Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.11 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As metodologias ativas de ensino constituem uma alternativa ao ensino tradicional. Sob uma
nova perspectiva, os estudantes são colocados no centro do processo educativo para que eles aprendam
de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se aproximam da realidade.
Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação, os benefícios e
fragilidades dos métodos ativos para o Ensino de Ciências no Brasil. Os resultados indicaram que há
poucas publicações sobre metodologias ativas direcionadas ao Ensino de Ciências. As pesquisas
descreveram diversas estratégias e enfatizaram os benefícios do uso de metodologias ativas que incluem
um maior engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais.
Description
Keywords
Metodologias ativas de ensino; Metodologias inovadoras de ensino; Ensino de Ciências
Citation
Santos, I., Teodoro, R., Sadoyama, G., Sadoyama, A. (2020). O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemática. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 69-91.