Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
589.11 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Business Process Management (BPM) pretende melhorar a eficiência das organizações através da modelação, organização e otimização dos processos de uma forma contínua. As melhorias nos processos devem ser desenvolvidas e devidamente articuladas com os objetivos estratégicos da organização, para potenciar o seu impacto na organização. Este artigo tem como objetivo propor uma abordagem para simplificar a definição de um contexto organizacional e a identificação de áreas a melhorar nas organizações desportivas. As ações de melhoria devem ser realizadas devidamente, enquadradas e integradas nos objetivos estratégicos, materializadas num contexto organizacional, que reflete as reais necessidades da organização. As melhorias são desenvolvidas no âmbito de uma iniciativa BPM. A abordagem proposta para a construção de um contexto de melhoria foi desenvolvida e baseada na análise de abordagens existentes para BPM. As etapas identificadas foram analisadas e clarificadas de forma a simplificar a construção de axiomas. Para testar a abordagem foram realizadas entrevistas com responsáveis de organizações, de forma a validar a identificação de ações de melhoria devidamente enquadradas na estratégia O resultado do estudo desenvolvido foi a clarificação de uma abordagem que facilita a identificação das ações de melhoria que as organizações desportivas necessitam de desenvolver, devidamente alinhadas com os objetivos estratégicos definidos pelos responsáveis. Os pressupostos simples desta abordagem são conseguidos através a utilização de constructos coerentes e lógicos, que permitem definir axiomas que suportam a clarificação das áreas a melhorar. A utilização de axiomas permite definir pressupostos que são facilitadores e criam contextos para ações de melhoria alinhadas e que validam a estratégia. A aplicação da abordagem permitiu identificar potencialidades na sua utilização para suportar a definição de planos estratégicos, planos de ação ou como uma reflexão organizacional.
Palavras
Description
Keywords
Alinhamento da estratégia Gestão de Processos