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Authors
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Abstract(s)
No intuito de discutir o fenômeno da rotatividade nas empresas, este estudo teve como
objetivo analisar quais os determinantes da retenção de empregados nas empresas brasileiras.
A partir de então, observar os aspectos motivacionais para atrair e reter talentos. O tema
aprofunda a discussão acerca dos fatores socioambientais e comportamentais dos empregados
e empregadores dentro das organizações. Constatando que o aprendizado sobre motivação,
turnover e gerenciamento de recursos humanos é fundamental para uma gestão organizacional
promissora. A metodologia aplicada nesta pesquisa responde ao recurso investigativo,
utilizando-se do método quantitativo, empregado pela estatística descritiva e a análise
multivariada (análise fatorial) em uma amostra de empregados e gestores de empresas
brasileiras, desenvolvido em um Estudo de caso. Com o corolário, pôde-se concluir que as
categorias pesquisadas apresentam níveis referenciais significativos sobre os determinantes de
retenção de empregados nas empresas, decorrentes do fenômeno turnover. Os resultados
demonstraram estar correlacionados com o tipo de teoria que as empresas brasileiras têm se
baseado para reter seus empregados, o que tem levado, em muitos casos, a um nível de alta
rotatividade. Foi apurado que ‒ salários justos e competitivos; benefícios; políticas de
promoção e ascensão na carreira; rotatividade nos cargos; ganhos baseados na performance;
recompensas; boas condições de trabalho; vida balanceada e identidade com os valores e
crenças da empresa; estilo de liderança, política de canais abertos e aproveitamento de boas
ideias; além de políticas de treinamento e educação continuada ‒ são fatores determinantes
para o turnover nas empresas, tendo elevado grau de concordância entre os empregados e
empregadores participantes da pesquisa.
Description
Keywords
Retenção de empregados; Motivação; Turnover; Recursos Humanos.