Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-03"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- On the use of CEP in safety-critical systemsPublication . Abramova, Veronika; Bernardino, Jorge Fernandes RodriguesNos dias de hoje, a informação é um dos principais recursos de qualquer empresa e desempenha um papel importante na tomada de decisão. Para as equipas de gestão, a obtenção de informações importantes o mais rápido possível é uma prioridade, que pode se tornar desafiadora quando existem muitos dados a serem processados. Os mecanismos complexos de processamento de eventos (CEP) são capazes de processar o contínuo fluxo de dados, separando a informação e filtrando os dados de pouca relevância. Assim, os sistemas da CEP são capazes de analisar milhares de registros de dados de forma muito rápida, reduzindo o atraso entre a receção e processamento de dados, tornando-se conveniente para a tomada de decisão. Acreditamos que esta capacidade operacional, poderia beneficiar qualquer sistema atual de gestão de dados. Mas, existem diversos tipos de sistemas de informação, aplicados a uma variedade de áreas empresariais, que operam em diferentes ambientes, além de exigir inúmeros métodos para garantir sua correta operacionalidade. Um tipo desses sistemas, são sistemas críticos, responsáveis por infraestruturas com grande impacto e que podem causar danos elevados às pessoas, à sociedade ou ao meio ambiente. Os sistemas críticos são responsáveis pela realização de operações em ambientes críticos, tais como armazenamento de água, estações de petróleo e atómicas, sistemas de veículos e aviários, dispositivos médicos, etc. Uma vez que esses sistemas são necessários para gerar resposta e alertas em tempo real, é possível que os motores CEP podem ser uma solução para melhorar o desempenho desses sistemas. Mas, os sistemas críticos possuem outros atributos de qualidade, como a proteção, a confiabilidade e a segurança. Neste trabalho, investigamos se os motores CEP podem ser usados em sistemas críticos e se são capazes de lidar com os atributos de qualidade desses sistemas. Depois de descrever os motores CEP, os sistemas críticos e seus atributos de qualidade, nos concentramos em segurança e proteção e fornecemos uma solução para a autenticidade de dados como mecanismo adicionado a um dos motores CEP mais populares, o ESPER. Concluímos que a solução proposta fornece autenticidade de dados, mas também tem um impacto considerável no desempenho
- Measurement of the Splitting Function in $pp$ and Pb-Pb Collisions at $\sqrt{s_{_{\mathrm{NN}}}} =$ 5.02 TeVPublication . CMS collaboration (2258 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeData from heavy ion collisions suggest that the evolution of a parton shower is modified by interactions with the color charges in the dense partonic medium created in these collisions, but it is not known where in the shower evolution the modifications occur. The momentum ratio of the two leading partons, resolved as subjets, provides information about the parton shower evolution. This substructure observable, known as the splitting function, reflects the process of a parton splitting into two other partons and has been measured for jets with transverse momentum between 140 and 500 GeV, in pp and PbPb collisions at a center-of-mass energy of 5.02 TeV per nucleon pair. In central PbPb collisions, the splitting function indicates a more unbalanced momentum ratio, compared to peripheral PbPb and pp collisions.. The measurements are compared to various predictions from event generators and analytical calculations.
- ORIENTAÇÃO PARA RESULTADOS: Foco no Conhecimento e na Participação PopularPublication . dos Passos Ribeiro Melo, Leila Maria; Curto, HelenaA pesquisa ‘Orientação para resultados com foco no conhecimento e na participação popular’ é um estudo de natureza bibliográfica, que faz uso do método quantitativo, e tem como meios de investigação as pesquisas de campo e descritiva. Seu objetivo foi avaliar em que medida os cidadãos compreendem e efetivamente exercem seu direito de cidadania em relação à participação pública, e se conhecem as leis e os dispositivos de Ordenamento Territorial do local onde residem, isto é, o Plano Diretor do Município de São Luís, com fundamento teórico no estado democrático de direito estabelecido na Constituição Federal brasileira e estudos da academia. Assim, utilizou-se a pesquisa desenvolvida por Carreira, Machado e Vasconcelos (2016) em Portugal, como base para elaboração do questionário on-line ‒ composto por perguntas fechadas (“sim” e “não”) e em escala Likert de cinco pontos ‒ distribuído no município de São Luís, aplicado no Google Docs em uma amostra de 200 pessoas. Os dados foram tratados com a aplicação de testes estatísticos, elaborados no software SPSS, com o objetivo de comprovar as hipóteses levantadas. Dentre os testes aplicados estão o alfa Cronbach, Kolmogorov-Sminorv (KS), e Análise Fatorial (AF), estes dois últimos tiveram como objetivo efetuar a análise descritiva e multivariada dos dados da pesquisa, e permitiu evidenciar um resultado diferente daquele encontrado por Carreira et al. (2016), em Portugal. Pelo coeficiente alfa de Cronbach encontrado, de 0,913 e de 0,914, verificou-se que as questões dispostas na escala Likert possuíam alta confiabilidade; o teste de Kolmogorov- Smirnov (KS), responsável pela análise descritiva, detectou que a maioria dos cidadãos que conhece leis e instrumentos de Ordenamento Territorial está na maior faixa etária e tem maior nível educacional; a Análise Fatorial (AF), utilizada para confirmar as hipóteses do estudo, demonstrou que os índices encontrados não foram suficientes para comprovar a correlação das variáveis conhecimento das leis, instrumentos de Ordenamento Territorial de São Luís e a participação pública, pois, mesmo cidadãos com razoável nível de conhecimento sobre essas ferramentas, possuem participação baixa, na ordem de 10,5%, sendo pior ainda naqueles mais jovens e menos instruídos, 0%. O estudo propõe que a gestão pública desenvolva mecanismos capazes de estimular a participação popular, fornecendo informações claras, principalmente, às camadas mais distantes das discussões políticas.
- Empreendedorismo e Desempenho estratégico em tempos de crise: Uma análise sobre o comportamento empresarial dos pequenos e médios negóciosPublication . Oliveira Gomes, Carla Roberta; Dias, ÁlvaroO empreendedorismo e o desempenho estratégico, em tempos de crise, têm recebido maior interesse investigativo e editorial nos últimos anos, evidenciando a importância de estudos mais concretos sobre a dinâmica empresarial dos pequenos e médios negócios e a necessidade de implantação de estratégias em momentos turbulentos da economia local e global. Este estudo investiga o comportamento e as capacidades empreendedoras dos empresários desta modalidade de negócio, no fito de compreender melhor o seu desenvolvimento. Em face deste propósito, analisa-se a conduta empresarial de pequenos e médios negócios, consoante as atuais interpretações teóricas e com base em uma análise setorial de empresas de pequeno e médio portes do Maranhão, sobre os fatores que influenciam a ação empreendedora e o desempenho estratégico dessas modalidades de negócio, averiguando a performance empresarial em tempos de crise. Pois o empreendedorismo, nessa modalidade, depende de atitudes comportamentais com foco na eficiência e eficácia dos negócios, além de necessitar de criatividade na forma de empreender, para transformar as dificuldades em oportunidades. Como método de pesquisa, aplicou-se uma pesquisa com base na análise setorial, substanciada pela revisão de literatura, na qual foram analisados estudos recentes correlatos à temática, com a finalidade de comparar as teorias administrativas contemporâneas com o evento alusivo à crise econômica, como fator preponderante para o desempenho dos negócios. O modelo de análise setorial tem caráter exploratório e confirmatório e o propósito metodológico do estudo compreende, ainda, responder às especificidades dos eventos socioeconômicos e comportamentais de forma quantitativa. Os resultados da investigação mostram que é irrelevante o porte da empresa, tanto para a tomada de ações estratégicas, quanto para a velocidade em empreender ações de crescimento. Identificou-se que as MPEs alcançam maior velocidade de ações de crescimento, assim como de empreender ações conjuntas, quando dispõem de capacidades tecnológicas. Além disso, a pesquisa evidenciou que existe uma forte correlação na presença de competências de liderança nas MPEs, velocidade de ações de crescimento e de empreender ações conjuntas. Ressalta-se ainda, algumas limitações nos resultados desta investigação, decorrentes da formulação de questões muito similares e numerosas, que podem ter induzido o respondente a usar de pouca reflexão.
- O COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORES E PREFERÊNCIAS POR CERVEJA EM SÃO LUÍS, MARANHÃO, BRASIL.Publication . Rodrigues dos Santos, Ana nery; Dias, ÁlvaroO presente trabalho teve como objetivo central estudar quais são os fatores motivadores que determinam o comportamento dos consumidores de cerveja em São Luís do Maranhão, Brasil, e se tais fatores levam em conta as experiências sensoriais proporcionadas pela bebida. No intuito de alcançar este fim, foram estabelecidos como objetivos específicos identificar o perfil de consumo por gênero, desvelar se as mulheres têm preferência por determinados tipos de cerveja e se está ocorrendo alguma mudança de preferência em razão do aumento das oportunidades de contato com bebidas mais elaboradas. O estudo desenvolveu-se por meio de pesquisa descritiva e explicativa ‒ fundamentada em um amplo e consistente arcabouço teórico e subsidiada por dados quantitativos, apurados mediante aplicação de questionário, via redes sociais, a uma amostra de 176 pessoas, em idade superior a 18 anos e residentes na cidade de São Luís, Maranhão. Para a aplicação do questionário, baseado na pesquisa de Bruwer et al. (2011), recorreu-se à plataforma Google Forms, instrumento que garantiu o levantamento e tratamento dos dados necessários à consecução da análise proposta. Os resultados, quanto ao perfil da amostra, revelaram que a maioria dos consumidores participantes da pesquisa é do gênero feminino; se concentra na faixa de 29 a 34 anos; possui nível superior; e renda de até 20 mil reais por ano. Os locais preferidos para o consumo de cerveja são os bares e restaurantes e o fator de maior influência sobre o consumo é a ocasião social. Detectou-se ainda, que o maior número de consumidores de cerveja pertence a famílias nas quais 1 ou 2 pessoas já consome a bebida. Por fim, constatou-se que, de fato, os homens consomem e gastam mais com cerveja do que as mulheres, inclusive por faixa etária, contudo as mulheres consomem tipos de cerveja mais caros, reduzindo relativamente essa desigualdade; as mulheres estão mais propensas do que os homens a serem influenciadas em suas compras de cerveja por seus parentes, amigos e ocasião social; a preferência das mulheres por cerveja leve é maior que a dos homens, especialmente por cervejas artesanais; as diferenças nas preferências entre homens e mulheres estão diminuindo, uma vez que as oportunidades para experimentar a cerveja estão aumentando, portanto, grupos etários mais jovens apresentarão menos diferenças. Não foi encontrada comprovação de que a escolha de alimentos para combinar com a bebida é o fator mais importante em todos os grupos de idade e gênero para o consumo de cerveja. Em razão dos resultados, acredita-se que os produtores de cerveja, distribuidores, bares, restaurantes e lojas de varejo possam identificar melhor as preferências e motivações de consumo dos apreciadores de cerveja de São Luís, Maranhão, criando e promovendo, por meio de estratégias de marketing especialidades do produto que atendam a essas necessidades e desejos. Ademais, sugere-se, diante das possibilidades de ampliação da temática, que novas abordagens sejam feitas, inclusive ampliando a amostra e promovendo comparações com outras regiões do país.
- Determinantes da retenção de empregados nas empresas no BrasilPublication . Ataíde Silva, Melissa Rodrigues; Dias, ÁlvaroNo intuito de discutir o fenômeno da rotatividade nas empresas, este estudo teve como objetivo analisar quais os determinantes da retenção de empregados nas empresas brasileiras. A partir de então, observar os aspectos motivacionais para atrair e reter talentos. O tema aprofunda a discussão acerca dos fatores socioambientais e comportamentais dos empregados e empregadores dentro das organizações. Constatando que o aprendizado sobre motivação, turnover e gerenciamento de recursos humanos é fundamental para uma gestão organizacional promissora. A metodologia aplicada nesta pesquisa responde ao recurso investigativo, utilizando-se do método quantitativo, empregado pela estatística descritiva e a análise multivariada (análise fatorial) em uma amostra de empregados e gestores de empresas brasileiras, desenvolvido em um Estudo de caso. Com o corolário, pôde-se concluir que as categorias pesquisadas apresentam níveis referenciais significativos sobre os determinantes de retenção de empregados nas empresas, decorrentes do fenômeno turnover. Os resultados demonstraram estar correlacionados com o tipo de teoria que as empresas brasileiras têm se baseado para reter seus empregados, o que tem levado, em muitos casos, a um nível de alta rotatividade. Foi apurado que ‒ salários justos e competitivos; benefícios; políticas de promoção e ascensão na carreira; rotatividade nos cargos; ganhos baseados na performance; recompensas; boas condições de trabalho; vida balanceada e identidade com os valores e crenças da empresa; estilo de liderança, política de canais abertos e aproveitamento de boas ideias; além de políticas de treinamento e educação continuada ‒ são fatores determinantes para o turnover nas empresas, tendo elevado grau de concordância entre os empregados e empregadores participantes da pesquisa.
- Gestão Estratégica e de processos:Um Modelo orientado para a alta Performance EmpresarialPublication . Carvalho e Souza, Maria Olga; Dias, ÁlvaroA performance das empresas tem sido razão de grande interesse no mundo organizacional e acadêmico. As rápidas mudanças, o avanço tecnológico, a nova concorrência, o ciclo rápido de produtos e as exigências do consumidor têm provocado uma constante reorientação para as estratégias e para os processos de trabalho. No Brasil, especialmente, há um enorme interesse pelas questões de sobrevivência das empresas, dado o elevado número de mortes empresariais prematuras, principalmente no campo das micro e pequenas empresas. Nesse mesmo interesse, iniciamos esta pesquisa qualitativa exploratória com o intuito de buscar informações sobre especificidades de algumas firmas que conseguem se manter no mercado, com razoável concorrência e por longos anos. Selecionamos dentro deste universo, três firmas localizadas na cidade de Teresina (PI) que têm apresentado um fôlego significativo diante de um ambiente turbulento e imprevisível. Algumas características, comportamentos e competências foram destacados como prováveis indicadores de capacidade dinâmica que levam à conquista de uma vantagem competitiva, e que, consequentemente, fazem com que essas empresas sejam lembradas e escolhidas pelos consumidores dentre as demais existentes na mesma praça ou região: atenção às mudanças ambientais, familiaridade e conhecimento do que faz, histórico de bons produtos e projetos de qualidade, participação efetiva de parceiros e clientes, exclusividade de produtos, aprendizagem constante com as práticas de trabalho.
- A Influência dos Padrões Culturais na Evidenciação Contábil, das Pequenas e Médias Empresas no BrasilPublication . Meyre Gomes, Francy; Dias, ÁlvaroEm termos contábeis e empresariais, a cultura é um conceito que pode sofrer impacto do sistema legal, arcabouço tributário e na forma como as empresas são constituídas e financiadas. Esta pesquisa procurou verificar se os valores culturais são também confirmados no ambiente contábil brasileiro. Para isso, buscou investigar em que medida os valores culturais influenciam a adoção das práticas contábeis adotadas pelo Brasil a partir da convergência aos padrões internacionais representados pelas Normas Internacionais de Contabilidade. A realização da pesquisa foi antecedida de uma extensão revisão bibliográfica, abrangendo as principais revistas e jornais acadêmicos, livros e outros periódicos que abordam a temática relacionada não apenas aos aspectos culturais, mas também à adoção de normas internacionais de contabilidade. O desenvolvimento da pesquisa utilizou três recursos metodológicos no campo da estatística, a estatística descritiva, análise fatorial, e como método de análise a modelagem por meio das equações estruturais. Este estudo empregou um questionário transversal na escala de Likert (1 = discordo totalmente; 2 = discordo parcialmente; 3 = discordo; 4 = concordo; 5 = concordo totalmente). A amostra foi coletada a partir da base de contadores existentes e registrada para atuar no Estado do Maranhão, na região Nordeste do Brasil. A correlação analisada entre as hipóteses identificou-se que os padrões culturais propostos por Hofstede afetam fortemente o serviço contábil. Eles retardam a adoção do modelo IFRS, reduzem a qualidade da informação contábil, colocam o contador em papel secundário na sociedade, isolando-o da participação ou interação com outros profissionais. A discussão que permeou as hipóteses foi validada, evidenciando que os fatores relacionados às características culturais influenciam a postura empresarial, tanto no segmento contábil como também em outros ramos de negócio. A preocupação permeia sobre a capacidade de conhecer estratégias de gestão que possam avaliar os fatores de risco para evitar o baixo desempenho das suas atividades.
- Consumo de arte e cultura em Portugal: o caso dos museusPublication . Santos, Diogo Montes; Ferreira, MafaldaOs museus portugueses representam centros de divulgação de cultura e são os principais responsáveis pela criação de programas que promovem a arte e cultura. Desta forma, optou-se por realizar um estudo que avaliasse os fatores que influenciavam os consumidores a visitar museus, tentando perceber quais as motivações do visitante, qual o seu sentimento relativamente ao museu, se o uso de novas tecnologias influencia a visita e qual a sua intenção comportamental. Obteve-se uma amostra por quotas da população portuguesa, através da administração de inquéritos online. Assim, a criação de estratégias de marketing que apelem às motivações do consumidor e a integração de novas tecnologias na experiência museológica parecem ser medidas a adotar pelos museus para aumentarem o número de visitas e fidelizarem o visitante.