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- Experiência de consumo em lojas de moda de luxo: a atmosfera da loja e o vínculo emocional à marcaPublication . Magalhães, Beatriz Carvalho; Neves, Cidália; Machado, IsabelObjetivo: Este estudo tem como objetivo analisar, no contexto das lojas de moda de luxo, a relação da atmosfera da loja e da personalização do atendimento no vínculo emocional dos consumidores com as marcas. O estudo explora a forma que os elementos sensoriais e a experiência de loja influenciam a perceção de exclusividade e autenticidade das marcas de luxo, bem como o apego emocional dos consumidores às mesmas. Metodologia: Para alcançar o objetivo proposto, foi realizado um estudo qualitativo através de entrevistas semiestruturadas a consumidores de lojas de moda de luxo. A investigação face à atmosfera da loja e à personalização do atendimento afetam a experiência emocional e, consequentemente, o vínculo emocional com a marca. Os dados foram analisados de acordo com uma metodologia qualitativa, utilizando uma abordagem de análise temática. Resultados: Os resultados confirmam que os elementos sensoriais da atmosfera da loja, como a iluminação, o design de interiores, a música e o aroma, influenciam na criação de uma experiência de compra imersiva e emocional. Verificou-se que a personalização do atendimento e a exclusividade da experiência de loja são fatores cruciais para o desenvolvimento de um vínculo emocional profundo com a marca. A experiência de loja, quando bem estruturada, fortalece a perceção de autenticidade e exclusividade e contribui para a lealdade à marca. Implicações Práticas: Os resultados fornecem insights importantes para gestores de marcas de luxo sobre a importância de criar uma atmosfera de loja envolvente e personalizada. A combinação de elementos sensoriais e atendimento personalizado pode reforçar a ligação emocional dos consumidores com as marcas, o que aumenta a sua lealdade e intenção de recompra. Além disso, sugere-se a integração de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, para personalizar ainda mais a experiência do consumidor. Originalidade: Este estudo contribui para a literatura sobre o comportamento do consumidor em lojas de moda de luxo, ao explorar de que forma a atmosfera da loja e a personalização do atendimento influenciam o vínculo emocional com as marcas. A investigação preenche uma lacuna na literatura ao abordar a importância dos fatores sensoriais e emocionais na experiência de compra de luxo e oferece novas perspetivas para a gestão de marcas de luxo.
- Compreender a jornada do consumidor online na área da modaPublication . Costa, Ana Beatriz Santos; Mena, RicardoO presente relatório de estágio centra-se na compreensão da jornada do consumidor online na área da moda, com foco na marca Suits Inc, uma empresa portuguesa que opera desde 2005. No contexto da revolução digital, a jornada do consumidor tornou-se essencial para as estratégias de marketing das empresas de moda, especialmente em Portugal, onde o ecommerce tem crescido a uma taxa superior a 20% ao ano. O estudo destaca que mais de 60% dos consumidores portugueses realizaram compras online de artigos de moda no último ano, com a comodidade, a variedade de opções e as promoções sendo os principais fatores que influenciam essas decisões. Além disso, a personalização da experiência de compra online é cada vez mais exigida pelos consumidores, que esperam um atendimento diferenciado e adaptado às suas necessidades. A investigação foi estruturada em quatro objetivos específicos, que incluem a análise dos fatores que influenciam a jornada do consumidor, a identificação dos estímulos para a conversão em compras online, a análise dos padrões de compra da Suits Inc e a compreensão do processo de decisão de compra. Dado que se trata de um estudo de caso, foi utilizada a metodologia qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas. Por fim, este estudo oferece contribuições pertinentes para o desenvolvimento de estratégias que visem otimizar a experiência do consumidor e reforçar a presença da Suits Inc no mercado digital.
- Abordagem em contexto escolar: projeto de parceria entre a ESSAlcoitão e o CECD Cooperativa para a Inclusão na formação de terapeutas ocupacionaisPublication . Moreira, Nuno; Lucas, Sofia; Mendes, Ana Filipa; Bernardo, CarlaIntrodução: O terapeuta ocupacional é um profissional que está presente nas equipas de apoio à educação inclusiva. Reconhece que o estar e participar em atividades na escola, é uma das principais ocupações das crianças e jovens. Da sua ação é esperado que seja capaz de trabalhar de forma colaborativa, com foco na eliminação ou redução das barreiras à aprendizagem e inclusão. Objetivo: Pretende-se com este trabalho apresentar o desenho e analisar o impacto de três anos de implementação de um projeto de parceria, no âmbito de uma unidade curricular do 3º ano de licenciatura, dirigida à abordagem do terapeuta ocupacional em contexto escolar. Material e Métodos: Enquadrado numa investigação qualitativa, foi realizada uma análise exploratória detalhada do desenho do projeto e uma análise de conteúdo às respostas dos questionários de avaliação, dirigidos aos parceiros. Resultados: A análise exploratória e a análise de conteúdo aos questionários indicam que a metodologia selecionada e as etapas inerentes ao desenho do projeto revelaram-se facilitadoras do desenvolvimento das competências esperadas. Conclusão: Este projeto mostrou ter impacto nos estudantes e nos profissionais envolvidos. A estrutura utilizada no seu desenho promoveu uma boa prática pedagógica, relevante para a reflexão conjunta e dirigida para a comunidade.
- Como é que a inteligência artificial impacta as funções, competências e oportunidades de trabalho dos profissionais de marketing na Geração ZPublication . Gonçalves, Maria Carolina Oliveira; Bandeira, Sílvia; Machado, IsabelO presente relatório de estágio tem como objetivo analisar o impacto da Inteligência Artificial (IA) nas funções, competências e oportunidades dos profissionais de marketing, com especial foco na geração Z. Ao longo do relatório, foram abordados temas como a automação de tarefas, personalização de campanhas, análise de grandes volumes de dados e o uso de ferramentas de IA para otimização de estratégias de marketing. Foi dada particular atenção às competências que os profissionais da geração Z precisam desenvolver, como o domínio de ferramentas de IA, análise de dados e a criação de conteúdo original e impactante. Através de uma metodologia quantitativa, que incluiu um questionário aplicado a uma amostra representativa, foi possível verificar que a maioria dos inquiridos acredita que a IA aumentará as oportunidades de crescimento nas áreas de marketing digital, marketing estratégico e pesquisa de mercado. No entanto, também foram identificados desafios, como questões relacionadas à privacidade de dados e a adaptação da cultura organizacional. Por fim, o relatório conclui que a IA tem o potencial de transformar significativamente o marketing, mas exige que os profissionais adquiram novas competências e que as empresas estejam preparadas para se adaptar às mudanças tecnológicas. Além disso, são sugeridas áreas de melhoria para futuras investigações e a importância de acompanhar a evolução contínua desta tecnologia.
- O papel da utilização do LinkedIn como ferramenta de marketing digital para empresas B2BPublication . Martins, Ana Margarida Pereira; Salomão, MiriamO LinkedIn tem-se consolidado como uma das principais plataformas digital a serem utilizadas por empresas atuantes no ramo business to business (B2B). Oferecendo uma vasta série de recursos que permitem às empresas a construção de relacionamentos comerciais, demonstra-se também como a plataforma ideal para a geração de leads qualificados. Esta investigação explora o papel do LinkedIn no contexto de marketing digital para empresas B2B, tendo em conta que a plataforma oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de estratégias de marketing digital direcionadas para um público profissional, através da possibilidade de segmentação detalhada e da criação de conteúdo relevante. O LinkedIn tem como principais vantagens o networking qualificado, o conteúdo corporativo, as funcionalidades de anúncios pagos com uma maximização do retorno sobre o investimento (ROI) e uma análise de desempenho que incorpora métricas específicas, tais como o alcance e a interação com as publicações. A presente investigação também analisa casos de empresas reais que utilizam o LinkedIn no seu quotidiano como forma de aumentar a sua presença no mercado, demonstrando, na prática, aquelas que são as estratégias com mais sucesso na plataforma. O LinkedIn demonstra ser uma plataforma eficaz para pôr em prática estratégias de marketing digital para empresas B2B, pois promove não só a geração de leads qualificadas, mas também a criação de autoridade no mercado, permitido pela partilha de conteúdo relevante e interações geradas. Ao utilizar o LinkedIn pondo prática uma abordagem estratégica, as empresas B2B conseguem fortalecer as suas relações comerciais, gerar oportunidades de negócio e aumentar a visibilidade da marca, sem comprometer o seu caráter profissional.
- Relação entre o nível de AF, a satisfação com a imagem corporal e a presença de sintomas de burnout, nos docentes de um colégio privado na região da grande LisboaPublication . Chung, Ricardo; Santos, JoanaO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2º ciclo de Estudos em Ensino de EF nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. O estágio pedagógico realizado representa um papel fundamental na nossa formação pessoal e profissional, permitindo-nos evoluir como docentes na área da EF por meio de experiências vivenciadas, conhecimentos e competências adquiridas. O Estágio Pedagógico ocorreu no CSJB, no Lumiar, durante o ano letivo de 2023/2024, onde foi lecionada a disciplina de EF ao 5.º, 9.º e 11.º ano de escolaridade. Este relatório tem como objetivo descrever e refletir sobre as aprendizagens e atividades realizadas ao longo do estágio, face às expetativas iniciais. Este distingue-se em quatro áreas principais. A primeira área é descritiva e aborda os principais objetivos do estágio, a caracterização da instituição e o processo que lá decorreu. A segunda área descreve o tipo de ensino, planeamento e avaliação que ocorre no colégio. A terceira área descreve a nossa participação enquanto professores estagiários na escola e relacionamento com toda a comunidade educativa. Por fim, a quarta área está centrada na investigação da relação entre o burnout, a AF e a imagem corporal em professores do ensino básico e secundário, num colégio privado na região de Lisboa.
- O papel dos elementos-chave na construção e gestão da marca pessoa: um estudo sobre a perceção dos influenciadores digitaisPublication . Azevedo, Beatriz de Sá; Bandeira, SílviaCom o avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais, o mundo digital tornou-se num espaço cada vez mais relevante para os indivíduos, permitindo que estes construam a sua imagem e se destaquem nas áreas em que atuam. Nesse contexto, dois temas ganham destaque: Marca Pessoal e Influenciadores Digitais. A presente investigação tem como principal objetivo compreender o papel dos elementos-chave da construção e gestão da Marca Pessoa. É de ressalvar que foi tida em consideração a perceção dos influenciadores digitais em relação ao tema abordado, mais concretamente, de acordo com a tipologia de influenciador (macro e micro). Assim sendo, o estudo adotou uma metodologia qualitativa, sendo utilizadas entrevistas semiestruturadas a criadores de conteúdo digital, por forma a ser compreendida a perceção e as práticas dos mesmos relativamente ao processo de construção e gestão da sua marca pessoa. A investigação permitiu compreender se os elementos-chave descritos na literatura – autenticidade, conexão emocional e consistência – são, efetivamente, percecionados pelos protagonistas como fundamental. Para além disso, foi dada a oportunidade aos influenciadores digitais de expressarem abertamente a sua opinião em relação ao assunto, o que resultou em elementos adicionais aos mencionados na literatura – relatability e humanização de conteúdo. Por fim, também foi possível perceber de que forma as diferentes plataformas digitais apresentam impacto face ao processo de construção e gestão de uma marca pessoa.
- Employer branding e geração Z: o potencial do TikTok na atração de talentos e construção de marcas empregadorasPublication . Lima, Luiza Cunha Ramos de; Bandeira, SílviaA seguinte dissertação investiga o uso da plataforma TikTok como ferramenta estratégica de employer branding voltada para a Geração Z. O estudo parte da crescente relevância das redes sociais no recrutamento e retenção de talentos, explorando como o TikTok pode ser utilizado para atrair esse grupo geracional, especialmente através de conteúdos que refletem os valores e a cultura organizacional. Foi utilizado a abordagem qualitativa, baseada em entrevistas semiestruturadas com jovens em busca ativa de emprego. Ademais, o estudo avalia como as percepções sobre o conteúdo de employer branding no TikTok moldam a imagem do empregador e influenciam a decisão de candidatura. Os resultados revelam que essa geração tem preferência por conteúdos autênticos e transparentes, valorizando vídeos informais que mostram o cotidiano real da empresa e seus colaboradores. Academicamente, este estudo contribui para a literatura ao expandir o entendimento sobre as práticas de employer branding no contexto das mídias sociais, um campo ainda pouco explorado em relação a Geração Z. A pesquisa também oferece insights práticos sobre como empresas podem adaptar suas estratégias de comunicação para se tornarem mais atraentes e competitivas na captação de jovens talentos, evidenciando o papel crucial de plataformas como o TikTok na construção da marca empregadora. Dessa forma, o trabalho a seguir agrega ao campo da gestão de marketing e recursos humanos, a propor um novo oolhar sobre o recrutamento digital e o engajamento com novos públicos.
- Implantes dentários em pacientes em terapia anticoagulantePublication . Alves, Pedro Alexandre Azevedo; Cardoso, José MariaA terapia anticoagulante é bastante usada para a prevenção de acontecimentos tromboembólicos como arritmias cardíacas, enfartes, embolias pulmonares, tromboses venosas profundas, entre outros. Contudo estes medicamentos podem aumentar o risco de complicações hemorrágicas durante os procedimentos cirúrgicos, incluindo a cirurgia de colocação de implantes dentários. A gestão desses mesmos riscos é fundamental para o sucesso do procedimento e principalmente para a saúde do paciente. A interrupção dos anticoagulantes pode aumentar o risco de eventos tromboembólicos, mas por outro lado, a continuidade dos mesmos pode levar a complicações durante os procedimentos cirúrgicos. A decisão deve ser baseada numa avaliação de riscos e benefícios individualizada por parte do médico dentista e do hematologista. A estabilidade primária dos implantes é crucial para o seu sucesso. A densidade óssea, o tipo de procedimento e manuseamento perioperatório influenciam a osteointegração. Ajustes na técnica cirúrgica, continuidade ou não da medicação anticoagulante e monitorização constante são fundamentais para otimizar as taxas de sucesso e sobrevivência dos implantes dentários e minimizar o risco de complicações. Esta dissertação abordará e discutirá a importância de protocolos clínicos específicos para este tipo de pacientes, debatendo a necessidade de uma colaboração interdisciplinar de forma a assegurar previsibilidade e ausência de complicações na cirurgia de colocação de implantes dentários. Os implantes dentários são uma opção segura e de confiança para pacientes em terapia anticoagulante, desde que os protocolos clínicos adequados sejam seguidos.
- Terapia guiada do biofilme : qual a evidência?Publication . Ferreira, Rúben Miguel Belchior; Santos, Alexandre MiguelGuided biofilm therapy (GBT) é uma abordagem moderna e sistemática na medicina dentária, focada na gestão eficaz do biofilme bacteriano, principal causa das doenças periodontais e peri-implantares. Este protocolo combina diagnósticos precisos, tratamentos eficazes e estratégias educativas para promover uma saúde oral abrangente e preventiva. O GBT é um protocolo que se divide em 8 etapas, tendo início com uma avaliação detalhada da saúde oral do paciente, através da utilização de reveladores do biofilme é crucial para a visualização das áreas afetadas, facilitando o diagnóstico e a educação do paciente. Informar e motivar os pacientes sobre a importância da higiene oral e da remoção regular do biofilme é essencial para garantir a adesão ao tratamento e a manutenção preventiva. Um componente central do GBT é a utilização de agentes de limpeza como pó de glicina ou eritritol, aplicados com dispositivos de polimento a ar, tais como peça de mão AIRFLOW®, PERIOFLOW® e PIEZON®. Esses agentes são a glicina e o eritritol, utilizados na remoção do biofilme e possuem propriedades que minimizam o risco de danos aos tecidos gengivais e às superfícies dentárias. O uso destes pós resulta em uma redução da inflamação gengival e na profundidade das bolsas periodontais, melhorando a saúde periodontal geral dos pacientes. O protocolo Terapia guiada do biofilme inclui a profilaxia e polimento dentário com AIRFLOW PROPHYLAXIS MASTER da EMS de modo a diminuir qualquer rugosidade da superfície dos dentes, o biofilme presente e prevenir a recolonização bacteriana. Adicionalmente, pastas profiláticas com flúor podem ser aplicadas para fortalecer o esmalte dentário. A abordagem preventiva e minimamente invasiva do GBT, um protocolo abrangente destaca-se pelo seu foco na manutenção da saúde oral a longo prazo. Integra diagnósticos precisos, intervenções terapêuticas eficazes e estratégias educativas ao enfatizar a remoção eficiente do biofilme e a educação contínua do paciente. A adesão dos pacientes ao tratamento é melhorada através de um entendimento maior da importância da higiene oral e da manutenção regular. Esta abordagem holística não só melhora a saúde oral, mas também promove a prevenção de doenças periodontais e peri-implantares, tornando-se uma prática essencial na medicina dentária contemporânea.