Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.76 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos
materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da
matemática.
Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico,
onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma
pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos
fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos.
Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos
tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos
quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades
sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das
atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem
dos conceitos matemáticos.
Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi
percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados.
Description
Keywords
Ensino Básico Aprendizagem da Matemática Materiais manipuláveis