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- O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemáticaPublication . Gomes dos Santos, Isabela; Teodoro, Renata; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, AdrianaAs metodologias ativas de ensino constituem uma alternativa ao ensino tradicional. Sob uma nova perspectiva, os estudantes são colocados no centro do processo educativo para que eles aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se aproximam da realidade. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação, os benefícios e fragilidades dos métodos ativos para o Ensino de Ciências no Brasil. Os resultados indicaram que há poucas publicações sobre metodologias ativas direcionadas ao Ensino de Ciências. As pesquisas descreveram diversas estratégias e enfatizaram os benefícios do uso de metodologias ativas que incluem um maior engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais.
- DESAFIOS NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVAPublication . Dias Batista, Adriana; Dos Santos Prado Sadoyama, Adriana; Sadoyama, GeraldoA pandemia do COVID-19 trouxe mudanças significativas para a educação. Desta forma o estudo busca sistematizar o conhecimento produzido acerca dos desafios enfrentados por professores, estudantes e pais/responsáveis nas instituições educacionais frente à implementação do ensino remoto emergencial na pandemia da COVID-19 no ano de 2020. Este trabalho tem como base uma revisão integrativa da literatura na busca pelos desafios que a educação vem enfrentando com esse novo modelo de ensino. Para tanto as buscas foram realizadas em algumas bases de dados, por exemplo: ERIC, CAPES, utilizando os descritores controlados “educação”, “aprendizagem”, “coronavirus” e “COVID-19”. Na busca de inovação, há intervenções que devem ser repensadas para garantir o ensino para todos levando em consideração as diferenças de países e regionalidades.
- Trajetórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGAYA no período 2014-2019Publication . Morais, José C.; Neves, Nelson; Soveral, LuísEste estudo tem por base um levantamento de dados realizado no âmbito da monitorização permanente que o ISPGAYA efetua sobre os trajetos académicos e profissionais dos seus diplomados, um procedimento integrado no seu Sistema Interno da Qualidade, indo de encontro a exigências e referenciais de avaliação da A3ES. Recorre-se a um questionário construído para o efeito, intitulado: Questionário sobre as Trajetórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGAYA (QTAPDI). Este levantamento participado por 120 alunos, oriundos de 7 licenciaturas diferentes, que concluíram as suas licenciaturas no período de 5 anos que se estende de 2015 a 2019. A análise quantitativa e descritiva conclui da adequação da oferta educativa da instituição, apontando também, alguns pontos reflexão a incluir na estratégia dessa oferta formativa, concretizadora de espectativas pessoais dos alunos, e indo de encontro às demandas do mercado de trabalho regional.
- Covid-19 vs Ensino à distância: reflexão do contexto angolanoPublication . Salomão, JanísioEm Angola a COVID-19 surgiu, foi-se instalando e hoje apresenta números preocupantes. Surgiu a necessidade de se repensar acerca de questões relacionadas com o conhecimento e aprendizagem num mundo cada vez mais incerto e frágil. O estudo, tem como objetivo analisar a implementação do EaD no contexto Angolano à luz da COVID-19. O estudo é empírico, de opinião. Apenas 37,5% da população Angolana tem acesso a telemóvel, 9% da população com 5 ou mais anos de idade tem acesso a computador e 10,2% tem acesso a internet. Quando comparamos o uso das tecnologias de informação entre a população que reside na área urbana e rural, o fosso é maior. Estes fatores terão de ser repensados para implementação EaD em Angola.
- ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE EM FUNÇÃO DA RESIDÊNCIA E DO ANO ACADÉMICOPublication . Covas, Filomena; Veiga, Feliciano HenriquesA presente pesquisa analisa as diferenças no envolvimento dos estudantes do Ensino Superior, definido como um processo de investimento motivacional na aprendizagem e na escola, em função das variáveis residência e ano académico. A amostra foi constituída por 715 estudantes tendo os dados sido recolhidos através de um inquérito on-line que incluiu a Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola, uma Escala Quadri-Dimensional. Na análise dos resultados em função da residência, foram encontradas diferenças significativas no envolvimento, favoráveis aos estudantes não deslocados e, em função do ano académico, favoráveis, na dimensão afetiva, ao primeiro ano face ao grupo finalista e, na dimensão agenciativa, aos finalistas relativamente ao grupo do segundo ano. Os resultados foram interpretados à luz da literatura revista.
- Políticas de avaliação da qualidade na educação superior: trajetórias dos diplomados do ISPGAYAPublication . Morais, José Carlos; Neves, Nelson; Sá, SusanaEste artigo tem por base um levantamento de dados realizado no âmbito da monitorização permanente que o ISPGAYA efetua sobre os trajetos académicos e profissionais dos seus diplomados, um procedimento integrado no seu Sistema Interno da Qualidade, indo de encontro a exigências e referenciais de avaliação da A3ES. Recorre-se a um questionário construído para o efeito, intitulado: Questionário sobre as Trajetórias Académicas e Profissionais dos Diplomados do ISPGAYA (QTAPDI). Este levantamento participado por 120 alunos, oriundos de 7 licenciaturas diferentes, que concluíram as suas licenciaturas no período de 5 anos que se estende de 2015 a 2019. A análise quantitativa e descritiva conclui da adequação da oferta educativa da instituição, apontando também, alguns pontos reflexão a incluir na estratégia dessa oferta formativa, concretizadora de espectativas pessoais dos alunos, e indo de encontro às demandas do mercado de trabalho regional.
- Atos reflexivos docentes nas narrativas das práticas pedagógicas na formação de professores de graduação em medicinaPublication . Sadoyama, Adriana; Brum, Carolina; Duarte, PolianaEsta pesquisa teve como objetivo relatar a experiência de docentes do curso de medicina de uma universidade pública federal. Através da construção da narrativa os docentes trazem na essência de suas narrativas os desafios na busca pelo aperfeiçoamento dos saberes docentes através do desenvolvimento e elaboração de suas práticas educativas. Os resultados demonstraram que a técnica das narrativas como coletas de dados foi efetiva e trouxe através das análises das categorias gramaticais na análise do discurso das narrativas apontaram que os docentes reconhecem suas lacunas epistemológicas em relação aos saberes docentes.
- Práticas educativas parentais e o comportamento das crianças no contexto da educação infantilPublication . Trindade, Thaís; Pessôa, LucianaO presente trabalho teve como objetivo investigar comportamentos transgressores de crianças dos três a cinco anos do município do Rio de Janeiro, baseado nos estudos de Bronfenbrenner. Participaram do estudo 50 pais e 5 professoras de creches e pré-escolas da zona sul e zona norte do Rio de Janeiro. Foi realizada uma entrevista dirigida com as professoras para investigar os comportamentos transgressores das crianças no espaço e o instrumento sociodemográfico nos pais. Foi possível identificar que não houve uma palavra referente à transgressão ou à agressividade aparecendo na árvore de palavras, nem nas nuvens de palavras. Acredita-se que o presente estudo possa trazer benefícios tanto para a área de educação quanto para a área da psicologia do desenvolvimento.
- Revista Politécnica nº 27 (2020)Publication . Vários, Vários