Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Desenvolvendo o sentido do número racional.pdf291.27 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A construção do conceito de número racional, a partir da representação na forma de fração numa perspetiva do desenvolvimento de sentido do número, é uma novidade no currículo português trazendo ao professor do 1º ciclo do ensino básico vários desafios. Uma das formas de lhes fazer face é selecionar tarefas matemáticas que incentivem os alunos a pensar conceptualmente e sequenciá-las tendo em conta um percurso de aprendizagem orientado por ideais poderosas, modelos adequados e estratégias de referência. Neste texto analisam-se as práticas de uma professora do 3º ano associadas à realização de uma das tarefas da trajetória de aprendizagem planeada para ensinar números racionais. Esta análise permite sublinhar a importância de um conhecimento sólido da matemática a ensinar. Evidencia, também, que não basta o professor antecipar eventuais dificuldades dos alunos: é essencial ser capaz de lidar flexivelmente com acontecimentos inesperados que surgem durante o ensino é que, por irem em sentido contrário às suas expectativas, provocam situações de impasse e sentimentos de desilusão e frustração. Os conflitos experienciados pela professora serviram de motor para a levar a repensar o seu papel na orientação do discurso de forma a tornar a tarefa mais poderosa.

Description

Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012

Keywords

Práticas profissionais Número racional Fração Tarefas matemáticas Trajetórias de aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática

CC License