Browsing by Author "Lopes, Sandra"
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- A criação de uma mascote num manual escolar aumenta significativamente as suas vendas?Publication . Lopes, Sandra; Peixoto, João
- De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos da política nacionalPublication . Lopes, Sandra; Gomes, Elisabete Xavier; Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação reflete-se sobre o campo que se constrói no cruzamento da cultura e educação, tendo como objeto de análise a forma como esse espaço social de intersecção se produz politicamente e se operacionaliza na prática dos agentes. Começamos por entendê-lo enquanto produto resultante, em primeiro, dos efeitos das ‘imposições’ decorrentes das políticas culturais nacionais assumidas e operacionalizadas pelos governos centrais/locais e, em segundo, dos produtos das relações estabelecidas entre agentes (escolas, municípios, sujeitos), estruturadas consoante as condições sociais de produção que assistem as diferentes configurações. Convocou-se para o efeito, numa primeira fase de investigação, dois exemplos de programas emanados pelo governo central e pelo governo local: o Plano Nacional das Artes e o programa DESCOLA. Procurou-se, através de análise de conteúdo, encontrar algumas evidências das principais tensões emergentes nesse processo de construção política.
- De cima para baixo e vice-versa: cruzamentos entre cultura e educação em instrumentos de política nacionalPublication . Lopes, Sandra; Gomes, E. X.; Oliveira Pires, Ana LuisaNesta comunicação reflete-se sobre o campo que se constrói no cruzamento da cultura e educação, tendo como objeto de análise a forma como esse espaço social de intersecção se produz politicamente e se operacionaliza na prática dos agentes. Começamos por entendê-lo enquanto produto resultante, em primeiro, dos efeitos das ‘imposições’ decorrentes das políticas culturais nacionais assumidas e operacionalizadas pelos governos centrais/locais e, em segundo, dos produtos das relações estabelecidas entre agentes (escolas, municípios, sujeitos), estruturadas consoante as condições sociais de produção que assistem as diferentes configurações. Convocou-se para o efeito, numa primeira fase de investigação, dois exemplos de programas emanados pelo governo central e pelo governo local: o Plano Nacional das Artes e o programa DESCOLA. Procurou-se, através de análise de conteúdo, encontrar algumas evidências das principais tensões emergentes nesse processo de construção política
- Otimização da gestão dos condutores auto em contexto operacional vs segurança rodoviáriaPublication . Lopes, SandraA gestão dos condutores auto vs segurança rodoviária, no atual contexto de escassez de recursos humanos na Força Aérea (FA), é cada vez mais difícil, criando constrangimentos ao nível da saúde e bem-estar desses militares. Assim, através desta investigação pretende-se identificar os riscos psicossociais, relacionados com o trabalho, que afetam os condutores no decorrer das suas funções. Este estudo tem como principal objetivo analisar se o empenho dos condutores militares da FA, no cumprimento da missão, compromete a segurança rodoviária e, nos casos em que tal se verifique, propor medidas de forma a mitigar os riscos encontrados. Para isso seguiu-se um raciocínio hipotético dedutivo, apoiado numa estratégia mista, na medida que foram inicialmente utilizados dados quantitativos, através do questionário aos condutores militares da FA, e de seguida uma análise qualitativa, integrando esses resultados com entrevistas semiestruturadas efetuadas aos comandantes das Esquadrilhas de Transportes de dez Unidades da FA, com vista a aprofundar os resultados. Para avaliar os riscos psicossociais utilizou-se a versão portuguesa do COPSOQ II - Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (Silva, et al., 2012), e um conjunto de questões para avaliar os fatores biográficos. A amostra foi constituída por 44 militares com funções de condução de veículos. Verificou-se que estes militares se encontram numa situação de risco intermédio para a saúde em relação à exposição a riscos psicossociais, sendo que a dimensão exigências emocionais foi identificada como situação de risco, exigindo intervenção imediata. Constatou-se ainda que as variáveis com valores intermédios, embora muito próximos dos valores de riscos para a saúde, foram a previsibilidade, a influência no trabalho, as exigências quantitativas, o conflito trabalho-família e o ritmo de trabalho. Os resultados obtidos são discutidos no contexto da saúde e bem-estar destes militares. Abstract: In the current context of shortage of human resources in the Air Force (AF), the management of auto drivers vs. road safety, is increasingly difficult, creating constraints on health and welfare of these military personal. With this investigation, it was intended to identify the psychosocial risks related to work that affect drivers on their day to day duties. This study has as main objective to analyse if the commitment that the military drivers of the AF have in the accomplishment of the mission, compromises the road safety and, propose measures in order to minimize the risks found. This was followed by a hypothetical deductive reasoning, based on a mixed strategy, as quantitative data were initially used, through the questionnaire to AF military drivers, and then a qualitative analysis, integrating these results with semi-structured interviews carried out to the commanders of the Transport Squadrons of ten AF Units, in order to deepen the results. To evaluate psychosocial risks, we used the Portuguese version of COPSOQ II - Copenhagen Psychosocial Questionnaire II (Silva, et al., 2012), and a set of questions to evaluate the biographical factors. The sample consisted of 44 military personnel with vehicle driving functions It was found that these elements are in an intermediate health risk situation with regard to exposure to psychosocial risks, and the emotional demands dimension was identified as a risk situation, requiring immediate intervention. It was also found that the variables with intermediate values, although very close to the values of health risks, were predictability, influence on work, quantitative requirements, work-family conflict and work rhythm. The results obtained are discussed in the context of the health and well-being of these military personnel.
- Projeto "Escola na Horta": uma nova sala de aulaPublication . Lopes, Sandra; Malhão, VeraCom a realização deste estudo viso compreender através de observação e análise o projeto "Escola na Horta" e a sua implementação com diferentes turmas, partindo das questões que se seguem: • Como é que o objetivo do projeto "Escola na Horta" é atingido nas diferentes salas de aula observadas? • Quais as vantagens e desvantagens desta metodologia de ensino para o 1° CEB? • De que forma os conhecimentos do 1° CEB são atingidos com esta metodologia de ensino? • Que diferença(s) existe(m) entre uma horta na escola e uma escola na horta? Para este trabalho, foram observadas duas turmas distintas, uma de 1° Ano e outra do 4° Ano, sendo que a primeira foi acompanhada meramente nas atividades relativas ao projeto, enquanto a segunda teve uma observação diária, realizada ao longo do estágio da Unidade Curricular: Prática de Ensino Supervisionado. O desenvolvimento do estudo centrou-se numa metodologia de investigação de teor qualitativo, na qual assumi um papel participativo. No que se refere aos dados recolhidos, além da observação direta e participante, estes também englobam o registo fotográfico e uma entrevista realizada a uma das criadoras do projeto e a principal dinamizadora, a professora Matilde Monteiro. Partindo deste trabalho, é possível o desenvolvimento de outros estudos semelhantes, promovendo a metodologia garden-based learning em diferentes contextos e compreendendo como o ensino através do contacto com o meio natural pode envolver e motivar as crianças para a aprendizagem.
- Revised Knox Preschool Play Scale: adaptação linguística-cultural em português europeu e contributo para a validação em crianças dos 0 aos 72 mesesPublication . Lopes, Sandra; Graça, PatríciaResumo: Brincar é a principal ocupação da criança. É nesta ocupação que a criança passa a maior parte do seu tempo, o que lhe permite desenvolver um conjunto de competências físicas, emocionais e sociais. A forma como a criança brinca fornece dados sobre o seu desenvolvimento, por isso, na avaliação do brincar a utilização de ferramentas adequadas e úteis é de extrema importância para a prática clínica do terapeuta ocupacional na área da pediatria. A Revised Knox Preschool Play Scale (RKPPS) é uma escala que avalia o desenvolvimento do brincar dos 0 aos 72 meses, dando no final da cotação da escala a idade do brincar da criança. Objetivos: A adaptação linguística e cultural e análise das propriedades psicométricas da versão portuguesa da RKPPS. Metodologia: A adaptação linguística e cultural da RKPPS foi composta por duas traduções, duas retro-traduções painel de peritos composto por 5 peritos e o pré-teste. Para a análise das propriedades psicométricas realizou-se o estudo da concordância intra e inter-observador, consistência interna, a validade de critérios e de construto. A amostra deste estudo foi composta por 107 crianças (n=107) dos 0 aos 72 meses de idade. Resultados: A RKPPS versão portuguesa respeitou a estrutura da escala original. A linguagem e os termos da versão portuguesa são adequados à realidade social e cultural portuguesa. No estudo da fiabilidade demonstrou valores de consistência interna elevados (Alpha de Cronbach=0,998) e de concordância intra e inter-observador excelentes (valores de ICC a oscilar entre os 0,992-1,00 na intra-observador e entre 0,973-0,990 na inter-observador). No estudo da validade de construto confirmou-se a estrutura fatorial da escala para a população portuguesa. Na validade de critérios entre a idade cronológica e a idade do brincar, a escala apresentou um valor de correlação elevado (correlação de Pearson=0,989). Além disso, quando comparada a média das idades, existiu uma diferença de 4,64 meses que, apesar de ser estatisticamente significativo, quando calculada a magnitude do efeito através do d de Cohen verificou-se que a diferença das idades é pequena (d Cohen =0,23). Conclusão: Os resultados obtidos revelaram evidência que suportam a fiabilidade e validade da RKPPS versão portuguesa, o que permite afirmar que os terapeutas poderão utilizar a escala na sua prática clínica uma vez que a escala é capaz de medir o que se propõe.
- Trabalho Livre nº 38 - Evidência(s) no Tratamento de Uma Úlcera Venosa: aplicação de penso impregnado com derivado hidrofóbico de ácidos gordos, de apósito superabsorvente e de terapia compressiva com ligaduras de curta traçãoPublication . Rodrigues, Luís Miguel; Cravo, Fatima; Ventura, Cristina; Lopes, Sandra; Flórido, TiagoO tratamento de feridas complexas desde sempre constituiu um desafio para a Enfermagem. No caso das úlceras venosas, o desafio clínico inicial fica agravado pela diminuição do afluxo sanguíneo que, além de elevar o risco de infeção, compromete o processo fisiológico da cicatrização a vários níveis, nomeadamente a ação imunitária da fase inflamatória da cicatrização.