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Intervenções de enfermagem especializada na prevenção de complicações na pessoa em situação crítica com cateter central de inserção periférica

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Vilão, Andreia Marisa Cardoso dos Santos.pdf10.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório, inserido no Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, procura evidenciar as competências comuns e específicas desta área de especialização adquiridas ao longo do percurso formativo conducentes à atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem. Para tal, apresenta-se a descrição das atividades desenvolvidas e a reflexão crítica sobre episódios significativos vivenciados nos estágios, realizados em contexto de Urgência Geral Polivalente, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e Centro de Referência ECMO (Extra Corporeal Membrane Oxygenation). Para a Pessoa em Situação Crítica, um acesso vascular funcional, que permita cumprir o plano terapêutico de forma atempada, segura e eficaz, é imprescindível. O Cateter Central de Inserção Periférica tem-se afirmado como uma tecnologia em expansão em ambiente hospitalar, cuja inserção, guiada por ecografia, requer formação específica e elevada qualificação técnica. A prevenção de complicações associadas a Dispositivos de Acesso Vascular e a segurança dos cuidados são responsabilidades centrais do Enfermeiro Especialista nesta área. Com a finalidade de aprofundar o conhecimento e contribuir para a Prática Baseada na Evidência, foi realizada uma Revisão Scoping, conduzida segundo a metodologia do Joanna Briggs Institute, centrada nas intervenções de enfermagem na prevenção de complicações na pessoa com Cateter Central de Inserção Periférica. Face à crescente incorporação de tecnologia nos cuidados à Pessoa em Situação Crítica, e visando manter o equilíbrio entre competência técnica e humanização dos cuidados de enfermagem, adotou-se como referencial teórico a Teoria da Competência Tecnológica como Cuidado em Enfermagem, de Locsin, que fundamenta a prática especializada neste contexto.
The present report, which is part of the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing in the field of Critical Care Nursing, seeks to underscore the common and specific competencies of this specialization, which were acquired throughout the academic training program leading to the attainment of the title of Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the field of Critical Care Nursing and Master's Degree in Nursing. To this end, a description of the activities undertaken and a reflexive analysis of notable episodes experienced during the internships, completed in the context of a General Polyvalent Emergency Department, a Polyvalent Intensive Care Unit, and an Extra Corporeal Membrane Oxygenation Reference Unit, are hereby presented. For the critically ill person, a functional vascular access that allows the therapeutic plan to be carried out in a timely, safe and effective manner is essential. The peripherally inserted central catheter has emerged as a prevalent technology within hospital settings. Its implementation, guided by ultrasound, necessitates specialized training and substantial technical expertise. The prevention of complications associated with Vascular Access Devices and of patient safety represent central responsibilities of the specialist nurse in this field. In order to deepen knowledge and contribute to evidence-based practice, a scoping review was conducted according to the methodology of the Joanna Briggs Institute. The review focused on nursing interventions in the prevention of complications in people with peripherally inserted central catheters. In consideration of the expanding integration of technology in critical care settings, and with the purpose of preserving a harmonious balance between technical proficiency and the humanization of nursing care, Locsin's Theory of Technological Competence as Nursing Care was adopted as a theoretical framework, thereby providing a conceptual foundation for specialized practice in this domain.

Description

Relatório de Estágio para obtenção do grau de mestre na Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Keywords

Enfermagem médico-cirúrgica Cuidado especializado Pessoa em situação crítica Cateter central de inserção periférica

Pedagogical Context

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