Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.51 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do
1º CEB na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, em Lisboa, no ano letivo
de 2014/2015 e tem como principal objetivo relacionar o trabalho desenvolvido ao longo da
prática pedagógica com o desenvolvimento do cálculo mental através dos materiais
manipuláveis.
Cada vez mais a Matemática é vista como um “bicho papão”, por parte dos alunos, sendo
cada vez mais difícil motivá-los e interessá-los perante esta área curricular, tendo resultados
cada vez mais baixos. Esta consequência também acontece devido ao pouco desenvolvimento
do sentido do número e do cálculo mental.
Deste modo cabe ao professor arranjar estratégias para incentivar os seus alunos, sendo
os primeiros anos de escolaridade fundamentais para construir as bases essenciais para o
desenvolvimento do raciocínio matemático.
Com este trabalho pretendo compreender como é que se desenvolve o cálculo mental em
sala de aula e de que forma é que os materiais manipuláveis ajudam no seu desenvolvimento
no ensino da matemática do 1º ciclo.
Através da minha prática numa turma de 2º ano, tentei encontrar respostas para estas
questões.
Foram elaboradas algumas tarefas para serem implementadas, em sala de aula, com
recurso a materiais manipuláveis, durante algumas aulas da disciplina de matemática.
Após a análise dos resultados, foi possível verificar que a utilização de materiais foi
vantajosa, pois os alunos revelaram-se mais motivados, assimilando com mais facilidade e
rapidez os conceitos pretendidos.
Description
Keywords
Ensino Básico Cálculo mental Materiais manipuláveis Educação matemática