Repository logo
 
Publication

Introdução de regras de comportamento no Jardim de Infância: Dificuldades e Estratégias

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António
dc.contributor.authorRodrigues, Maria
dc.date.accessioned2016-04-01T14:25:32Z
dc.date.available2016-04-01T14:25:32Z
dc.date.issued2015-06-19
dc.description.abstractO presente relatório tem como objetivo expor o estudo de todas as etapas importantes da Prática de Ensino Supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar que se focou, especialmente, em aprofundar a problemática que emergiu no estágio: as dificuldades para introduzir regras de comportamento na gestão de uma sala de pré-escolar. Optei por delimitar este objeto de estudo sujeitando-me à busca de resposta para duas questões: quais são os fatores que explicam a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância e quais são as estratégias recomendadas para superar essas dificuldades. A resposta a estas duas questões mereceu duas abordagens diferentes. Uma primeira abordagem foi de referencial teórico, que é recolhida no primeiro capítulo; a segunda procurou projetar as aprendizagens teóricas sobre quanto foi observado e praticado no próprio estágio, o que aparece recolhido no segundo e, especialmente, no terceiro capítulos. A consulta de bibliografia foi orientada pela hipótese de considerar que a dificuldade para introduzir regras de comportamento no jardim-de-infância pudesse estar associada à falta de regras que as crianças pudessem trazer do próprio ambiente familiar, talvez porque um frágil entendimento do que seja a disciplina pudesse sugerir que a imposição de regras estivesse em conflito com a proximidade e o afeto próprios de relação familiar. Opostamente, como se expõe no capítulo primeiro, a leitura realizada permitiu compreender justamente o contrário. Foi certamente importante este estudo na medida em que li muito sobre a implementação de regras no Jardim de Infância para encontrar e definir as estratégias mais adequadas aos diferentes grupos de crianças.pt_PT
dc.identifier.tid201075849pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12812
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectRegras de comportamentopt_PT
dc.subjectJardim de Infânciapt_PT
dc.subjectDisciplinapt_PT
dc.titleIntrodução de regras de comportamento no Jardim de Infância: Dificuldades e Estratégiaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RODRIGUES Maria 2015.pdf
Size:
815.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: