Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A utilização dos materiais didáticos manipuláveis na área da matemática no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ALMEIDA ines 2015.pdf1.76 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente relatório final tem como principal objetivo analisar o impacto dos materiais didáticos manipuláveis no processo de ensino\aprendizagem na área da matemática. Este estudo teve lugar numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde realizei a minha Prática de Ensino Supervisionada (PES). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base na análise de dados recolhidos durante a PES, registos fotográficos, reflexões diárias, planificações e atividades realizadas pelos alunos. Para a realização deste relatório final foram escolhidas tarefas onde os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar com material didático manipulável, a partir dos quais se procurou perceber como os alunos aderiam ao material, quais as dificuldades sentidas durante o seu manuseamento, quais os efeitos do material na resolução das atividades propostas e como é que os materiais manipuláveis facilitam a aprendizagem dos conceitos matemáticos. Em termos gerais, os alunos aderiram de foram positiva ao material. Foi percetível que o material manipulável ajudou a apreensão dos conceitos trabalhados.

Description

Keywords

Ensino Básico Aprendizagem da Matemática Materiais manipuláveis

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue