Browsing by Author "Mares, Pedro"
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- Auto-percepção das competências empreendedoras dos estudantes: um estudo do Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Mares, PedroHá um crescente reconhecimento de que o empreendedorismo é uma força motriz na promoção do crescimento económico, competitividade e criação de emprego das nações. Uma vez que o espírito empreendedor de qualquer um pode ser desenvolvido e melhorado, o sistema educacional assume um papel importante na aprendizagem dos alunos a serem empreendedores. Na verdade, o desenvolvimento de competências essenciais, capacidades e atitudes em relação ao empreendedorismo pode contribuir para comportamentos empreendedores. Este trabalho tem como objectivo avaliar o nível de perfil empreendedor dos alunos que frequentaram as disciplinas de Empreendedorismo e Empreendedorismo e Criação de Empresas no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS). Foi aplicado um inquérito a estudantes de Empreendedorismo do IPS, no qual foram recebidas 90 respostas. Os resultados deste estudo empírico fornecem informações importantes que permitem o desenvolvimento de um currículo apropriado e de programas extra curriculares mais adequados para diferentes padrões de perfis empreendedores.
- O ensino da gestão: uma metodologia que vai ao encontro dos desafios da mudança e de diferentes necessidadesPublication . Costa, Teresa; Mares, PedroO ensino superior em Portugal tem sofrido constantes mudanças ao longo das últimas décadas. Apesar de todo o esforço de desenvolvimento e de adequação levado a cabo por um conjunto de stakeholders envolvidos, nomeadamente instituições do ensino superior, estudantes, famílias, Estado, empresas, a transição e adaptação dos estudantes a este nível de ensino tem-se revelado difícil. Esta dificuldade é, muito frequentemente, evidenciada através do elevado e frequente insucesso, o que representa um desafio e incentivo para a procura e aplicação de metodologias de ensino que possam reduzir estas dificuldades e estreitar a relação entre instituições de ensino e tecido empresarial. Este estudo pretende apresentar uma metodologia de ensino da gestão que procura atender às várias necessidades de aprendizagem dos estudantes, que passam por um forte suporte teórico sobre princípios base da gestão e sua aplicação às organizações.
- Impacto da 2ª edição do projeto de inovação pedagógica na ótica dos facilitadores: um estudo empírico no IPSPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Nunes, Sandra Cristina Dias; Santos, Pedro; Moreira, Sandrina Berthault; Mares, Pedro; Pereira, Raquel
- A inovação em TIC no sistema educativo: análise do portátil MagalhãesPublication . Mares, Pedro; Sarkar, SoumodipNas últimas três décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm transformado a forma como os professores ensinam e como os alunos aprendem. Durante este tempo, tem existido muita discussão em torno do papel adequado das TIC na educação. Recentemente, tem-se assistido à proliferação de programas e iniciativas que envolvem o fornecimento das TIC nas escolas. Grande parte dessas iniciativas baseiam-se no conceito “one-to-one”, como é o caso das iniciativas One Laptop Per Child (OLPC) e do Classmate PC. O computador Magalhães, baseado no Classmate PC, é outro exemplo do conceito “one-to-one”. O presente estudo pretende analisar o uso do computador Magalhães no 1.º Ciclo do Ensino Básico, na sala de aula e fora da escola, e analisar o seu impacto no ensino dos alunos, assim como no contributo para o desenvolvimento das suas competências. Deste modo, foram aplicados dois questionários, um destinado aos professores e outro destinado aos Encarregados de Educação, em 35 escolas do distrito de Setúbal. Foram obtidas 155 respostas dos professores e 657 respostas dos Encarregados de Educação. Este trabalho de investigação pretende dar um contributo ao sistema educativo português e estimular e orientar futuras investigações na área em estudo.
- Livro de atas do IV encontro de reflexão e partilha pedagógica em Ciências SociaisPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Delgado, Catarina; Nabais, João Lemos; Bogas, Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo; Mares, Pedro; Dias, Rui; Nunes, Sandra Cristina Dias; Galvão, Susana C. Brito; Barbosa, Vítor
- Metodologias ativas no ensino de empreendedorismo: uma experiência na licenciatura em BioinformáticaPublication . Lima, Maria João; Mares, Pedro
- Parcerias para o empreendedorismo entre o ensino superior e o ensino secundário: o caso do programa IPS junior challengePublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Costa, Teresa; Mares, PedroA cultura empreendedora poderá alavancar o processo de desenvolvimento económico dos países. Neste sentido, a educação empreendedora não só deve fazer parte das políticas públicas educacionais, como deve ser definitivamente inserida nos programas curriculares do ensino básico ao superior. Este trabalho pretende, em primeiro lugar, enquadrar do ponto de vista teórico a promoção do empreendedorismo no ensino secundário em parceria com o ensino superior, e, em segundo lugar, avaliar a auto percepção dos participantes no programa IPS Junior Challenge, relativamente ao seu perfil empreendedor e analisar os resultados inerentes à sua participação neste programa. Para esse efeito, foi aplicado um inquérito aos 61 estudantes participantes no programa e efetuada uma análise descritiva dos dados, de onde se extraíram um conjunto de conclusões. Desse conjunto de conclusões, salientam-se o impacto positivo do programa analisado, assim como, uma forte percepção das capacidades empreendedoras por parte dos estudantes e da sua crescente percepção da importância do empreendedorismo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
- Programa Internacional Intensivo em Empreendedorismo: O Caso de Sucesso do Projeto Business WeekPublication . Costa, Teresa; Mares, PedroA sociedade atual baseada no conhecimento valoriza o papel da inovação. Esta contribui para uma sociedade mais empreendedora e geradora de mais crescimento económico, de mais emprego e mais competitiva. Assim, a educação para o empreendedorismo ganha uma relevância cada vez maior, e a aquisição de atitudes e competências empreendedoras por parte dos estudantes, torna-se um fator diferenciador muito valorizado pelo mercado de trabalho. Consequentemente, surgiram por todo o mundo programas educacionais de empreendedorismo, promovendo o desenvolvimento de atitudes empreendedoras e reconhecendo a importância deste assunto na educação geral dos jovens. Por outro lado, a educação internacional também é crucial hoje em dia, porque permite superar as barreiras culturais e linguísticas e promove o conhecimento e compreensão de outras culturas, línguas, comportamentos e realidades, preparando os alunos para serem líderes globais eficazes e empreendedores. O projeto Business Week oferece um Programa Internacional Intensivo em Empreendedorismo (PIIE). Este programa inclui um fórum internacional, um seminário internacional com empreendedores e especialistas na área, um workshop relacionado com o empreendedorismo e uma visita de estudo a empreendedores locais. Durante essa semana os alunos têm a possibilidade de aprender num ambiente internacional e desenvolver o seguinte conjunto de competências: autoconfiança, iniciativa e criatividade, ampliar e aplicar conhecimentos de gestão, melhorar competências básicas (comunicação, espírito empreendedor, trabalho em equipa, capacidade de explorar oportunidades) e trabalhar em grupos multinacionais. O objetivo principal do PIIE é de apoiar os alunos a criarem uma ideia de negócio e desenvolverem um pequeno plano de negócios para apresentar aos restantes grupos. Este estudo pretende descrever e avaliar o Programa Internacional Intensivo em Empreendedorismo (PIIE), que ocorre durante a Business Week no Instituto Politécnico de Setúbal (Escola Superior de Ciências Empresariais). O estudo foi dividido em duas partes. A primeira parte inclui uma abordagem conceptual baseada na revisão de literatura sobre educação do empreendedorismo e educação internacional e a segunda parte apresenta uma avaliação feita com base nas opiniões dos estudantes sobre a Business Week de Setúbal. Os resultados do estudo permitiram concluir a utilidade do programa PIIE, em termos de competências adquiridas e satisfação relativa aos vários componentes do programa, assim como uma grande satisfação no que concerne à experiência em geral, não somente na componente pedagógica mas também social. Os professores também demonstraram interesse e satisfação em abordagens mistas, combinando a contribuição do conhecimento dos professores, assim como a experiência de empreendedores e de especialistas não académicos.
- A relação entre turismo rural e desenvolvimento sustentável: a perceção da população residente na Península de SetúbalPublication . Costa, Teresa; Mares, Pedro
- A strategic roadmap for the wine sector in the Setúbal peninsulaPublication . Costa, Teresa; Teixeira, Nuno; Cravidão, Mário; Galvão, Rosa; Nunes, Sandra Cristina Dias; Mares, PedroThe wine sector contributes significantly to economic, environmental and social development. In Portugal, the Setúbal Peninsula is one of the fourteen wine regions. Operated by numerous local businesses in a rural area, the wine industry generates enhanced value and provides jobs in the region. The main purpose of this research is to study the wine sector in the Setúbal Peninsula, Portugal, in the context of the COVID-19 pandemic and propose a roadmap, which includes strategic mitigation options regarding the impacts of the crisis. This study is based on qualitative data collected through in-depth interviews and focus group interviews. The results show that the wine sector presents a tendency toward concentration with the emergence of producers with scale and notoriety at a national level who, due to the greater dynamism of their activity, have sought international markets of great dimension and with a purchasing power, which values quality products. Finally, a business model is proposed, where companies are advised to offer competitive value propositions, which capitalize on the uniqueness of national grape varieties and traditional production processes in order to offer high-quality products at competitive prices on the global market.
