Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância da criatividade e o papel do professor na sua formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SEABRA Joana 2015.pdf1.37 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O tema central desta investigação é a criatividade: procurámos perceber a importância, as conceções que os professores têm desta e, ainda, de que forma estes podem potenciar o seu desenvolvimento nas crianças. Para responder a estes objetivos foi elaborada uma extensa revisão de literatura, na qual se inserem autores como Robinson, Munari, Vygotsky, Thomas, Cleese, Brown, Kelley, Torrance, Taylor, Oliveira, Gloton e Clero, Alencar, Sousa e Stern. O referencial teórico teve também o objetivo de perceber importância do desenvolvimento da criatividade e dar alguma contribuição às outras duas questões. A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, tendo utilizado como instrumentos de recolha de dados o diário de campo e o inquérito por questionário. Os inquéritos por questionário, realizados a professores de 1º Ciclo do Ensino Básico, responderam à questão relacionada com as conceções que os professores têm acerca da criatividade. Os diários de campo registados, durante o período de Prática de Ensino Supervisionada, realizada num 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico na EB1 Sá de Miranda, serviram de suporte para descobrir as estratégias promotoras do desenvolvimento da criatividade utilizadas pelo professor. Foi possível concluir que a criatividade assume um papel muito importante para um saudável desenvolvimento e sucesso do Homem. Esta habilita-o a resolver problemas e a ser sensível ao que o rodeia, criando com o intuito de melhorar o mundo, para seu bem e do próximo. Relativamente às conceções de criatividade dos professores, estes ainda têm algumas ideias erradas, como esta ser exclusiva de alguns afortunados, ou não ser passível de estimulação, ou até mesmo só se desenvolver no meio artístico. Como estratégias promotoras da criatividade há a salientar a estimulação do: pensamento crítico, curiosidade, imaginação, atividades expressivas, valorização, alargamento do horizonte de possibilidades, experiências/construções, confiança, relação, ludicidade, entre outras.

Description

Keywords

Ensino Básico Criatividade Valorização Imaginação Pensamento Crítico Talentos Resolução de Problemas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue