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Abstract(s)
O empreendedorismo e o desempenho estratégico, em tempos de crise, têm recebido maior
interesse investigativo e editorial nos últimos anos, evidenciando a importância de estudos
mais concretos sobre a dinâmica empresarial dos pequenos e médios negócios e a necessidade
de implantação de estratégias em momentos turbulentos da economia local e global. Este
estudo investiga o comportamento e as capacidades empreendedoras dos empresários desta
modalidade de negócio, no fito de compreender melhor o seu desenvolvimento. Em face deste
propósito, analisa-se a conduta empresarial de pequenos e médios negócios, consoante as
atuais interpretações teóricas e com base em uma análise setorial de empresas de pequeno e
médio portes do Maranhão, sobre os fatores que influenciam a ação empreendedora e o
desempenho estratégico dessas modalidades de negócio, averiguando a performance
empresarial em tempos de crise. Pois o empreendedorismo, nessa modalidade, depende de
atitudes comportamentais com foco na eficiência e eficácia dos negócios, além de necessitar
de criatividade na forma de empreender, para transformar as dificuldades em oportunidades.
Como método de pesquisa, aplicou-se uma pesquisa com base na análise setorial,
substanciada pela revisão de literatura, na qual foram analisados estudos recentes correlatos à
temática, com a finalidade de comparar as teorias administrativas contemporâneas com o
evento alusivo à crise econômica, como fator preponderante para o desempenho dos negócios.
O modelo de análise setorial tem caráter exploratório e confirmatório e o propósito
metodológico do estudo compreende, ainda, responder às especificidades dos eventos
socioeconômicos e comportamentais de forma quantitativa. Os resultados da investigação
mostram que é irrelevante o porte da empresa, tanto para a tomada de ações estratégicas,
quanto para a velocidade em empreender ações de crescimento. Identificou-se que as MPEs
alcançam maior velocidade de ações de crescimento, assim como de empreender ações
conjuntas, quando dispõem de capacidades tecnológicas. Além disso, a pesquisa evidenciou
que existe uma forte correlação na presença de competências de liderança nas MPEs,
velocidade de ações de crescimento e de empreender ações conjuntas. Ressalta-se ainda,
algumas limitações nos resultados desta investigação, decorrentes da formulação de questões
muito similares e numerosas, que podem ter induzido o respondente a usar de pouca reflexão.
Description
Keywords
Comportamento empresarial; Desempenho estratégico; Empreendedorismo; Pequenos e médios negócios.
