Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O jogo no processo de ensino-aprendizagem no primeiro Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
COSTA Daniela 2015.pdf2.31 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio foi realizado em contexto de 1º Ciclo do Ensino Básio (1º CEB), num colégio privado, com uma turma de 1º ano, com crianças de seis anos. O tema incide sobre o jogo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Este tema surgiu do contexto de estágio e será o objeto de estudo do presente trabalho. Serão abordados alguns aspetos históricos relacionados com a aprendizagem através do lúdico e também relacionados com os jogos pedagógicos. Para além disso, será também abordada a importância dos jogos pedagógicos como uma forma de estimular os alunos a aprender e como um meio para adquirirem conhecimentos de forma significativa. Será também aprofundado o uso de jogos pedagógicos como um recurso que o professor pode utilizar nas suas aulas de modo a motivar os alunos e a complementar o método de ensino utilizado. A metodologia usada foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados na recolha de dados foi a observação direta e participante, nomeadamente as notas de campo e o registo fotográfico. Ao longo do relatório serão também descritas algumas práticas observadas durante o estágio e serão relatadas e analisadas algumas intervenções pedagógicas que fiz com a turma com a qual estagiei. Deste modo, cheguei à conclusão do quanto é importante os alunos terem a oportunidade de adquirirem conteúdos de forma lúdica, nomeadamente através dos jogos pedagógicos.

Description

Keywords

Ensino Básico Lúdico Jogos Pedagógicos Aprendizagem Conhecimento Atividades

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue