Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemática

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

As metodologias ativas de ensino constituem uma alternativa ao ensino tradicional. Sob uma nova perspectiva, os estudantes são colocados no centro do processo educativo para que eles aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se aproximam da realidade. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação, os benefícios e fragilidades dos métodos ativos para o Ensino de Ciências no Brasil. Os resultados indicaram que há poucas publicações sobre metodologias ativas direcionadas ao Ensino de Ciências. As pesquisas descreveram diversas estratégias e enfatizaram os benefícios do uso de metodologias ativas que incluem um maior engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais.

Description

Keywords

Metodologias ativas de ensino; Metodologias inovadoras de ensino; Ensino de Ciências

Citation

Santos, I., Teodoro, R., Sadoyama, G., Sadoyama, A. (2020). O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemática. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 69-91.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPGAYA

CC License