IPS - ESE - DCCL - Capítulos em livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCCL - Capítulos em livros by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 33
Results Per Page
Sort Options
- Media education: some useful ‘headlines’ in the classroomPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daMedia literacy can be considered an important element to some higher courses, at universities and polytechnic institutes, but not as a part of consumer’s education, but a part of some citizenship curricula, like social communication or journalism, for instance. But it’s recognized by several experts in the educational field that giving basic tools to understand the media it’s a major part of the student’s ability to understand the surroundings, in particular to understand the links between the reality and the pseudo reality mediated by the media. Little children, for instance, as TV consumers have already the ability to understand which information has any correspondence to real life and which doesn’t. Cartoons are easily characterized as imaginative stories, unreal, but it becomes harder to establish distinctions between journalism features or newspaper articles and what effectively happens at the places in the ‘portrait’. There are several simple exercises that can be conducted in different classes aiming children, pre-teenagers, teenagers and young students that don’t require a lot of equipment or materials and can be an interesting way of introducing/developing media literacy. Starting with the recognition of the several media and their basic characteristics, proceeding with the agenda limitations, the identification of some technical illusions, and ending by visiting media organizations or even producing their own newspapers or radio shows. Now that the interactive TV is starting to have some relevance, it’s urgent to implement some basic tools, from mental maps to short newspaper stories, for the media consumer to become more aware of the frame, which is used to present news.
- Crianças como sujeitos de direitoPublication . Marôpo, Lidia
- O planeta C: educação do cidadão consumidorPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daEste artigo pretende abordar as questões emergentes relativas ao papel do cidadão enquanto agente consumidor bem como, em que medida, este poderá assumir-se como um papel válido per si como forma de acção e participação activa na sociedade, nomeadamente através do exercício dos direitos e deveres do cidadão consumidor. A comunicação incidirá em seis grandes componentes, nomeadamente: factos e números; conceitos básicos; situação no mundo e em Portugal (passado, presente e futuro; que movimentos, organizações, projectos e eventos); transdisciplinaridade e multidisciplinaridade (educação do consumidor, educação para os media, educação ambiental, educação para a saúde, educação para a cidadania, educação para a globalização, educação para o desenvolvimento (sustentável), educação rodoviária, educação para as competências da vida, educação para os direitos humanos, educação para a segurança, educação sexual); práticas e ferramentas para a participação (no dia a-dia, escolas, investigação); exemplos.
- Fontes de informação e direitos da infância na cobertura jornalística portuguesaPublication . Marôpo, Lidia
- Promotion of LOLA in PortugalPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Fernandes, João Jardim; Carloto, António
- O que vês tu? O poder das imagens no contexto da vida responsávelPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daOs problemas de sustentabilidade foram estudados num Curso de Verão – Programa Intensive Programme (IP) - que teve lugar na Escola Superior de Educação de Setúbal (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal) em 2009. EPICA - European Programme In Consumer Affairs - Towards a Consumer Citizenship Education – Summer Course foi suportado pelo Life LongLearning Programme – Erasmus. Este programa começou em Setembro de 2008 até Agosto de 2009 e tornou possível a 20 alunos de 6 países da Europa encontrarem-se em Setúbal para participar em 2 semanas de Workshops, seminários e visitas de estudo com recurso a aulas presenciais e em e-learning através da plataforma de ensino a distância Moodle. O principal resultado é um curso sobre o assunto e diversas apresentações disponíveis em http://projectos.ese.ips.pt/epica/ Num dos workshops usou-se as imagens captadas pelos próprios alunos, com suas câmaras fotográficas ou telemóveis para ilustrar os principais temas do curso - cidadania, sustentabilidade e consumo - através de uma maratona de fotografia. O uso de imagens na sala de aula é inquestionável (por exemplo, a foto linguagem), mas esta experiência apresenta uma outra maneira (mais activa) de recolha de informação além de indicador das realizações dos alunos. O resultado é analisado neste artigo, levando em consideração não só as imagens apresentadas pelos estudantes, mas também os comentários que fizeram.
- Cinema 2.0: práticas e manifestações cinemáticas da era digitalPublication . Alves, Marta Pinho
- Contributos para um modelo de formação de professores de português língua não maternaPublication . Pinto, Paulo Feytor
- Projeto de formaçãoPublication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
- Do consumismo ao consumerismoPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daO presente documento pretende dar conta dos progressos efectuados no âmbito da tese de doutoramento em curso ao mesmo tempo que procura clarificar o conceito ‘consumerismo’ no contexto da ‘escola paralela’ referindo a sua relação com os conceitos de literacia, media e cidadania. A tese em curso ‘A comunicação sobre ‘consumerismo’ no quadro de uma revitalização da sociedade civil’ enquadra-se no Ciclo de Estudos de Doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) sob a orientação do Professor Doutor João Pissarra.