ISG - Dissertações de Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização
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- Leasing ou Renting como opções de financiamento de activos tangíveis: Aplicação ao sector automóvel e informáticoPublication . Gregório da Costa Rolo, Rodolfo Pereira; Dias, Álvaro
- A Internacionalização para mercados emergentes como factores de crescimento das empresas Portuguesas no Século XXI.Publication . dos Santos Ferreira, João; Magalhães, José
- Estrutura e Funcionamento de Entidade BancariaPublication . Santana de Almeida, Petra; Magalhães, José
- A Internacionalização das Empresas Portuguesas para Angola: o caso das empresas Projeto Detalhe, Tecla Digital e TwicePublication . dos Santos Pedro, Nuno Filipe; Moreira de Carvalho, RuiPortugal vive uma profunda crise económica e financeira que teve um dos seus vetores responsáveis o desequilíbrio crónico na balança comercial (saldo negativo). O frágil crescimento da última década e a persistência de elevados défices externos são consequências da falta de competitividade da economia portuguesa. A dificuldade de Portugal em se financiar no mercado obrigou a negociar o denominado resgate externo em Maio de 2011 com o Fundo Monetário Internacional (FMI), com o Banco Central Europeu (BCE) e com a Comissão Europeia (CE), a designada “troika”. Este acordo tem por objetivo melhorar o desempenho dos bens transacionáveis, ou seja, dos que estão abertos à concorrência internacional. Angola é quarto maior destino dos produtos portugueses, representado 6,6% das exportações portuguesas. Com a atual recessão económica nos mercados principais das exportações portuguesas, os empresários portugueses tendem a aproveitar as sinergias oferecidas pela língua, mercado e cultura para alavancar as suas exportações para estes mercados. Este facto vem ao encontro de Freire (2009), quando sugere que a internacionalização de uma empresa deve enquadrar-se tendo em atenção as competências e vantagens competitivas desenvolvidas no mercado de origem. O presente estudo direciona-se para as empresas portuguesas em processo de internacionalização. Através de entrevistas aos responsáveis de três empresas portuguesas, presentes no mercado angolano, pretende-se analisar, com o apoio da literatura existente, quais as principais motivações endógenas ou exógenas à empresa que incentivaram as mesmas a internacionalizarem-se para o mercado da África Subsaariana, nomeadamente Angola. Desta investigação podemos identificar alguns dos condicionamentos no processo de internacionalização. Observa-se, também, que as empresas utilizam as suas competências e capacidades (de know-how e financeiras), mitigando os clássicos os apoios públicos (subsídios). As três empresas entrevistadas foram criadas na última década do século passado. Desde logo perspetivaram a internacionalização como uma opção estratégica, considerando o mercado global como uma fonte de oportunidades e de risco. A proximidade cultural, nomeadamente o contato com antigos colegas de curso, foi uma mais-valia no processo de internacionalização para as três empresas. Finalmente, a procura de estabelecimento de parcerias estratégicas tem sido um instrumento relevante para a criação de vantagens competitivas.
- Planeamento e Controlo de GestãoPublication . Beirão Bravo, Nuno Miguel; Varela, Miguel; Rodrigues, JoséEste trabalho é realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Estratégia de Investimento e Internacionalização, recaindo o foco do Estágio Curricular na Área do Planeamento e Controlo de Gestão. Com a sua elaboração, pretende-se refletir o percurso e o método de trabalho desenvolvidos, os resultados alcançados, assim como a posterior análise e reflexão acerca das competências desenvolvidas, estimuladas e empreendidas, e experiências vividas. De 2003 à data, a empresa de acolhimento tem evidenciado uma evolução notável ao nível do seu desempenho operacional, comunicacional e das suas políticas para a qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social, com expressiva repercussão nos seus resultados e imagem. O processo de reestruturação dos Transportes, levada a cabo pelo XIX Governo Constitucional de Portugal, dota o Estágio Curricular de adicional interesse pelo processo pioneiro de fusão entre empresas de Mobilidade Pública, designadamente a empresa de acolhimento e outra empresa de grande dimensão do sector. A concetualização sobre a área de desenvolvimento do Estágio Curricular permite compreender a importância e o papel da Gestão Financeira e do Planeamento e Controlo de Gestão para a Gestão enquanto Ciência Económica, e para a gestão da empresa de acolhimento, enquanto ferramentas de administração.
- A Moda e suas Oportunidades: Projecto de Investimento numa Marca de Calçado em PortugalPublication . Guedes, Maria Helena; Brandão, Nuno; Lopes Costa, JoséAtravés da presente investigação pretende-se aferir se existem e quais são as possibilidades de mercado da marca em estudo. E, muito particularmente e dentro do possível, queremos assimilar o funcionamento do mercado, compreender as consumidoras e capacitarmo-nos para o mundo criativo e competitivo. Ao analisar vários pontos-chave, primeiro e numa perspectiva mais global o consumidor, os critérios do mercado, o Design e a Moda, e de seguida noutra perspectiva já mais específica o sector do calçado, pretende-se aferir a viabilidade, ou não, de um caso concreto que se traduz afinal no objectivo principal desta dissertação: a criação de uma nova marca nacional - helena. A metodologia adoptada baseou-se num estudo de base exploratório da criação da marca helena como objecto de estudo, analisando os dados secundários das entrevistas realizadas, e os dados primários do Inquérito por Questionário. Foi assim possível a formulação e verificação das hipóteses em investigação, que validariam afinal a criação da marca. Perante a conjuntura actual existente em Portugal e no Mundo, em que se verifica a incerteza e o risco como realidades que se enfrentam em todas as áreas, a visão para a marca helena é a de preencher um espaço no mercado de calçado feminino de preços médios mas de qualidade elevada quer em termos de materiais e de qualidade na produção. Através da presente investigação podemos considerar que há uma janela de oportunidade para desenvolver esta marca.
- O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado AngolanoPublication . de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa; Costa, SacramentoO presente Relatório de Estagio visa traçar o perfil das empresas portuguesas que tem relações comerciais com o mercado angolano. Neste contexto, tendo como alicerce o referencial teórico sobre internacionalização, foram observadas, através de inquérito por questionário, empresas portuguesas que estão presentes no mercado angolano, com o propósito de as caracterizar, identificar as motivações da escolha do mercado angolano, os obstáculos que mais se destacaram no decurso do processo de internacionalização para Angola, assim como as formas de presenças adotadas, e por fim, as similitudes da abordagem da empresas portuguesas presentes no mercado angolano face às correntes teóricas vigentes, que são objeto de análise neste estudo. No tratamento dos dados procedeu-se a análise descritiva das variáveis e também foi efetuada uma análise relacional entre algumas variáveis, que permitiu identificar e caracterizar o perfil das empresas portuguesas que internacionalizaram o seu negócio para o mercado angolano. Os resultaram evidenciaram, desta forma que a maior parte das empresas inquiridas, está presente em Angola há mais de cinco anos. Destacou-se ainda a importância da exportação, enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado angolano, a prevalência da importância percebida dos obstáculos extrínsecos como, insuficiências de apoio a internacionalização, em detrimento dos obstáculos intrínsecos à empresa, e que foram principalmente motivadas pela necessidade de crescimento empresarial e pela atratividade do mercado angolano.
- A Internacionalização e o Crescimento Económico - O impacte do IDE e do Comércio Internacional na Economia Angolana entre 1985 e 2010Publication . Chintunda Castilho, Alcina Rosa Lucélia; Sousa, CristinaA nossa investigação prende-se em perceber o tipo de impacte que IDE e exportação causaram no crescimento da economia angolana durante o período de 1985 a 2010. Para que tal fosse possível, foi feito uma analise da teoria que sustentante a relação entre IDE, exportação e crescimento económico, e uma analise empírica composta por uma caracterização da economia angolana e a apresentação dos modelos desenvolvidos. O enquadramento teórico mostra que a entrada de IDE afecta o investimento doméstico, o capital humano e a capacidade tecnológica do país receptor, mostra igualmente que o país receptor deve ser capaz de absorver os benefícios que são colocados a sua disposição. O comércio internacional, por suave afecta os preços e o tamanho do mercado, tanto para os produtores, como para os consumidores. Para a análise do impacte do IDE e da exportação sobre o crescimento económico de Angola entre 1985 e 2010 desenvolvemos três modelos, estimados pelo método dos mínimos quadrados ordinários. O primeiro, para analisar o impacto do IDE sobre a exportação, o segundo para analisar o efeito da entrada de IDE sobre o crescimento económico e o terceiro analisa os efeitos que a entrada de IDE e a abertura comercial exercem sobre o crescimento económico. Devidas as características do país achou-se relevante introduzir a dummy paz, analisar a exportação total, a exportação sem o sector petrolífero e exportação apenas do sector petrolífero.
- Internacionalização da Projecto.Detalhe na ÁsiaPublication . Filipe, Joaquim; Sequeira, LuísA presente dissertação, pretende aportar uma pequena contribuição ao estudo e conhecimento sobre a temática da internacionalização das empresas. Trata-se de um Estudo de Caso, onde serão abordadas as Teorias de referência, selecionado o caso da Projecto. Detalhe, formuladas as questões a investigar, recolhidos documentos, consultados arquivos e realizadas observações e pesquisas diretas e dirigidas, analisados os resultados, respondidas as questões de investigação e por fim, apresentação as conclusões da Dissertação. Esta dissertação é constituída por cinco partes, sendo a primeira, a Introdução, Metodologia, Objecto, Modelo e Questões da Investigação. A segunda parte debruça-se sobre a Internacionalização de uma empresa, e as Parcerias. A terceira parte estuda as principais Teorias económicas em que se pode apoiar um processo de internacionalização. A quarta parte, estuda os Descobrimentos portugueses, as lições que se podem retirar para as empresas e aquilo que veio a chamar-se a matriz das Descobertas. A quinta parte é objectivamente o Estudo do Caso, onde se caracteriza a empresa e aponta as pistas para as questões da investigação, a que se procurará dar resposta mais tarde. As conclusões e as limitações da investigação, encerram a dissertação. O desafio desta dissertação está no cruzamento do passado que os descobridores aportaram, com o seu exemplo de audácia e conquista, as suas motivações, com a realidade das empresas, enquadradas pelos estudos económicos mais recentes e relevantes, e extrapolar daí ensinamentos para a melhor gestão estratégica das empresas atuais, num cenário de globalização.