Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Pensamento algébrico no 2º ano de escolaridade: generalização de sequências

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2 º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequências.

Description

Comunicação apresentada em XXII Seminário de Investigação em Educação Matemática, Lisboa, 7-8 setembro 2011

Keywords

Pensamento algébrico Generalização Pensamento funcional Sequências

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License