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Introdução de regras de comportamento no Jardim de Infância: Dificuldades e Estratégias
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Montiel, António | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Maria | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T14:25:32Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T14:25:32Z | |
dc.date.issued | 2015-06-19 | |
dc.description.abstract | O presente relatório tem como objetivo expor o estudo de todas as etapas importantes da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar que se focou, especialmente, em aprofundar a problemática que emergiu no estágio: as dificuldades para introduzir regras de comportamento na gestão de uma sala de pré-escolar. Optei por delimitar este objeto de estudo sujeitando-me à busca de resposta para duas questões: quais são os fatores que explicam a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância e quais são as estratégias recomendadas para superar essas dificuldades. A resposta a estas duas questões mereceu duas abordagens diferentes. Uma primeira abordagem foi de referencial teórico, que é recolhida no primeiro capítulo; a segunda procurou projetar as aprendizagens teóricas sobre quanto foi observado e praticado no próprio estágio, o que aparece recolhido no segundo e, especialmente, no terceiro capítulos. A consulta de bibliografia foi orientada pela hipótese de considerar que a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância pudesse estar associada à falta de regras que as crianças pudessem trazer do próprio ambiente familiar, talvez porque um frágil entendimento do que seja a disciplina pudesse sugerir que a imposição de regras estivesse em conflito com a proximidade e o afeto próprios de relação familiar. Opostamente, como se expõe no capítulo primeiro, a leitura realizada permitiu compreender justamente o contrário. Foi certamente importante este estudo na medida em que li muito sobre a implementação de regras no Jardim de Infância para encontrar e definir as estratégias mais adequadas aos diferentes grupos de crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201075849 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12812 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Regras de comportamento | pt_PT |
dc.subject | Jardim de Infância | pt_PT |
dc.subject | Disciplina | pt_PT |
dc.title | Introdução de regras de comportamento no Jardim de Infância: Dificuldades e Estratégias | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |