Publication
O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemática
dc.contributor.author | Gomes dos Santos, Isabela | |
dc.contributor.author | Teodoro, Renata | |
dc.contributor.author | Sadoyama, Geraldo | |
dc.contributor.author | Sadoyama, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2021-01-12T17:10:15Z | |
dc.date.available | 2021-01-12T17:10:15Z | |
dc.date.issued | 2020-12-31 | |
dc.description.abstract | As metodologias ativas de ensino constituem uma alternativa ao ensino tradicional. Sob uma nova perspectiva, os estudantes são colocados no centro do processo educativo para que eles aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se aproximam da realidade. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação, os benefícios e fragilidades dos métodos ativos para o Ensino de Ciências no Brasil. Os resultados indicaram que há poucas publicações sobre metodologias ativas direcionadas ao Ensino de Ciências. As pesquisas descreveram diversas estratégias e enfatizaram os benefícios do uso de metodologias ativas que incluem um maior engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Santos, I., Teodoro, R., Sadoyama, G., Sadoyama, A. (2020). O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemática. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 24 (3), 69-91. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/34676 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ISPGAYA | pt_PT |
dc.subject | Metodologias ativas de ensino; Metodologias inovadoras de ensino; Ensino de Ciências | pt_PT |
dc.title | O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemática | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Gaia | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 91 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 3 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 69 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | 24 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 69_PDFsam_ O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS UM ESTUDO DE REVISÃO SISTEMÁTICAPEC Dezembro 2020.pdf
- Size:
- 1.11 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format