Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.31 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino
Supervisionada. O estágio foi realizado em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básio (1º
CEB), num colégio privado, com uma turma de 1º ano, com crianças de seis anos.
O tema incide sobre o jogo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem.
Este tema surgiu do contexto de estágio e será o objeto de estudo do presente trabalho.
Serão abordados alguns aspetos históricos relacionados com a aprendizagem através do
lúdico e também relacionados com os jogos pedagógicos. Para além disso, será também
abordada a importância dos jogos pedagógicos como uma forma de estimular os alunos
a aprender e como um meio para adquirirem conhecimentos de forma significativa. Será
também aprofundado o uso de jogos pedagógicos como um recurso que o professor
pode utilizar nas suas aulas de modo a motivar os alunos e a complementar o método de
ensino utilizado.
A metodologia usada foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos
utilizados na recolha de dados foi a observação direta e participante, nomeadamente as
notas de campo e o registo fotográfico.
Ao longo do relatório serão também descritas algumas práticas observadas
durante o estágio e serão relatadas e analisadas algumas intervenções pedagógicas que
fiz com a turma com a qual estagiei.
Deste modo, cheguei à conclusão do quanto é importante os alunos terem a
oportunidade de adquirirem conteúdos de forma lúdica, nomeadamente através dos
jogos pedagógicos.
Description
Keywords
Ensino Básico Lúdico Jogos Pedagógicos Aprendizagem Conhecimento Atividades