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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório tem como objetivo expor o estudo de todas as etapas importantes
da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar que se focou,
especialmente, em aprofundar a problemática que emergiu no estágio: as dificuldades para
introduzir regras de comportamento na gestão de uma sala de pré-escolar.
Optei por delimitar este objeto de estudo sujeitando-me à busca de resposta para duas
questões: quais são os fatores que explicam a dificuldade para introduzir regras de
comportamento no jardim-de-infância e quais são as estratégias recomendadas para superar
essas dificuldades.
A resposta a estas duas questões mereceu duas abordagens diferentes. Uma primeira
abordagem foi de referencial teórico, que é recolhida no primeiro capítulo; a segunda
procurou projetar as aprendizagens teóricas sobre quanto foi observado e praticado no
próprio estágio, o que aparece recolhido no segundo e, especialmente, no terceiro capítulos.
A consulta de bibliografia foi orientada pela hipótese de considerar que a dificuldade
para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância pudesse estar associada à
falta de regras que as crianças pudessem trazer do próprio ambiente familiar, talvez porque
um frágil entendimento do que seja a disciplina pudesse sugerir que a imposição de regras
estivesse em conflito com a proximidade e o afeto próprios de relação familiar. Opostamente,
como se expõe no capítulo primeiro, a leitura realizada permitiu compreender justamente o
contrário.
Foi certamente importante este estudo na medida em que li muito sobre a
implementação de regras no Jardim de Infância para encontrar e definir as estratégias mais
adequadas aos diferentes grupos de crianças.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Regras de comportamento Jardim de Infância Disciplina