Repository logo
 
Publication

Desenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor?

dc.contributor.authorSilva, Margarida Nunes
dc.contributor.authorBoavida, Ana Maria
dc.contributor.authorOliveira, Hélia
dc.date.accessioned2014-02-19T15:19:44Z
dc.date.available2014-02-19T15:19:44Z
dc.date.issued2012-05
dc.descriptionComunicação apresentada no Encontro de Investigação em Educação Matemática, Castelo de Vide, 12-13 maio 2012por
dc.description.abstractA construção do conceito de número racional, a partir da representação na forma de fração numa perspetiva do desenvolvimento de sentido do número, é uma novidade no currículo português trazendo ao professor do 1º ciclo do ensino básico vários desafios. Uma das formas de lhes fazer face é selecionar tarefas matemáticas que incentivem os alunos a pensar conceptualmente e sequenciá-las tendo em conta um percurso de aprendizagem orientado por ideais poderosas, modelos adequados e estratégias de referência. Neste texto analisam-se as práticas de uma professora do 3º ano associadas à realização de uma das tarefas da trajetória de aprendizagem planeada para ensinar números racionais. Esta análise permite sublinhar a importância de um conhecimento sólido da matemática a ensinar. Evidencia, também, que não basta o professor antecipar eventuais dificuldades dos alunos: é essencial ser capaz de lidar flexivelmente com acontecimentos inesperados que surgem durante o ensino é que, por irem em sentido contrário às suas expectativas, provocam situações de impasse e sentimentos de desilusão e frustração. Os conflitos experienciados pela professora serviram de motor para a levar a repensar o seu papel na orientação do discurso de forma a tornar a tarefa mais poderosa.por
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5716
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherSociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemáticapor
dc.relation.publisherversionhttp://spiem.pt/DOCS/ATAS_ENCONTROS/2012/Atas_EIEM_2012.pdfpor
dc.subjectPráticas profissionaispor
dc.subjectNúmero racionalpor
dc.subjectFraçãopor
dc.subjectTarefas matemáticaspor
dc.subjectTrajetórias de aprendizagempor
dc.titleDesenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor?por
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage214por
oaire.citation.startPage201por
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Desenvolvendo o sentido do número racional.pdf
Size:
291.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: