Browsing by Author "Silva, Maria Alcina Velho Dourado da"
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- Aprender a verPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da
- Aprendizagem com base em processos de cocriação: o exemplo do DEMOLA® no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Ruivo, Maria Alice Gois; Ramos, Bernardo; PICOITO, CÉLIA; Serralha, F. N.; Angelino, F J A; Caria, Helena; Vinagre, João; Pires, José; Pereira, NunoAssistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham. Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos, a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida. Descrevemos as principais fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/ organizações e perceções de toda a equipa). Salientam-se o desenvolvimento de competências instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa, Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e liberdade de pensamento.
- A carteira de competências aplicadas à comunicação social: um estudo de casoPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daA unidade curricular (uc) Carteira de Competências (CC) permite o desenvolvimento de competências transversais/soft/hard skills através de experiências pedagógicas não formais/informais assumindo se como uma ação de apoio ao desenvolvimento de competências extracurriculares. Funciona desde 2007/2008 nos planos de estudos das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS). Com esta uc pretende-se que o seu público-alvo realize, ao longo da licenciatura, opções tendentes à sua valorização de modo a promover a autonomia, desenvolver competências e aproximá-lo da profissão/emprego. Culmina com a obtenção de 5 créditos através da realização de um portfolio com o apoio de uma equipa de docentes-tutores. O presente artigo debruça-se sobre esta uc no contexto da licenciatura em Comunicação Social (CS). Atenta-se às especificidades da sua implementação através da análise do percurso de um grupo amostral de estudantes durante 3 anos procurando identificar quais as opções individuais de atividades realizadas. O objetivo consiste em determinar padrões/tendências na tipologia das atividades, a identificação das suas características principais e qual a relação das mesmas com a licenciatura. É um trabalho de pendor qualitativo e descritivo cuja pesquisa reside num estudo de caso longitudinal assente em análise temática.
- Das representações dos PALOP em Portugal à importância da educação para os mediaPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daExiste um jogo muito comum entre as crianças em que uma pergunta à outra nomes de animais, plantas ou até marcas de automóveis começadas pelas diferentes letras do alfabeto. O que acontece quando se pergunta nomes de países começados por A? Até uma determinada faixa etária é muito provável ouvir-se África como resposta. Isto é indiciador de uma forma de ver o mundo. Neste caso, dezenas de países são eclipsados e reduzidos a um só continente. Naturalmente esta resposta vai mudando à medida que os jogadores crescem, mas tal constatação deixa uma questão no ar: porque razão se identifica esta tendência para reduzir tantos países, povos, culturas, … a um denominador comum: o continente africano? Neste texto, procurar-se-á encontrar resposta a esta questão, através do recurso aos resultados de um estudo desenvolvido entre Março e Maio de 1999 pela análise de dois jornais televisivos portugueses de dois canais concorrenciais, um público e outro privado.
- Do comercial ao social: uma abordagem da publicidade cidadãPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da
- Do consumismo ao consumerismoPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daO presente documento pretende dar conta dos progressos efectuados no âmbito da tese de doutoramento em curso ao mesmo tempo que procura clarificar o conceito ‘consumerismo’ no contexto da ‘escola paralela’ referindo a sua relação com os conceitos de literacia, media e cidadania. A tese em curso ‘A comunicação sobre ‘consumerismo’ no quadro de uma revitalização da sociedade civil’ enquadra-se no Ciclo de Estudos de Doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) sob a orientação do Professor Doutor João Pissarra.
- Estratégias comunicacionais da Direção-Geral da Saúde: estudo das publicações no Twitter sobre a COVID-19Publication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Machete, Ana Carolina Cruz; Gonçalves, André Alexandre Caetano; Teixeira, Andreia Cristina Gonçalves; Alves, Beatriz Martins Carreira Rolo; Silva, Catarina Caetano de Barros DominguesEste estudo propõe uma análise qualitativa das estratégias de comunicação adotadas pela Direção-Geral da Saúde para com a população portuguesa perante a primeira vaga do surto pandémico da COVID-19. Pretende-se, assim, analisar como é que esta entidade, a partir da utilização da rede social Twitter, desenvolveu a divulgação da informação, procurando definir as características que marcam o discurso de cada uma das orientações fornecidas. Para tal,adotou-se o paradigma qualitativo-interpretativo, com base numa análise documental de fontes secundárias,tendo-se adotado a análise temática. No cenário português, observou-se que, relativamente à propagação exponencial do vírus, deu-se a adaptação do fluxo comunicacional, existindo maior recorrência a hashtags, infografias, relatórios de saúde e linksexternos
- Formas e práticas de investigação no ensino superior politécnicoPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Pessoa, Ana Maria
- Investigar: ofício que se ensina, se aprende e se partilhaPublication . Pessoa, Ana Maria; Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Capelo, Rui; Luz, Carolina; Coelho, Ana Rita; Cordeiro, Sandra; Pombo, MarianaCom esta comunicação pretendemos apresentar resultados preliminares do trabalho de investigação que temos vindo a desenvolver – 2017/18-2020/21 – na Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação do 3º ano do Curso de Licenciatura em Comunicação Social. Desde há 4 anos (com um horizonte de 5 para esta investigação) a equipa docente teve como objetivos criar condições estimulantes de maior envolvimento no âmbito da formação de profissionais empenhados e capazes de promover investigação de qualidade na área dos media bem como contribuir para o sucesso académico dos estudantes. Nesta UC pretende-se que os estudantes identifiquem/estudem um tema e concebam/ apresentem um projeto de comunicação através da seleção/aplicação dos métodos, técnicas e ferramentas de investigação mais adequados. Familiarizam-se com diversos modelos, teorias e práticas de investigação (Coutinho, 2011). Os conteúdos programáticos abrangem um leque de temas com destaque para as teorias de investigação e conhecimento científico, os métodos e etapas de investigação, bem como a recolha, análise e apresentação de resultados. Como princípios norteadores sublinha-se a valorização do caminho/processo em detrimento do resultado/fim e a aposta em sessões em forma de seminário (Lakatos & Marconi, 2005; Medeiros, 2004), nas quais os estudantes trabalham em pequenos e grande(s) grupo(s) acompanhando o processo de investigação e correção mútuas. De forma a trazer novas abordagens a áreas específicas, sobretudo quanto a técnicas de recolha/análise de dados, há sessões com docentes/investigadores convidados. Nesta comunicação apresentam-se os objetivos, as formas de organização do trabalho realizado e procedimentos adotados, assim como os resultados alcançados e as dificuldades identificadas. Como resultados preliminares, decorrentes de avaliação anual realizada e de projeto quadrienal, afirmamos que as práticas de investigação qualitativa têm tido reflexos muito positivos nas formas de intervenção/promoção de investigação de qualidade na área dos media. Partilhamos esta comunicação com estudantes que apresentam a avaliação possível do processo e dos resultados obtidos.
- Media education: some useful ‘headlines’ in the classroomPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daMedia literacy can be considered an important element to some higher courses, at universities and polytechnic institutes, but not as a part of consumer’s education, but a part of some citizenship curricula, like social communication or journalism, for instance. But it’s recognized by several experts in the educational field that giving basic tools to understand the media it’s a major part of the student’s ability to understand the surroundings, in particular to understand the links between the reality and the pseudo reality mediated by the media. Little children, for instance, as TV consumers have already the ability to understand which information has any correspondence to real life and which doesn’t. Cartoons are easily characterized as imaginative stories, unreal, but it becomes harder to establish distinctions between journalism features or newspaper articles and what effectively happens at the places in the ‘portrait’. There are several simple exercises that can be conducted in different classes aiming children, pre-teenagers, teenagers and young students that don’t require a lot of equipment or materials and can be an interesting way of introducing/developing media literacy. Starting with the recognition of the several media and their basic characteristics, proceeding with the agenda limitations, the identification of some technical illusions, and ending by visiting media organizations or even producing their own newspapers or radio shows. Now that the interactive TV is starting to have some relevance, it’s urgent to implement some basic tools, from mental maps to short newspaper stories, for the media consumer to become more aware of the frame, which is used to present news.