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Dissertação | 6.36 MB | Adobe PDF |
Authors
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Abstract(s)
Este projecto centra-se na análise da viabilidade de uma ligação regular de transporte
marítimo de mercadorias e passageiros entre Portugal Continental e as Regiões Autónomas
dos Açores e da Madeira, por meio de um navio ferryboat, no sentido de apoiar as decisões a
tomar relativamente à criação ou não destas linhas de transporte marítimo.
Este estudo foi realizado na Região Autónoma da Madeira, ocorrendo por iniciativa própria
do autor e motivado pelo seu conhecimento da realidade insular e pela reivindicação por parte
dos habitantes e empresas insulares para a criação de uma ligação com estas características.
Tratando-se de um estudo exploratório com vista à criação de um novo serviço, e sendo,
portanto, uma realidade pouco estudada, procedeu-se ao levantamento de informação
relevante: qualidade e quantidade de mercadorias a transportar, movimento de passageiros
previsto, itinerários, tempos de viagem, escolha de navios, etc. Com a confrontação dos dados
recolhidos com os objectivos propostos, foram determinados os custos fixos e variáveis das
ligações em estudo e a possível aceitação do mercado.
A análise efectuada permitiu concluir que as ligações são viáveis, tendo-se, no entanto,
verificado que a actual cabotagem insular necessita de renovação e inovação. Com a
utilização de navios ferryboats alcançar-se-ia uma eficiente integração intermodal, sendo
também criada uma alternativa de transporte para os passageiros e uma concorrência com o
actual transporte de contentores, nomeadamente com a redução dos tempos de viagem e das
taxas de frete marítimo.
Description
Keywords
Transporte Marítimo de Curta Distância Regiões Ultraperiféricas Cabotagem Insular Ferryboat Viabilidade