Browsing by Issue Date, starting with "2014-02-26"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Estudos cardíacos em tomografia computorizada multicorte - 16 detetoresPublication . Martins, Francisco
- Os Modelos de Gestão e a Sustentabilidade Económica nas Entidades do Sector Não Lucrativo em PortugalPublication . Costa, Ana Cristina de Andrade; Rkibi, TawfiqEste trabalho tem por objectivo estudar a sustentabilidade económica dos modelos de gestão nas Entidades do Sector Não Lucrativo (ESNL) em Portugal, justificável pela maior exigência de resposta das entidades neste sector no contexto actual da sociedade portuguesa. A área escolhida foi a acção social dirigida a crianças e jovens, pois trata-se de uma área de forte carência social e também de grande interesse e mobilização da sociedade portuguesa. A metodologia utilizada foi a de múltiplos estudos de caso, aplicados a cinco ESNL’s que operam na área supracitada. Nas entidades estudadas, foram formulados pressupostos sobre os seus modelos de gestão a partir de várias componentes como a missão, o capital humano, os recursos, a resposta social, a organização interna e as fontes de financiamento. Detectou-se que as entidades estudadas possuem missões exclusivamente na vertente social, são bem definidas e conhecidas pelos colaboradores e voluntários, funcionando como elementos de mobilização; têm uma forte capacidade de liderança; utilizam ao máximo os vários recursos disponíveis na resposta social; possuem um profundo conhecimento nas suas áreas de actuação; têm uma elevada capacidade de adaptação e de resposta; não registam praticamente desperdícios de recursos; possuem organizações internas estruturadas de forma a dar resposta à especificidade da sua actividade; e, não dispõem de uma lógica de modelo de negócio onde existam componentes comerciais, semelhante ao que acontece nas empresas com fins lucrativos. Os resultados demonstram que as entidades são sustentáveis e têm uma actividade muito dimensionada aos fundos obtidos, isto é, não abraçam projectos para os quais não possuem recursos, não apresentando, por isso, alavancagem financeira. Contudo esta sustentabilidade presente é fortemente condicionada pelo financiamento público, estando estas entidades muito vulneráveis a oscilações dos financiamentos do estado. Decorre do estudo que a dependência financeira do estado é uma restrição e portanto dever-se-ão desenvolver formas alternativas de angariação de fundos para garantir a sustentabilidade financeira das organizações. São apresentadas sugestões de melhoria da gestão destas entidades, bem como prolongamentos deste estudo.
- O Perfil das Empresas Portuguesas com Relações Comerciais no Mercado AngolanoPublication . de Jesus Araújo Marques de Carvalho, Teresa; Costa, SacramentoO presente Relatório de Estagio visa traçar o perfil das empresas portuguesas que tem relações comerciais com o mercado angolano. Neste contexto, tendo como alicerce o referencial teórico sobre internacionalização, foram observadas, através de inquérito por questionário, empresas portuguesas que estão presentes no mercado angolano, com o propósito de as caracterizar, identificar as motivações da escolha do mercado angolano, os obstáculos que mais se destacaram no decurso do processo de internacionalização para Angola, assim como as formas de presenças adotadas, e por fim, as similitudes da abordagem da empresas portuguesas presentes no mercado angolano face às correntes teóricas vigentes, que são objeto de análise neste estudo. No tratamento dos dados procedeu-se a análise descritiva das variáveis e também foi efetuada uma análise relacional entre algumas variáveis, que permitiu identificar e caracterizar o perfil das empresas portuguesas que internacionalizaram o seu negócio para o mercado angolano. Os resultaram evidenciaram, desta forma que a maior parte das empresas inquiridas, está presente em Angola há mais de cinco anos. Destacou-se ainda a importância da exportação, enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado angolano, a prevalência da importância percebida dos obstáculos extrínsecos como, insuficiências de apoio a internacionalização, em detrimento dos obstáculos intrínsecos à empresa, e que foram principalmente motivadas pela necessidade de crescimento empresarial e pela atratividade do mercado angolano.
- Exploração das Ligações Via Ferryboat entre o Continente e as Ilhas: Estudo de Viabilidade do Serviço de TransportePublication . Quintal, Hugo; Simões, Anabela; Paz, CarlosEste projecto centra-se na análise da viabilidade de uma ligação regular de transporte marítimo de mercadorias e passageiros entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, por meio de um navio ferryboat, no sentido de apoiar as decisões a tomar relativamente à criação ou não destas linhas de transporte marítimo. Este estudo foi realizado na Região Autónoma da Madeira, ocorrendo por iniciativa própria do autor e motivado pelo seu conhecimento da realidade insular e pela reivindicação por parte dos habitantes e empresas insulares para a criação de uma ligação com estas características. Tratando-se de um estudo exploratório com vista à criação de um novo serviço, e sendo, portanto, uma realidade pouco estudada, procedeu-se ao levantamento de informação relevante: qualidade e quantidade de mercadorias a transportar, movimento de passageiros previsto, itinerários, tempos de viagem, escolha de navios, etc. Com a confrontação dos dados recolhidos com os objectivos propostos, foram determinados os custos fixos e variáveis das ligações em estudo e a possível aceitação do mercado. A análise efectuada permitiu concluir que as ligações são viáveis, tendo-se, no entanto, verificado que a actual cabotagem insular necessita de renovação e inovação. Com a utilização de navios ferryboats alcançar-se-ia uma eficiente integração intermodal, sendo também criada uma alternativa de transporte para os passageiros e uma concorrência com o actual transporte de contentores, nomeadamente com a redução dos tempos de viagem e das taxas de frete marítimo.