Publication
Desenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor?
dc.contributor.author | Silva, Margarida Nunes | |
dc.contributor.author | Boavida, Ana Maria | |
dc.contributor.author | Oliveira, Hélia | |
dc.date.accessioned | 2014-02-19T15:19:44Z | |
dc.date.available | 2014-02-19T15:19:44Z | |
dc.date.issued | 2012-05 | |
dc.description | Comunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012 | por |
dc.description.abstract | A construção do conceito de número racional, a partir da representação na forma de fração numa perspetiva do desenvolvimento de sentido do número, é uma novidade no currículo português trazendo ao professor do 1º ciclo do ensino básico vários desafios. Uma das formas de lhes fazer face é selecionar tarefas matemáticas que incentivem os alunos a pensar conceptualmente e sequenciá-las tendo em conta um percurso de aprendizagem orientado por ideais poderosas, modelos adequados e estratégias de referência. Neste texto analisam-se as práticas de uma professora do 3º ano associadas à realização de uma das tarefas da trajetória de aprendizagem planeada para ensinar números racionais. Esta análise permite sublinhar a importância de um conhecimento sólido da matemática a ensinar. Evidencia, também, que não basta o professor antecipar eventuais dificuldades dos alunos: é essencial ser capaz de lidar flexivelmente com acontecimentos inesperados que surgem durante o ensino é que, por irem em sentido contrário às suas expectativas, provocam situações de impasse e sentimentos de desilusão e frustração. Os conflitos experienciados pela professora serviram de motor para a levar a repensar o seu papel na orientação do discurso de forma a tornar a tarefa mais poderosa. | por |
dc.identifier.issn | 2182-0023 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/5716 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | en |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática | por |
dc.relation.publisherversion | http://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/2012/Atas_EIEM_2012.pdf | por |
dc.subject | Práticas profissionais | por |
dc.subject | Número racional | por |
dc.subject | Fração | por |
dc.subject | Tarefas matemáticas | por |
dc.subject | Trajetórias de aprendizagem | por |
dc.title | Desenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor? | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 214 | por |
oaire.citation.startPage | 201 | por |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | conferenceObject | en |