Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.37 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O tema central desta investigação é a criatividade: procurámos perceber a
importância, as conceções que os professores têm desta e, ainda, de que forma estes podem
potenciar o seu desenvolvimento nas crianças.
Para responder a estes objetivos foi elaborada uma extensa revisão de literatura, na
qual se inserem autores como Robinson, Munari, Vygotsky, Thomas, Cleese, Brown,
Kelley, Torrance, Taylor, Oliveira, Gloton e Clero, Alencar, Sousa e Stern. O referencial
teórico teve também o objetivo de perceber importância do desenvolvimento da
criatividade e dar alguma contribuição às outras duas questões.
A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, tendo utilizado como instrumentos
de recolha de dados o diário de campo e o inquérito por questionário. Os inquéritos por
questionário, realizados a professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, responderam à questão
relacionada com as conceções que os professores têm acerca da criatividade. Os diários de
campo registados, durante o período de Prática de Ensino Supervisionada, realizada num 4º
ano do 1º Ciclo do Ensino Básico na EB1 Sá de Miranda, serviram de suporte para
descobrir as estratégias promotoras do desenvolvimento da criatividade utilizadas pelo
professor.
Foi possível concluir que a criatividade assume um papel muito importante para um
saudável desenvolvimento e sucesso do Homem. Esta habilita-o a resolver problemas e a
ser sensível ao que o rodeia, criando com o intuito de melhorar o mundo, para seu bem e
do próximo.
Relativamente às conceções de criatividade dos professores, estes ainda têm
algumas ideias erradas, como esta ser exclusiva de alguns afortunados, ou não ser passível
de estimulação, ou até mesmo só se desenvolver no meio artístico.
Como estratégias promotoras da criatividade há a salientar a estimulação do:
pensamento crítico, curiosidade, imaginação, atividades expressivas, valorização,
alargamento do horizonte de possibilidades, experiências/construções, confiança, relação,
ludicidade, entre outras.
Description
Keywords
Ensino Básico Criatividade Valorização Imaginação Pensamento Crítico Talentos Resolução de Problemas