Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-19"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Introdução de regras de comportamento no Jardim de Infância: Dificuldades e EstratégiasPublication . Rodrigues, Maria; Montiel, AntónioO presente relatório tem como objetivo expor o estudo de todas as etapas importantes da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar que se focou, especialmente, em aprofundar a problemática que emergiu no estágio: as dificuldades para introduzir regras de comportamento na gestão de uma sala de pré-escolar. Optei por delimitar este objeto de estudo sujeitando-me à busca de resposta para duas questões: quais são os fatores que explicam a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância e quais são as estratégias recomendadas para superar essas dificuldades. A resposta a estas duas questões mereceu duas abordagens diferentes. Uma primeira abordagem foi de referencial teórico, que é recolhida no primeiro capítulo; a segunda procurou projetar as aprendizagens teóricas sobre quanto foi observado e praticado no próprio estágio, o que aparece recolhido no segundo e, especialmente, no terceiro capítulos. A consulta de bibliografia foi orientada pela hipótese de considerar que a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância pudesse estar associada à falta de regras que as crianças pudessem trazer do próprio ambiente familiar, talvez porque um frágil entendimento do que seja a disciplina pudesse sugerir que a imposição de regras estivesse em conflito com a proximidade e o afeto próprios de relação familiar. Opostamente, como se expõe no capítulo primeiro, a leitura realizada permitiu compreender justamente o contrário. Foi certamente importante este estudo na medida em que li muito sobre a implementação de regras no Jardim de Infância para encontrar e definir as estratégias mais adequadas aos diferentes grupos de crianças.
- Reflexão do papel da escola/educador na construção da resiliênciaPublication . Castelo Branco, Vera; Garcia, MariaEste relatório final foi elaborado à luz de uma investigação de cariz educativa, procurando fazer uma reflexão sobre o papel da escola/educador na construção da resiliência nas crianças. Neste sentido, também considerei importante observar e registar o modo como as famílias e comunidade envolvente participam e influenciam a vida das crianças. Durante a prática pedagógica tentei valorizar e conhecer cada aluno, ajudando-o a desenvolver capacidades como resiliência, o respeito e a aquisição de regras, essenciais para o bom desenvolvimento do ser humano. Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo o desenvolvimento sócio-emocional, uma vez que o grupo em questão apresenta lacunas a este nível. Perante o problema, procurei viver a prática educativa de forma coerente e ser um exemplo de amor, respeito e confiança para as crianças, ajudando-as a viver e superar as frustrações do dia-a-dia.
- A importância da criatividade e o papel do professor na sua formaçãoPublication . Seabra, Joana; Vale, PauloO tema central desta investigação é a criatividade: procurámos perceber a importância, as conceções que os professores têm desta e, ainda, de que forma estes podem potenciar o seu desenvolvimento nas crianças. Para responder a estes objetivos foi elaborada uma extensa revisão de literatura, na qual se inserem autores como Robinson, Munari, Vygotsky, Thomas, Cleese, Brown, Kelley, Torrance, Taylor, Oliveira, Gloton e Clero, Alencar, Sousa e Stern. O referencial teórico teve também o objetivo de perceber importância do desenvolvimento da criatividade e dar alguma contribuição às outras duas questões. A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, tendo utilizado como instrumentos de recolha de dados o diário de campo e o inquérito por questionário. Os inquéritos por questionário, realizados a professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, responderam à questão relacionada com as conceções que os professores têm acerca da criatividade. Os diários de campo registados, durante o período de Prática de Ensino Supervisionada, realizada num 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico na EB1 Sá de Miranda, serviram de suporte para descobrir as estratégias promotoras do desenvolvimento da criatividade utilizadas pelo professor. Foi possível concluir que a criatividade assume um papel muito importante para um saudável desenvolvimento e sucesso do Homem. Esta habilita-o a resolver problemas e a ser sensível ao que o rodeia, criando com o intuito de melhorar o mundo, para seu bem e do próximo. Relativamente às conceções de criatividade dos professores, estes ainda têm algumas ideias erradas, como esta ser exclusiva de alguns afortunados, ou não ser passível de estimulação, ou até mesmo só se desenvolver no meio artístico. Como estratégias promotoras da criatividade há a salientar a estimulação do: pensamento crítico, curiosidade, imaginação, atividades expressivas, valorização, alargamento do horizonte de possibilidades, experiências/construções, confiança, relação, ludicidade, entre outras.
- A importância dos materiais manipuláveis no desenvolvimento do cálculo mental no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Bastos, Cláudia; Torres, CláudiaO presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, em Lisboa, no ano letivo de 2014/2015 e tem como principal objetivo relacionar o trabalho desenvolvido ao longo da prática pedagógica com o desenvolvimento do cálculo mental através dos materiais manipuláveis. Cada vez mais a Matemática é vista como um “bicho papão”, por parte dos alunos, sendo cada vez mais difícil motivá-los e interessá-los perante esta área curricular, tendo resultados cada vez mais baixos. Esta consequência também acontece devido ao pouco desenvolvimento do sentido do número e do cálculo mental. Deste modo cabe ao professor arranjar estratégias para incentivar os seus alunos, sendo os primeiros anos de escolaridade fundamentais para construir as bases essenciais para o desenvolvimento do raciocínio matemático. Com este trabalho pretendo compreender como é que se desenvolve o cálculo mental em sala de aula e de que forma é que os materiais manipuláveis ajudam no seu desenvolvimento no ensino da matemática do 1º ciclo. Através da minha prática numa turma de 2º ano, tentei encontrar respostas para estas questões. Foram elaboradas algumas tarefas para serem implementadas, em sala de aula, com recurso a materiais manipuláveis, durante algumas aulas da disciplina de matemática. Após a análise dos resultados, foi possível verificar que a utilização de materiais foi vantajosa, pois os alunos revelaram-se mais motivados, assimilando com mais facilidade e rapidez os conceitos pretendidos.
- O jogo no processo de ensino-aprendizagem no primeiro Ciclo do Ensino BásicoPublication . Costa, Daniela; Garcia, MariaO presente Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio foi realizado em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básio (1º CEB), num colégio privado, com uma turma de 1º ano, com crianças de seis anos. O tema incide sobre o jogo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Este tema surgiu do contexto de estágio e será o objeto de estudo do presente trabalho. Serão abordados alguns aspetos históricos relacionados com a aprendizagem através do lúdico e também relacionados com os jogos pedagógicos. Para além disso, será também abordada a importância dos jogos pedagógicos como uma forma de estimular os alunos a aprender e como um meio para adquirirem conhecimentos de forma significativa. Será também aprofundado o uso de jogos pedagógicos como um recurso que o professor pode utilizar nas suas aulas de modo a motivar os alunos e a complementar o método de ensino utilizado. A metodologia usada foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados na recolha de dados foi a observação direta e participante, nomeadamente as notas de campo e o registo fotográfico. Ao longo do relatório serão também descritas algumas práticas observadas durante o estágio e serão relatadas e analisadas algumas intervenções pedagógicas que fiz com a turma com a qual estagiei. Deste modo, cheguei à conclusão do quanto é importante os alunos terem a oportunidade de adquirirem conteúdos de forma lúdica, nomeadamente através dos jogos pedagógicos.
- A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Almeida, Inês Sofia; Paiva, AnaO presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados.
- Search for vector-like $B$ quarks in events with one isolated lepton, missing transverse momentum and jets at $\sqrt{s}=$ 8 TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2826 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search has been performed for pair production of heavy vectorlike down-type (B) quarks. The analysis explores the lepton-plus-jets final state, characterized by events with one isolated charged lepton (electron or muon), significant missing transverse momentum, and multiple jets. One or more jets are required to be tagged as arising from b quarks, and at least one pair of jets must be tagged as arising from the hadronic decay of an electroweak boson. The analysis uses the full data sample of pp collisions recorded in 2012 by the ATLAS detector at the LHC, operating at a center-of-mass energy of 8 TeV, corresponding to an integrated luminosity of 20.3 fb−1. No significant excess of events is observed above the expected background. Limits are set on vectorlike B production, as a function of the B branching ratios, assuming the allowable decay modes are B→Wt/Zb/Hb. In the chiral limit with a branching ratio of 100% for the decay B→Wt, the observed (expected) 95% C.L. lower limit on the vectorlike B mass is 810 GeV (760 GeV). In the case where the vectorlike B quark has branching ratio values corresponding to those of an SU(2) singlet state, the observed (expected) 95% C.L. lower limit on the vectorlike B mass is 640 GeV (505 GeV). The same analysis, when used to investigate pair production of a colored, charge 5/3 exotic fermion T5/3, with subsequent decay T5/3→Wt, sets an observed (expected) 95% C.L. lower limit on the T5/3 mass of 840 GeV (780 GeV).