Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias comunicacionais da Direção-Geral da Saúde: estudo das publicações no Twitter sobre a COVID-19

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo propõe uma análise qualitativa das estratégias de comunicação adotadas pela Direção-Geral da Saúde para com a população portuguesa perante a primeira vaga do surto pandémico da COVID-19. Pretende-se, assim, analisar como é que esta entidade, a partir da utilização da rede social Twitter, desenvolveu a divulgação da informação, procurando definir as características que marcam o discurso de cada uma das orientações fornecidas. Para tal,adotou-se o paradigma qualitativo-interpretativo, com base numa análise documental de fontes secundárias,tendo-se adotado a análise temática. No cenário português, observou-se que, relativamente à propagação exponencial do vírus, deu-se a adaptação do fluxo comunicacional, existindo maior recorrência a hashtags, infografias, relatórios de saúde e linksexternos
This study proposes a qualitative analysis of the communication strategies adopted by the Directorate-General of Healthtowards the Portuguese population, specifically in the first wave of the COVID-19 pandemic. Therefore, it intends to observe how this entity uses the social network Twitter to develop the dissemination of information, seeking to define the characteristics that mark the discourse of the different guidelines. To this end, the qualitative-interpretative paradigm was adopted, based on a documental analysis of secondary sources, having adopted the thematic analysis. In Portugal, it was observed that, concerning the exponential spread of the virus, the communication flow was adapted with a greater recurrence of hashtags, infographics, health reports, and external links.
Este estudio propone un análisis cualitativo de las estrategias de comunicación adoptadas por la Dirección General de Salud hacia la población portuguesa durante la primera ola del brote pandémico de la COVID-19. Se pretende así, analizar cómo es que la entidad, a través de la utilización de la red social Twitter, ha desarrollado la divulgación de la información, buscando definir las características que marcan el discurso de cada una de las pautas aportadas. Para esto, se adoptó el paradigma cualitativo-interpretativo, basado en un análisis documental de fuentes secundarias, habiendo adoptado el análisis temático.En el escenario portugués,se ha observado que, relativamente a la propagación exponencial del virus, se ha dado la adaptación del flujo de comunicación, existiendo una mayor recurrencia de hashtags, infografías, informes de salud y enlaces externos.

Description

Keywords

Comunicação de crise Comunicação estratégica COVID-19 Direção-Geral da Saúde Redes sociais Twitter Crisis communication Strategic communication COVID-19 Directorate-General of Health Social networks Twitter Comunicación de crisis Comunicación estratégica COVID-19 Dirección General de Salud Redes sociales Twitter

Citation

Dourado, A., Machete, A. C. C., Gonçalves, A. A. C., Teixeira, A. C. G., Alves, B. M. C. R., & Silva, C. C. B. D. (2022). Estratégias comunicacionais da Direção-Geral da Saúde: Estudo das publicações no Twitter sobre a COVID-19. Revista Comunicando, 11(1), 1-19.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

SOPCOM - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação

CC License