Browsing by Author "Oliveira, Hélia"
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- 3rd year pupils' procedures to solve multiplication tasksPublication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
- Da selha da roupa à forma do boloPublication . Boavida, Ana Maria; Oliveira, Hélia; Santos, Leonor; Carreira, Susana
- Desenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor?Publication . Silva, Margarida Nunes; Boavida, Ana Maria; Oliveira, HéliaA construção do conceito de número racional, a partir da representação na forma de fração numa perspetiva do desenvolvimento de sentido do número, é uma novidade no currículo português trazendo ao professor do 1º ciclo do ensino básico vários desafios. Uma das formas de lhes fazer face é selecionar tarefas matemáticas que incentivem os alunos a pensar conceptualmente e sequenciá-las tendo em conta um percurso de aprendizagem orientado por ideais poderosas, modelos adequados e estratégias de referência. Neste texto analisam-se as práticas de uma professora do 3º ano associadas à realização de uma das tarefas da trajetória de aprendizagem planeada para ensinar números racionais. Esta análise permite sublinhar a importância de um conhecimento sólido da matemática a ensinar. Evidencia, também, que não basta o professor antecipar eventuais dificuldades dos alunos: é essencial ser capaz de lidar flexivelmente com acontecimentos inesperados que surgem durante o ensino é que, por irem em sentido contrário às suas expectativas, provocam situações de impasse e sentimentos de desilusão e frustração. Os conflitos experienciados pela professora serviram de motor para a levar a repensar o seu papel na orientação do discurso de forma a tornar a tarefa mais poderosa.
- Especificidades e desafios do design research: o exemplo de uma experiência de ensino no 1º cicloPublication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, HéliaEste artigo tem como foco principal uma experiência de ensino, centrada na aprendizagem da multiplicação, desenvolvida por uma investigadora, numa turma do 3.º ano de escolaridade, em colaboração com a professora titular. Tendo como pano de fundo o estudo realizado, discutimos as principais características da design research, na modalidade de experiência de ensino, explicitamos as suas especificidades e identificamos os desafios que se colocaram à investigadora e à professora, no decurso do processo de investigação, segundo as fases de preparação da experiência, experimentação em sala de aula e análise retrospetiva. Emergem como aspetos centrais desta experiência, uma permanente articulação entre a investigação e o planeamento e a concretização das aulas, alicerçada na análise da experimentação das tarefas propostas, assim como, o papel da análise retrospetiva no reconhecimento de elementos favoráveis do ambiente de sala de aula para a promoção das aprendizagens visadas. As carac terísticas desta atividade colocam desafios à investigadora pelo seu nível de exigência de tempo e grande volume de dados que são gerados, assim como à professora pela disponibilidade que lhe é requerida para trabalhar colaborativamente e ajustar as suas práticas ao longo de um período de tempo significativo.
- A evolução dos procedimentos usados pelos alunos: contributo de uma experiência de ensino centrada na multiplicaçãoPublication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, HéliaEste artigo apresenta e discute alguns resultados sobre a evolução dos procedimentos de cálculo usados por alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade, na resolução de tarefas de multiplicação. Estes resultados integram um estudo mais abrangente que teve como propósito a compreensão do modo como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspetiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A investigação seguiu uma metodologia de design research, na modalidade de experiência de ensino. A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões coletivas que ocorreram na aula revelou uma evolução significativa dos procedimentos usados pelos alunos que parece ser suportada pelas características das tarefas propostas — contextos, números e sua articulação — e pelo ambiente da aula. O estudo permite perceber que esta evolução não se processa do mesmo modo para todos os alunos, sendo evidenciados alguns aspetos críticos nos procedimentos relativos a tarefas com particularidades específicas.
- Evolution of pupils' mathematical procedures to solve multiplication tasksPublication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
- Evolution of students' mathematical procedures to solve division tasksPublication . Mendes, Fátima; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia
- Investigar as práticas do professor num contexto de trabalho colaborativo: potencialidades e desafiosPublication . Delgado, Catarina; Brocardo, Joana; Oliveira, HéliaO presente artigo decorre de um estudo realizado num contexto de um projeto colaborativo que envolveu dois professores do 1.º ciclo e a primeira autora deste texto, sobre as práticas do professor focadas no desenvolvimento do sentido de número dos alunos. Pretende descrever e analisar as potencialidades deste contexto de trabalho e os desafios que se colocam ao investigador ao realizar um projeto desta natureza, assim como refletir sobre a criação/manutenção de uma relação de colaboração. O estudo insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. Os dados foram recolhidos através da realização de entrevistas, da observação participante e da recolha documental. Os resultados deste estudo apontam para uma valorização por parte dos professores da dimensão reflexiva do projeto colaborativo, contribuindo para uma maior consciencialização e melhoramento da própria prática. Destacam-se como principais desafios na conceção e desenvolvimento de um projeto colaborativo: (i) a adequação do tempo de duração do projeto à criação de uma relação de confiança entre os elementos da equipa, (ii) a conformidade com as expetativas e necessidades dos professores envolvidos e, simultaneamente, (iii) uma clarificação inequívoca do papel dos diferentes elementos da equipa.
- Pensamento algébrico no 2º ano de escolaridade: generalização de sequênciasPublication . Ramos, Teresa; Boavida, Ana Maria; Oliveira, HéliaÉ inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2 º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequências.
- As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicaçãoPublication . Mendes, Fátima; Oliveira, Hélia; Brocardo, JoanaApresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3 º ano, particularizando para uma das sequências Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.