IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCT - Capítulos em livros by Title
Now showing 1 - 10 of 78
Results Per Page
Sort Options
- Algumas propostas de intervenção pedagógicaPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Afonso, Margarida; Silva, Preciosa; Saraiva, Leonor; Castro, Sílvia
- Análise dos esquemas táticos numa equipa profissional de futsalPublication . Ferreira, António; Santos, Rui; Sousa, Paulo Malico; Pinheiro, Valter; Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos
- Aprender com as plantas: um projeto sobre a biodiversidade no campus na formação de professoresPublication . Simões, Helena Maria Espada; Ferreira, Sílvia; Malacuto, Daniela; Raposo, Mafalda
- A aprendizagem da estatística de estudantes da licenciatura em comunicação social alicerçada num projeto de investigação: potencialidades e desafiosPublication . Delgado, Catarina; Torres, João; Rodrigues, Maria Rosário; Marôpo, LidiaEste artigo foca-se numa experiência de formação de ensino da estatística envolvendo estudantes do Curso de Licenciatura em Comunicação Social da ESE/IPS. Decorre de um estudo de cariz exploratório cujos objetivos são identificar potencialidades para a aprendizagem da estatística pelo envolvimento dos estudantes num projeto de investigação e desafios que se colocam no ensino desta área do conhecimento, tendo por base esta opção, num contexto de pandemia. Este estudo constitui uma investigação sobre a própria prática da formadora (primeira autora deste artigo). Os dados foram recolhidos através da observação participante das aulas, da recolha documental e de questionários realizados aos estudantes. O envolvimento dos estudantes no projeto de investigação resultou num maior interesse pela aprendizagem da estatística e no desenvolvimento das suas capacidades de transnumeração, de raciocínio com modelos e de integração da estatística no contexto. Destacam-se como desafios: (i) a gestão do tempo de aula de modo a responder às diferentes solicitações dos grupos de estudantes, (ii) a antecipação de possíveis questões que apoiem e suscitem a reflexão sobre a análise dos dados realizada por eles e (iii) a necessidade de, simultaneamente, dar resposta a dificuldades relacionadas com o uso da ferramenta Excel e com conceitos de estatística.
- A aprendizagem proporcionada pela transformação de um texto escrito num texto multimédiaPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Pinto, Paulo FeytorNeste texto apresenta-se uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas de dois professores responsáveis pela lecionação conjunta da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, da licenciatura em Educação Básica. A reflexão assenta em resultados recolhidos através da observação participante durante aulas com duas turmas, através das reflexões individuais finais escritas pela totalidade dos estudantes das duas turmas, através de três trabalhos produzidos a pares por alguns estudantes e, por fim, através de entrevista com estes estudantes. Com o conjunto de atividades em análise, pretendia-se desenvolver a competência de escrita narrativa e de produção de um texto multimédia. Constatou-se, porém, que as novas aprendizagens mais relevantes se verificaram noutras áreas: na produção do guião, ferramenta transformadora do texto escrito em texto multimédia, e no registo da expressão oral planificada das crianças que colaboraram na criação do PhotoStory.
- Atividades, estratégias e aprendizagens na educação em ciências em tempos de restrições ao ensino presencialPublication . Silva, Maria João; Cevadas, Bento; Linhares, Elisabete; Simões, Helena Maria Espada; Ferreira, Sílvia
- Avaliação da perceção da discriminação social e violência em pessoas idosas institucionalizadas e praticantes de exercício físico regularPublication . Pinto, Abel; Alter, Tiago; Silva, Fábio; Figueiredo, Teresa; Figueira, Ana; Nunes, Paulo; Espada, Mário; Pereira, A
- A avaliação e prescrição do exercício num programa de intervenção na comunidade em idade séniorPublication . Figueiredo, Teresa; Boavida, Miguel; Santos, João; Neves, Maria; Ramires, Maria; Espada, Mário
- Boccia in paralympic games: the evolution from 1984 to 2016 and future perpectivesPublication . Ferreira, Cátia; Matín Gomonales, José; Aleluia, Marcelo; Oliveira, António; Pardana, Francisco; Santos, Fernando Jorge Lourenço Dos; Espada, Mário; Muñoz-Jiménez, Jesus
- Complexidade do trabalho prático em manuais escolares do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Sílvia; Saraiva, Maria Leonor da GraçaO estudo centra-se no nível de complexidade do trabalho prático, em manuais escolares de ciências do 1.º ciclo do ensino básico Português, apreciado através da exigência conceptual do trabalho prático. Teoricamente o estudo baseia-se em teorias e conceitos das áreas da psicologia e da sociologia. Foram analisados seis manuais escolares do 3.º e 4.º anos, através de uma abordagem que combina métodos de análise quantitativos e qualitativos. Os resultados evidenciam que essas atividades mobilizam, tendencialmente, conhecimento científico de baixo nível de complexidade (factos e conceitos simples) e capacidades cognitivas que envolvem processos de recuperação e compreensão e apontam para uma aparente relação entre teoria e prática. As questões de avaliação desse trabalho prático apresentam um nível de exigência conceptual inferior.