventário de Coping Modificado para o Desporto de Competição (MCOPE). Os resultados do estudo demostraram que existe uma correlação positiva moderada entre a vinculação ansiosa e as estratégias de coping focada na emoção, que não existem diferenças na média entre participantes com vinculação Segura e insegura. Por último, verificou-se que participantes com a vinculação insegura tendem a experenciar maiores níveis de stress em comparação aos participantes com vinculação Segura. Os resultados deste estudo contribuem para o desenvolvimento de possíveis linhas futuras de intervenção para ajudar a promover bem-estar, equilíbrio emocional e melhoria do desempenho.
- O Cabelo como Elemento na Aparência Física: Influencia a Autoestima e o Risco de Psicopatologia?Publication . Djalo, Patrícia Adjerato; Quelhas Martins, AmadeuEste estudo, realizado com 201 participantes com idades entre os 18 e os 64 anos, teve como objetivo explorar a importância do cabelo na aparência física e no bem-estar, considerando as diferenças de sexo. Os resultados indicaram que as participantes do sexo feminino atribuem maior importância ao cabelo, tanto na aparência como no bem-estar. No entanto, os participantes do sexo masculino reportaram, de forma significativa, maiores esforços dirigidos à mudança da aparência física. Na segunda fase, foram exploradas possíveis associações entre a saliência autoavaliativa da aparência física e a frequência de sintomas de ansiedade e depressão, tendo sido observada significância estatística em ambos os grupos, masculino e feminino. Subsequentemente, investigaram-se modelos de influência dos esquemas cognitivos de imagem corporal e da importância atribuída ao cabelo na psicopatologia (Índice de Distresse do BSI), mediado pela autoestima. Os resultados mostraram que a importância do cabelo não exerce efeitos diretos significativos na autoestima nem no índice de distresse. No entanto, identificou-se que a importância do cabelo exerce uma influência indireta na saúde mental, mediada parcialmente pela saliência autoavaliativa e pela autoestima.
- Plano de marketing digital: Agência influencerPublication . Teixeira, Emanuel Feliciano; Carvalho, NinoO presente projeto profissional consiste na elaboração e desenvolvimento de um plano de marketing digital para a agência Influencer. Com efeito o mesmo surge como um desafio pessoal que estabeleci após minha ligação profissional durante os últimos treze anos ao mercado publicitário e ao marketing tradicional e busca contribuir para a implementação de tendências mais inovadoras de marketing digital no contexto angolano. Assim sendo, este projeto tem como objetivo geral, promover o lançamento da agência de marketing digital Influencer e específico a formulação de um plano de marketing digital, que será concretizado por meio de argumentos, justificações, teorias, uma revisão de literatura pertinente ao propósito do trabalho, nomeadamente no que se refere à transformação digital, às tendências emergentes do marketing digital, entre outros aspetos relevantes. As bases definidas para o desenvolvimento do presente plano de marketing assentará no conhecimento proporcionado pela teoria do marketing e nos pressupostos da investigação decorrente das ações desenvolvidas para tal efeito. A metodologia a ser adotada neste processo de investigação será o PEMD (planeamento estratégico de marketing na era digital) como fonte de dados primários, sendo constituído por análise e auditoria a websites e redes sociais de agências que desenvolvem o marketing digital no mercado angolano, assegurando assim a fiabilidade e a sustentação do processo de formulação e entrevistas semiestruturada . A análise qualitativa dos dados relativos às entrevistas com entidades envolvidas no ambiente digital e do marketing, incluindo análise documental e auditorias aos websites, redes sociais serão processadas de forma sequencial, após as análises do meio envolvente. A análise SWOT e SWOT dinâmica constituem a fase seguinte do projeto que culminará com a apresentação do plano de marketing propriamente dito, incluindo a definição e caracterização de todos os objetivos específicos que norteiam um plano de marketing digital.
- Consequências a curto e a longo prazo de alterações no metabolismo da galactosePublication . Leite, José Duarte Barros Santos; Monteiro, Carlos; Rivera, IsabelA galactose é um monossacárido vital para o ser humano, com diversas funções no organismo, em particular enquanto fonte de energia primordial em lactentes e pelo papel estrutural crucial, particularmente importante no desenvolvimento inicial. A principal fonte de galactose é a lactose presente no leite e produtos lácteos. Após ingestão, a lactose é hidrolisada no lúmen intestinal pela lactase em glicose e galactose. A galactose é transportada através da membrana da borda em escova do enterócito pelo co-transportador ativo de sódio/glicose SGLT1 e, através de difusão facilitada pelo transportador de glucose GLUT2, através da membrana baso lateral do enterócito. Ao entrar na corrente sanguínea, entra no fígado através da veia porta, o principal local do metabolismo da galactose, onde é internalizado pelo GLUT5. A galactosemia é uma doença hereditária do metabolismo que resulta de mutações nos quatro genes que codificam as enzimas envolvidas no metabolismo da galactose. Estas mutações afetam as enzimas responsáveis pela metabolização da galactose que estão presentes na via de Leloir (galactocinase, galactose-1-fosfato uridiltransferase e difosfato de uridina UDP-galactose 4-epimerase), com a consequente acumulação de galactose no sangue. A galactosemia clássica caracteriza-se pela diminuição de atividade da GALT, devido à ocorrência de uma das mais de 250 mutações no gene que a codifica, e apresenta-se inicialmente, no período neonatal, com sinais clínicos subtis e inespecíficos, como intolerância alimentar, icterícia, letargia, hipotonia, vómitos, diarreia e má evolução estaturo-ponderal. Se não for diagnosticada e tratada, evolui para várias complicações com elevado risco de vida como, hepatomegalia, insuficiência hepática, diáteses hemorrágicas, disfunção renal, encefalopatia, sépsis por E coli, choque e, por fim, morte. Estudos a nível celular demonstraram que a atividade reduzida da GALT ou GALE resulta num aumento do stress oxidativo. Tendo isso em conta, após um século da descoberta da doença, é possível conceber melhores opções terapêuticas como sejam fármacos que reduzem os metabolitos potencialmente tóxicos, antioxidantes para reduzir o stress oxidativo das células ou chaperones farmacológicos para estabilizar as proteínas afetadas. As guidelines de tratamento da galactosemia preconizam uma dieta restritiva em lactose e galactose, bem como o rastreio bioquímico periódico. Adicionalmente, são recomendados diversos outros rastreios, incluindo o desenvolvimento cognitivo, neurológico, oftalmológico, entre outros, uma vez que, apesar das restrições alimentares, os doentes apresentam complicações a longo prazo, como cataratas, baixo coeficiente de inteligência e perdas de densidade óssea, que serão abordadas mais a fundo durante a realização da tese.
- Impacto do divórcio litigioso dos pais numa amostra de adultos : vitimação na Infância, resiliência e relações de proximidadePublication . Conceição, Daniela Alexandra Figueiredo; Almeida, TelmaEnquadramento: O divórcio parental é um acontecimento que pode afetar o funcionamento familiar, impactando todos os envolvidos. O divórcio dos pais pode ter consequências que perduram para além da infância, influenciando a vida adulta dos filhos ao nível das suas relações interpessoais, da experiência de emoções e da sua satisfação com a vida. Um dos domínios frequentemente afetado remete para as relações conjugais estabelecidas em idade adulta, onde se observam dificuldades ao nível do compromisso e da satisfação com a relação. Objetivos: Verificar a relação entre as experiências adversas na infância (ACEs), a resiliência e relações de proximidade na vida adulta; comparar uma amostra de indivíduos que vivenciaram o divórcio litigioso dos pais com uma amostra de indivíduos que não o vivenciaram, no que diz respeito às ACEs, à resiliência e à proximidade nas relações na vida adulta e verificar os preditores do evitamento com o companheiro, da ansiedade com o companheiro, do evitamento com o amigo e da ansiedade com o amigo. Método e Procedimentos: A amostra é composta por 353 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 85 anos (M = 43.01, DP = 12.78). Os dados foram recolhidos através de um protocolo de investigação online, que incluiu um questionário sociodemográfico, o instrumento de Experiências Adversas na Infância (ACEs), a Escala de Resiliência (ER), e o Questionário sobre Experiências em Relações de Proximidade (ERP). Resultados: Os participantes que vivenciaram o divórcio litigioso dos progenitores apresentaram mais ACEs, níveis mais elevados de evitamento e ansiedade nas relações de proximidade e níveis mais baixos de resiliência, mais especificamente, no que se refere ao sentido de vida. As análises de regressão linear múltipla indicaram que a negligência emocional na infância, vivenciar o divórcio litigioso dos progenitores e baixos níveis de serenidade e sentido de vida na idade adulta são preditores de um maior evitamento e ansiedade nas relações com o companheiro e com o amigo. Conclusão: Os resultados desta investigação reforçam que a vivência do divórcio litigioso dos progenitores traz implicações para a vida adulta, nomeadamente uma menor resiliência e dificuldades na construção de relações de proximidade, quer sejam estas conjugais ou de amizade.
- Intervenções de enfermagem especializada na abordagem à pessoa em situação crítica vítima de traumaPublication . Arrifes, Sofia Alexandra Pereira Padinha; Castro, CidáliaO trauma é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível mundial, resultando frequentemente em devastadoras sequelas físicas, psicológicas e sociais. Os enfermeiros desempenham um papel fundamental na estabilização da pessoa em situação crítica, na gestão dos cuidados em fase aguda e na garantia da continuidade do tratamento. Dada a complexidade dos cuidados prestados à pessoa vítima de trauma, é imprescindível uma formação especializada e contínua em enfermagem, com o objetivo de melhorar a qualidade das intervenções e a otimizar os resultados clínicos. De forma a investigar qual a evidência científica mais recente e pertinente sobre o tema em estudo, realizámos uma scoping review denominada “Intervenções de Enfermagem na abordagem a vítimas de Trauma: Revisão Scoping” seguindo a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem, o presente relatório foi elaborado recorrendo a uma metodologia descritiva, reflexiva e crítica das experiências vivenciadas ao longo do percurso formativo, com aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos e competências não só técnicas mas também científicas, através da experiência profissional, da frequência deste mestrado salientando os contextos de estágio, realizados numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, numa Unidade de Cuidados Intensivos Específicos, numa Viatura Médica de Emergência e Reanimação, todos pertencentes a um Hospital Central, e ainda num Serviço de Urgência Polivalente de um Hospital Centro de referência em Trauma na cidade de Londres. A estruturação do nosso raciocínio em Enfermagem teve como alicerce a Teoria do Cuidado Centrado na Pessoa de Mc. Cormack e Mc. Cance e o Modelo Conceptual da Vulnerabilidade de Rogers, que nos permitiu enquadrar e compreender o fenómeno em estudo. Todo o percurso formativo e reflexivo foi sustentado e delineado pelos Regulamentos de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e pelos descritores de Dublin, concedendo a obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem.
- A vinculação e o afeto na idade adulta : um estudo comparativo entre vítimas e não vítimas de abuso sexual na infânciaPublication . Martins, Margarida Santos Braz; Almeida, TelmaEnquadramento: O impacto do abuso sexual na vida da criança pode perdurar na idade adulta, manifestando-se em dificuldades emocionais e comportamentais, como pensamentos intrusivos negativos e comportamentos autodestrutivos. A vivência do abuso sexual infantil, combinada com um ambiente familiar de vinculações inseguras, pode comprometer a capacidade de estabelecer relações afetivas saudáveis e a regulação emocional na idade adulta. Estes indivíduos tendem a adotar estratégias maladaptativas de regulação emocional, experienciando mais emoções negativas, resultando numa diminuição da qualidade de vida. Objetivos: O presente estudo, tem como objetivos comparar vítimas e não vítimas de abuso sexual na infância, no que se refere à vivência de experiências adversas na infância, à vinculação na idade adulta e aos afetos positivos e negativos, e verificar a relação entre a vitimação na infância a vinculação e os afetos na adulticía. O presente estudo teve também como objetivo, verificar os preditores dos afetos positivos e negativos. Método e Procedimentos: A amostra é constituída por 481 indivíduos portugueses da população geral, com idades compreendidas entre os 18 e os 78 anos (M = 44.04, DP = 13.25). Esta foi recolhida através de um protocolo de investigação online, que incluiu um questionário sociodemográfico, o questionário sobre as Experiências Adversas na Infância (ACEs), a Escala de Vinculação do Adulto (EVA) e o Questionário de Afetos Positivos e Negativos (PANAS). Resultados: As vítimas de abuso sexual apresentaram pontuações significativamente mais elevadas em todas as subescalas do ACEs. Verificaram-se também níveis mais elevados de vinculações ansiosas e afetos negativos, bem como níveis mais baixos de conforto com a proximidade, confiança nos outros e afetos positivos nas vítimas de abuso sexual. O conforto com a proximidade e a confiança nos outros são preditores significativos dos afetos positivos, enquanto a vinculação ansiosa, o abuso emocional e a confiança nos outros são preditores significativos dos afetos negativos. Conclusões: Os resultados demonstram que experiências adversas precoces, em especial o abuso sexual, estão associadas a padrões de vinculação inseguros e à presença de emoções negativas na idade adulta, podendo comprometer o bem-estar emocional dos indivíduos.
- Intervenções de enfermagem especializada na colheita e preservação de evidências forenses no contexto de emergênciaPublication . Cantanhede, Joana Sofia Télinhos Pimentel; Castro, CidáliaRESUMO As vítimas de agressões, crimes e violência são cada vez mais uma preocupação da sociedade a nível mundial. No contexto de emergência, é de extrema importância a existência de enfermeiros com competências que lhes permitam atuar perante a pessoa em situação crítica vítima de violência, através da implementação de intervenções especializadas na preservação e colheita de vestígios forenses. O gosto pela temática trabalhada, surge no âmbito da prática clínica no serviço de urgência polivalente, onde os casos reportados têm um impacto importante, existindo melhorias a realizar nos cuidados prestados à pessoa em situação crítica vítima de agressão. Neste sentido, com o objetivo de aceder à mais recente evidência científica sobre o tema, foi realizada uma revisão scoping, de acordo com a metodologia proposta por Arksey e O’Malley, intitulada: Intervenções do Enfermeiro Especialista na Colheita e Preservação de Evidências Forenses no Contexto de Emergência. O presente relatório pretende ser um exercício crítico e reflexivo relativo ao percurso desenvolvido ao longo do processo formativo, permitindo a aquisição e desenvolvimento de competências técnicas e cientificas inerentes ao grau de mestre e especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, nos contextos de estágio realizados numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, numa Unidade de Cuidados Intensivos Específica de um Hospital Central e na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. No que concerne à orientação conceptual do pensamento em enfermagem, este encontra-se alicerçado no Modelo Conceptual da Vulnerabilidade Humana de Ada Rogers e no Modelo de Desenvolvimento de Competências de Enfermagem de Patricia Benner de Iniciado a Perito. O percurso realizado foi suportado nos Regulamentos de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, Regulamento dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem Especializados em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e nos descritores de Dublin fundamentais à atribuição do Grau de Mestre em Enfermagem pela qualificação do segundo ciclo de formação.
- Relationship between childhood experiences, beliefs legitimizing sexual violence, sexual victimization in adulthood and shamePublication . Pais, Diana Malha Caldeira; Almeida, TelmaBackground: Adverse childhood experiences (ACEs) present negative consequences throughout life, such as greater feelings of shame. However, the presence of positive childhood experiences (PCEs) can mitigate the impact of childhood adversity, contributing to better mental health and well-being. The relationship between childhood experiences and beliefs legitimizing sexual violence (BLSV) has been the subject of several studies. Nonetheless, the results remain unclear, and the literature has not yet found consensus regarding this relationship. Objectives: Assess the relationship between childhood experiences and BLSV, as well as between childhood experiences and shame. It also aims to compare a sample of victims of sexual violence in adulthood and a sample of non-victims of sexual violence in adulthood in terms of childhood experiences, BLSV, and shame. In addition, it aims to analyze the predictive factors of shame. Participants: The sample consisted of 327 participants aged between 18 and 74, 91 of whom were victims of sexual violence in adulthood, and the remaining 236 were non-victims. Methodology: A Sociodemographic Questionnaire, a Sexual Violence Checklist, the Adverse Childhood Experiences Questionnaire, the Benevolent Childhood Experiences Scale, the Beliefs about Sexual Violence Scale, and the Impact of Event Scale-Revised were applied. Results: The results indicate that both samples exhibit higher levels of PCEs compared to ACEs and shame. There are significant correlations between some ACEs and fewer BLSV, as well as between some ACEs and more feelings of shame. On the other hand, PCEs are associated with lower levels of shame but higher levels of BLSV. When comparing the samples, the victims had more ACEs, more shame, and fewer BLSV. Linear regression indicates that sex, age, emotional abuse, and PCEs are significant predictors of shame. Conclusion: This study highlights the consequences of childhood experiences on the development of beliefs and symptoms associated with trauma, emphasizing the differences between victims and non-victims of sexual violence in adulthood. In this sense, it contributes to the literature and reinforces the need to develop trauma-based prevention strategies that strengthen resilience skills.
