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Authors
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Abstract(s)
O presente trabalho teve como objetivo central estudar quais são os fatores motivadores que
determinam o comportamento dos consumidores de cerveja em São Luís do Maranhão, Brasil,
e se tais fatores levam em conta as experiências sensoriais proporcionadas pela bebida. No
intuito de alcançar este fim, foram estabelecidos como objetivos específicos identificar o
perfil de consumo por gênero, desvelar se as mulheres têm preferência por determinados tipos
de cerveja e se está ocorrendo alguma mudança de preferência em razão do aumento das
oportunidades de contato com bebidas mais elaboradas. O estudo desenvolveu-se por meio de
pesquisa descritiva e explicativa ‒ fundamentada em um amplo e consistente arcabouço
teórico e subsidiada por dados quantitativos, apurados mediante aplicação de questionário, via
redes sociais, a uma amostra de 176 pessoas, em idade superior a 18 anos e residentes na
cidade de São Luís, Maranhão. Para a aplicação do questionário, baseado na pesquisa de
Bruwer et al. (2011), recorreu-se à plataforma Google Forms, instrumento que garantiu o
levantamento e tratamento dos dados necessários à consecução da análise proposta. Os
resultados, quanto ao perfil da amostra, revelaram que a maioria dos consumidores
participantes da pesquisa é do gênero feminino; se concentra na faixa de 29 a 34 anos; possui
nível superior; e renda de até 20 mil reais por ano. Os locais preferidos para o consumo de
cerveja são os bares e restaurantes e o fator de maior influência sobre o consumo é a ocasião
social. Detectou-se ainda, que o maior número de consumidores de cerveja pertence a famílias
nas quais 1 ou 2 pessoas já consome a bebida. Por fim, constatou-se que, de fato, os homens
consomem e gastam mais com cerveja do que as mulheres, inclusive por faixa etária, contudo
as mulheres consomem tipos de cerveja mais caros, reduzindo relativamente essa
desigualdade; as mulheres estão mais propensas do que os homens a serem influenciadas em
suas compras de cerveja por seus parentes, amigos e ocasião social; a preferência das
mulheres por cerveja leve é maior que a dos homens, especialmente por cervejas artesanais; as
diferenças nas preferências entre homens e mulheres estão diminuindo, uma vez que as
oportunidades para experimentar a cerveja estão aumentando, portanto, grupos etários mais
jovens apresentarão menos diferenças. Não foi encontrada comprovação de que a escolha de
alimentos para combinar com a bebida é o fator mais importante em todos os grupos de idade
e gênero para o consumo de cerveja. Em razão dos resultados, acredita-se que os produtores
de cerveja, distribuidores, bares, restaurantes e lojas de varejo possam identificar melhor as
preferências e motivações de consumo dos apreciadores de cerveja de São Luís, Maranhão,
criando e promovendo, por meio de estratégias de marketing especialidades do produto que
atendam a essas necessidades e desejos. Ademais, sugere-se, diante das possibilidades de
ampliação da temática, que novas abordagens sejam feitas, inclusive ampliando a amostra e
promovendo comparações com outras regiões do país.
Description
Keywords
Comportamento do consumidor. Cerveja. Experiências sensoriais.