Browsing by Author "Sobreiro, Pedro"
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- ABORDAGEM PARA A PREVISÃO DE ABANDONO NUM GINÁSIOPublication . Sobreiro, Pedro; Santos, AbelEste estudo pretende apresentar um modelo para prever o abandono dos clientes num ginásio, baseado em dados existentes no software de gestão Health Center. As variáveis selecionadas, identificadas de acordo com a sua relevância em estudos realizados e disponibilidade de dados, foram: idade, género, tempo de inscrição, média de visitas mensais, faturação realizada ao cliente, número de aulas frequentadas e distância a percorrer para chegar ao clube. O número de clientes utilizados para a previsão de abandono foram de 810, através da utilização de um algoritmo de Machine Learning Two-class logistic regression para a classificação. A aproximação realizada permitiu prever com uma exatidão de 83% se o cliente abandonava ou ficava no ginásio. Os resultados obtidos sugerem que pode ser vantajoso a utilização da aproximação realizada para prever o abandono e explorar medidas adicionais para contrariar o abandono de clientes em risco.
- ANÁLISE DE CLUSTERS PARA SEGMENTAÇÃO DE ESTUDANTES NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIORPublication . Sobreiro, Pedro; Martinho, DomingosA segmentação do mercado é um tema importante para os administradores das instituições de ensino superior. A segmentação dos alunos permite a diferenciação e a definição de ações personalizadas de acordo com cada segmento e pode ser realizada recorrendo a dados existentes de alunos para serem posteriormente utilizados no desenvolvimento de ações de comunicação ou para realização de um acompanhamento interno diferenciado. A metodologia utilizada para realizarmos a segmentação dos alunos (n=280) recorreu à análise de clusters utilizando o algoritmo k-means disponível na biblioteca scikit. O k-means é um algoritmo não supervisionado para a determinação dos clusters, que requer que o investigador determine à priori o número de clusters pretendidos, utilizando uma aproximação iterativa calculando o centro ótimo de cada cluster. A identificação do número de clusters foi baseada no método elbow, que utiliza o pressuposto de que o número de clusters ótimo é aquele em que adicionando mais clusters não reduz significativamente a variância entre clusters. Depois de obtivermos cada cluster realizamos a sua caraterização utilizando as variáveis existentes para termos uma melhor compreensão dos dados. Os resultados obtidos permitiram identificar três clusters, onde obtivemos no cluster um 89 alunos, cluster dois 16 alunos e cluster três 175 alunos. Para facilitar a compreensão dos resultados obtidos realizamos a redução das variáveis existentes através de do Principal Components Analysis, uma redução de dimensões para podemos projetar os dados num espaço dimensional menor de duas dimensões, num gráfico de dispersão x,y. Realizamos a caraterização (média±desvio padrão) das variáveis idade, ano, estado civil e sexo. Os resultados obtidos evidenciam que nos clusters um, dois e três as médias de idades são aproximadamente iguais 28,29 e 31, o estado civil é maioritariamente solteiros com 80%, 81% e 75% e o sexo feminino representa 49%, 51% e 50% respetivamente. Os resultados conseguidos não são elucidativos considerando os indicadores obtidos em cada cluster. Para podermos retirar melhores conclusões deveriam ser incluídas mais variáveis, como cursos frequentados, resultados obtidos na frequência do curso e aumentar a amostra. Um aspeto que poderia ter sido equacionado seria a normalização dos dados, reduzindo impacto de variáveis em escalas diferentes na determinação do número de clusters. Por último seria interessante explorar as diferenças entre os alunos nos clusters existentes realizando a análise das variáveis existentes.
- APLICAÇÕES BASEADAS EM GEOLOCALIZAÇÃO PARA GESTÃO DE INSTALAÇÕES DESPORTIVAS: EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DA API DA GOOGLE MAPS NO CONCELHO DE GUIMARÃESPublication . Claudino, Rui; Sobreiro, PedroO contexto tecnológico em que vivemos é uma realidade. E a tendência é para ser assim também no futuro. Cada vez mais. É o caso das representações de locais e entidades em mapas digitais na web. Na visão de Crocker (2014), esta tendência é ainda mais acentuada, no âmbito das aplicações móveis, como mostram as mais diversas location-based applications. No setor do desporto e da respetiva gestão nem sempre foi fácil desenvolver aplicações, recorrendo a este tipo de representações espaciais. A tecnologia não era fácil e o know-how não era adequadamente qualificado. Mas, as empresas fornecedoras de tecnologia geoespacial simplificaram o desenvolvimento de aplicações web nesta área, através da utilização de application programming interfaces (API). Como refere Svennerberg (2010), estas API’s servem de interface entre um serviço proporcionado por uma empresa, caso da Google Maps (2013) e uma aplicação web ou móvel que utiliza esses serviços. Foi com este objetivo que desenvolvemos uma aplicação web, utilizando as metodologias próprias neste domínio, como a framework de Zachman (2009), tal como foi originalmente adaptada por Whitten e Bentley (2005), onde um dos módulos é precisamente a representação de espaços desportivos, recorrendo à utilização dos serviços da Google Maps. Para além disso, toda a aplicação é suportada numa abordagem Model-View-Control (MVC). Para conseguir representar as instalações desportivas num mapa, criámos uma base de dados MySQL, com dados de longitude e latitude, de cada instalação desportiva. Através de JavaScript criou-se o mapa propriamente dito, indicando o tipo (mapa de estradas, satélite ou street view) e as respetivas opções (nível de zoom, alinhamento, controlo de interface e posicionamente, entre muitas outras opções). O passo seguinte consistiu em passar os dados para o frontend da aplicação web. Para isso, recorreu-se à integração do PHP com as livrarias externas de código JavaSrcipt, criadas especificamente para o efeito (caso da MarkerManager). A implementação destas funcionalidades permite georeferenciar todos os tipos e géneros de espaços desportivos de um concelho, região ou País. Obteve-se ainda know-how, background e massa crítica, para o desenvolvimento de novas funcionalidades. A sua utilização em dispositivos móveis é outra das possibilidades atualmente já em desenvolvimento.
- BUSINESS INTELLIGENCE IN THE TOOL MANAGEMENT USED BY THE CUT AND CNC MACHINES OF THE ORNAMENTAL ROCKS INDUSTRYPublication . Martinho, Domingos; TERESO, MARCO; Sobreiro, Pedro; Pratas, AntonioIn the ornamental stone industry, improving production processes is a constant challenge for managers looking for solutions that improve the competitiveness of the companies. The management of cutting and computerized cut command machine tools is one of the areas where this improvement in management processes can have a positive effect on the competitiveness and productivity of companies. With this purpose, a model based on business intelligence methodologies was developed to systematize and automate the management process. The proposed model consists of the following layers: acquisition, extract, transform and load, storage and access and analysis. The acquisition layer consists of the interface with data available in various formats. The extract, transform and load process aims to extract data from these repositories and load them into a data warehouse. While the access and analysis phase is based on the use of software tools with graphical user interface with advanced analysis reporting features. The technology infrastructure is supported by the open source Tibco Jaspersoft Community Edition software package, which provides tools for the practical implementation of the defined model. With this work, it is hoped to implement the defined business intelligence model thus giving answers to the problems identified by providing information for the decision-making that corresponds to the needs of the managers.
- Hybrid Random Forest Survival Model to Predict Customer Membership DropoutPublication . Sobreiro, Pedro; Garcia-Alonso, José; Martinho, Domingos; Berrocal, JavierDropout prediction is a problem that must be addressed in various organizations, as retaining customers is generally more profitable than attracting them. Existing approaches address the problem considering a dependent variable representing dropout or non-dropout, without considering the dynamic perspetive that the dropout risk changes over time. To solve this problem, we explore the use of random survival forests combined with clusters, in order to evaluate whether the prediction performance improves. The model performance was determined using the concordance probability, Brier Score and the error in the prediction considering 5200 customers of a Health Club. Our results show that the prediction performance in the survival models increased substantially in the models using clusters rather than that without clusters, with a statistically significant difference between the models. The model using a hybrid approach improved the accuracy of the survival model, providing support to develop countermeasures considering the period in which dropout is likely to occur.
- Hybrid Random Forest Survival Model to Predict Customer Membership DropoutPublication . Sobreiro, Pedro; Martinho, DomingosDropout prediction is a problem that must be addressed in various organizations, as retaining customers is generally more profitable than attracting them. Existing approaches address the problem considering a dependent variable representing dropout or non-dropout, without considering the dynamic perspetive that the dropout risk changes over time. To solve this problem, we explore the use of random survival forests combined with clusters, in order to evaluate whether the prediction performance improves. The model performance was determined using the concordance probability, Brier Score and the error in the prediction considering 5200 customers of a Health Club. Our results show that the prediction performance in the survival models increased substantially in the models using clusters rather than that without clusters, with a statistically significant difference between the models. The model using a hybrid approach improved the accuracy of the survival model, providing support to develop countermeasures considering the period in which dropout is likely to occur.
- Integrating Knowledge Management in a Business Strategy Process Operationalized using Process Management ApproachPublication . Vivas, Carla; Sobreiro, Pedro; Claudino, RuiThis paper proposes an integrated approach applied in a business environment, using three organisational layers materialized in the institutional, middle and operational levels. Is suggested a combination of Business Strategy, Knowledge Management and Business Process Management in order to support the clarification of the organisational strategy and the definition of business operations. The work in progress developed uses a theoretical framework based in emergent theories of strategy management combining two types of strategy intended or deliberate and emergent, clarifying important constructs like mission, vision, strategic objectives, stakeholders, business capabilities and knowledge objects, interpreted as a business context that facilitates the following steps of analysis and provides priorities of improvement. The priorities identify targets to improved using Business Process Management (BPM) approaches combined with the knowledge concepts in BPM models. The proposed approach was applied in a public organisation that develops its activities in the areas of Olympic preparation, swimming performance and sport facilities. The outcomes of the work develop, were the systematization of the business processes related to the structured work and the use of knowledge management concepts in the exception handling of the processes. The representation of the unstructured work or the modelling of complex processes was combined with the use knowledge constructs, properly contextualized in business strategy axioms. The research findings identify advantages in the use of knowledge concepts in complex process model, exception handling and in classifying the knowledge used in decisions. This could facilitate the definition of training actions articulated with the organisation real needs.
- OPERACIONALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES DESPORTIVAS ATRAVÉS DA DEFINIÇÃO DE AXIOMAS, PARA UM CONTEXTO DE MELHORIAPublication . Sobreiro, Pedro; Bento, Teresa; Claudino, RuiO Business Process Management (BPM) pretende melhorar a eficiência das organizações através da modelação, organização e otimização dos processos de uma forma contínua. As melhorias nos processos devem ser desenvolvidas e devidamente articuladas com os objetivos estratégicos da organização, para potenciar o seu impacto na organização. Este artigo tem como objetivo propor uma abordagem para simplificar a definição de um contexto organizacional e a identificação de áreas a melhorar nas organizações desportivas. As ações de melhoria devem ser realizadas devidamente, enquadradas e integradas nos objetivos estratégicos, materializadas num contexto organizacional, que reflete as reais necessidades da organização. As melhorias são desenvolvidas no âmbito de uma iniciativa BPM. A abordagem proposta para a construção de um contexto de melhoria foi desenvolvida e baseada na análise de abordagens existentes para BPM. As etapas identificadas foram analisadas e clarificadas de forma a simplificar a construção de axiomas. Para testar a abordagem foram realizadas entrevistas com responsáveis de organizações, de forma a validar a identificação de ações de melhoria devidamente enquadradas na estratégia O resultado do estudo desenvolvido foi a clarificação de uma abordagem que facilita a identificação das ações de melhoria que as organizações desportivas necessitam de desenvolver, devidamente alinhadas com os objetivos estratégicos definidos pelos responsáveis. Os pressupostos simples desta abordagem são conseguidos através a utilização de constructos coerentes e lógicos, que permitem definir axiomas que suportam a clarificação das áreas a melhorar. A utilização de axiomas permite definir pressupostos que são facilitadores e criam contextos para ações de melhoria alinhadas e que validam a estratégia. A aplicação da abordagem permitiu identificar potencialidades na sua utilização para suportar a definição de planos estratégicos, planos de ação ou como uma reflexão organizacional. Palavras
- Operacionalização da estratégia no Município de Ourém como aproximação para a promoção da saúdePublication . Sobreiro, Pedro; Santos-Rocha, Rita; Claudino, ruiAs iniciativas desenvolvidas para incrementar a atividade física devem ser articuladas e planeadas a partir de pressupostos para a atividade física, como a maior participação da população. O planeamento deve ser desenvolvido com o objetivo de reduzir e prevenir as doenças e promover a saúde. Assumindo a prática desportiva como algo fundamental para a saúde, é necessário identificar mecanismos que permitam agilizar esta aproximação. Numa conjuntura de fortes constrangimentos económicos, os clubes desportivos podem desempenhar um papel fundamental. Propomos uma abordagem baseada no Business Process Management que facilita a organização dos clubes e a resolução dos seus problemas, devidamente enquadrados nos pressupostos necessários para desenvolver a atividade física. Esta abordagem facilita a identificação dos requisitos dos sistemas de informação e que suportam a sua construção. Apresenta-se as etapas desenvolvidas de forma de clarificar partindo de objetivos estratégicos e decompondo-os até níveis operacionais, para dar resposta às necessidades dos clubes.
- Performance Evaluation of Information Systems in Portuguese MunicipalitiesPublication . Pratas, Antonio; Sobreiro, Pedro; Martinho, DomingosThe success of organizations increasingly depends on the performance of their information systems, and public bodies are no exception. If the service provided to all of us, as citizens, depends on this performance, then it is essential that we can evaluate it. This research evaluates the performance of information sys tems in the Portuguese municipalities, applying the DeLone and McLean model, which is based on the perceptions of the systems’ users. The research is based on a self-administered questionnaire to a representative sample of Portuguese munici palities employees. The six dimensions of the model were: system quality, infor mation quality, service quality, utilization, user satisfaction and impacts. A seventh dimension - demographics - and its relationship with the original model were also analyzed. The results show that DeLone and McLean model is suitable for the Por tuguese municipalities context, and it was concluded that the system quality and information quality dimensions have a major effect on user satisfaction and inten tion to use/use, respectively. It was also found that the user satisfaction dimension has a strong effect, and the intention to use/use dimension has a moderate effect on Impacts. These results provide relevant information for decision-making related to the evolution of information systems in Portuguese municipalities, showing the importance of investing in the systems quality and the quality of the information produced.