IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros
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- Load aspas aspas...Publication . Torres, João
- Do desenvolvimento curricular ao conhecimento profissionalPublication . Duarte, José
- Factores críticos de sucesso em comunidades de prática de professores onlinePublication . Loureiro, Ana; Vaz, Carlos; Rodrigues, Maria Rosário; Antunes, Paula; Loureiro, Maria JoãoA introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação tem provocado algumas alterações na forma como os docentes promovem o seu desenvolvimento profissional. As ferramentas das TIC possibilitam a constituição de comunidades online de professores, cujos objectivos são a partilha de saberes e de experiências na construção do conhecimento e na inovação das práticas. Elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Educação a Distância do Programa Doutoral em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro), este artigo tem como principal objectivo a apresentação de uma revisão bibliográfica sobre os factores críticos de sucesso inerentes a comunidades de prática online de professores. Aspectos como a tecnologia, a confiança, a capacidade de comunicação, a socialização, o tempo, a liderança, o sentimento de pertença, o entendimento comum surgem como elementos determinantes para o êxito destas comunidades.
- Ligar foros do trapoPublication . Grácio, João; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, JoãoO projecto «Ligar Foros do Trapo» parte do pressuposto de que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) podem ser utilizadas para ligar a comunidade escolar, ajudando a estabelecer uma ponte entre professores, pais e alunos. São três os seus principais objectivos: fomentar o envolvimento da família no processo educativo, contribuir para a aprendizagem dos alunos e promover o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos. O projecto integra uma investigação segundo uma metodologia de carácter qualitativo, com características de estudo de caso. Os resultados apontam para uma participação activa dos pais e alunos em algumas das actividades propostas. O projecto, os desafios e até as dificuldades inerentes à utilização das tecnologias têm sido um factor de partilha entre pais e filhos mas também entre os pais e os professores. Os pais, motivados pelos filhos, têm-se deslocado à escola para superar dificuldades inerentes à utilização dos recursos online. Quanto aos alunos, observa-se uma evolução positiva das suas competências de leitura e escrita.
- A integração das TIC no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Maria Rosário
- O digital e a aprendizagem de português língua não maternaPublication . Botelho, Fernanda; Rodrigues, Maria RosárioNeste artigo, procuraremos evidenciar as potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas dos alunos que têm Português como Língua Não Materna. O artigo tem um caráter exploratório e propõe-se, a partir de alguns argumentos discutidos na investigação sobre as TIC na aprendizagem das línguas, apresentar sugestões não só de utilização de recursos disponíveis na Internet, bem como de produção de materiais digitais.
- Uma experiência sobre utilização segura da internet com alunos de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Grácio, JoãoEste artigo refere uma experiência de educação para a segurança tecnológica que decorreu numa sala de 1.º Ciclo de Ensino Básico. O trabalho diário que os alunos efectuaram com as tecnologias obrigou a tratar os seus comportamentos face à manutenção do computador e à segurança online. A participação no programa SeguraNet foi um complemento natural a este trabalho e introduziu novas componentes relacionadas com os jogos online e os telemóveis. Ao longo do ano, o professor desta turma foi percebendo que estes temas eram desconhecidos por muitos dos professores e assumiu que o trabalho destes alunos seria divulgado, por eles, a outras turmas da escola. Esta experiência foi avaliada pelos intervenientes e já nos parecia interessante para ser divulgada. No entanto, esta ideia foi reforçada pela publicação das metas de aprendizagem que, não sendo obrigatórias, incluem a segurança na Internet como um tema a ser tratado neste ciclo de ensino.
- As TIC no tratamento de dados qualitativosPublication . Rodrigues, Maria Rosário
- Integração didática dos portáteis Magalhães numa sala de 1º CEBPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Moreira, AntónioNum contexto em que os alunos de 1.º Ciclo do Ensino Básico dispunham de computadores portáteis (os Magalhães) decidimos levar a cabo um estudo de caso com caraterísticas etnográficas, no ano letivo de 2009/2010, na sala de aula de um professor deste ciclo de ensino, habitual utilizador das TIC, com o objetivo de tentar inferir sobre os reflexos da integração educativa das TIC, não só nos resultados escolares dos alunos, mas também no desenvolvimento das suas competências tecnológicas. O sucesso dos resultados obtidos pelos alunos permite-nos pensar que deviam ser criadas condições de acesso a computadores de baixo custo para os alunos cujos professores desejassem desenvolver um trabalho assíduo e regular de utilização didática das tecnologias. Esta recomendação torna-se particularmente pertinente para os alunos pertencentes a agregados familiares mais desfavorecidos onde este pequeno computador é, muitas vezes, o único meio de contribuir para que o fosso digital não se agrave.
- Uma comunidade de prática de professores de 1º CEB como veículo para o desenvolvimento de atividades com TICPublication . Grácio, João; Rodrigues, Maria RosárioO presente artigo surge como argumento para reflexão sobre uma experiência que decorre, desde 2011/2012, numa escola de 1.º CEB com o objetivo de motivar os professores para a utilização educativa das TIC pelos alunos na sala de aula. O Coordenador da escola, convicto da importância que as TIC podem ter na aprendizagem dos alunos, lecionou uma ação de formação para os professores da escola, seguida de um projeto que foi acompanhando ao longo do tempo, procurando resolver os problemas de insegurança dos professores na utilização das TIC com os seus alunos. Ao fim de um ano e meio de trabalho começam a surgir resultados. Os professores criaram páginas das turmas, têm vindo a utilizar as TIC com os alunos e a divulgar esse trabalho nas respetivas páginas da Internet.