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Abstract(s)
Este artigo pretende abordar as questões emergentes relativas ao papel do cidadão enquanto agente consumidor bem como, em que medida, este poderá assumir-se como um papel válido per si como forma de acção e participação activa na sociedade, nomeadamente através do exercício dos direitos e deveres do cidadão consumidor.
A comunicação incidirá em seis grandes componentes, nomeadamente: factos e números; conceitos básicos; situação no mundo e em Portugal (passado, presente e futuro; que movimentos, organizações, projectos e eventos); transdisciplinaridade e multidisciplinaridade (educação do consumidor, educação para os media, educação ambiental, educação para a saúde, educação para a cidadania, educação para a globalização, educação para o desenvolvimento (sustentável), educação rodoviária, educação para as competências da vida, educação para os direitos humanos, educação para a segurança, educação sexual); práticas e ferramentas para a participação (no dia a-dia, escolas, investigação); exemplos.
Description
Keywords
Educação do consumidor Cidadania consumerista Consumo Cidadania Educação
Citation
Dourado, A. (2008). O planeta C: Educação do cidadão consumidor. In M. L. Martins, & M. Pinto (Orgs.), Comunicação e cidadania: Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (pp. 1936-1952). Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Publisher
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho