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- Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, numa turma de 2º ano de 1ºCiclo do ensino BásicoPublication . Vieira, Susana; Montiel, AntónioO mundo da educação esconde um potencial e um conjunto de direitos e deveres para além daquilo que é visível. As atuais exigências da sociedade moldam o curso/orientação da educação dos adultos de amanhã. Ser professor não é somente dar aulas, vai muito mais além do que isso; É compreender as necessidades dos alunos; É ajudá-los a exigir o que cada ano se deve exigir; É todo um processo contínuo, no qual se engloba o conceito de inclusão. Esta investigação é considerada mista, uma vez que foi qualitativa, pois utilizaram-se notas de campo recolhidas ao longo de 3 meses, em ambiente de sala de aula de Ensino Regular e na sala Arco-Íris e também nas entrevistas às docentes das crianças com NEE (ambiente natural). E para se integrar melhor a problemática da inclusão, também se optou por realizar entrevistas semiestruturas (investigação quantitativa), a alguns professores, sendo somente possível a realização de 1 entrevista à professora de Ensino Regular. Por último realizaram-se inquéritos, aos quais 30 docentes responderam. Relativamente aos resultados, verificou-se que não há uma fórmula certa para agir perante o apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais Severas, o que existe é muitas vezes a força de vontade de muitos docentes para que, com os materiais e apoios disponíveis, consigam fazer o melhor possível.
- O papel da educadora perante diferentes culturas na educação no jardim de infânciaPublication . Xavier, Judita; Vale, PauloVivemos atualmente num inundo globalizado. A diversidade étnica, linguística e social, a religião c os novos costumes de cada família despertaram em mim a procura das melhores formas de educar as crianças e acolher as famílias, respeitando e aceitando a cultura de cada uma. A minha vivência pessoal, as minhas inquietações e a forma como fui acolhida em Portugal também foram motivações, tendo em conta que eu sou de outro país, onde o sistema da educação que recebi e a cultura em geral são bem diferentes em relação com a cultura que estou a viver agora. Sem dúvida a educação em si, em qualquer canto do mundo, tem como objetivo ajudar as crianças a integrarem-se e a fazerem aprendizagens, não ficando limitadas pela sua cultura própria. A diversidade das culturas é fonte de grande riqueza, pois se aprende a dar e a receber, em ampla complementaridade e reciprocidade. Assim, a partir de uma proposta de investigação, utilizando o paradigma qualitativo e interpretativo, usei como metodologia a realização de quatro entrevistas, com duas educadoras de jardim-de-infância da escola AIFSI c com duas famílias distintas, uma romena e a outra chinesa, que têm filhos na escola AIFSI. Pretendo com este estudo concluir que o processo de inclusão de crianças com culturas diferentes depende muito da forma como elas e as suas famílias são acolhidas, compreendidas, acarinhadas e motivadas na escola que frequentam.
- Projeto "Escola na Horta": uma nova sala de aulaPublication . Lopes, Sandra; Malhão, VeraCom a realização deste estudo viso compreender através de observação e análise o projeto "Escola na Horta" e a sua implementação com diferentes turmas, partindo das questões que se seguem: • Como é que o objetivo do projeto "Escola na Horta" é atingido nas diferentes salas de aula observadas? • Quais as vantagens e desvantagens desta metodologia de ensino para o 1° CEB? • De que forma os conhecimentos do 1° CEB são atingidos com esta metodologia de ensino? • Que diferença(s) existe(m) entre uma horta na escola e uma escola na horta? Para este trabalho, foram observadas duas turmas distintas, uma de 1° Ano e outra do 4° Ano, sendo que a primeira foi acompanhada meramente nas atividades relativas ao projeto, enquanto a segunda teve uma observação diária, realizada ao longo do estágio da Unidade Curricular: Prática de Ensino Supervisionado. O desenvolvimento do estudo centrou-se numa metodologia de investigação de teor qualitativo, na qual assumi um papel participativo. No que se refere aos dados recolhidos, além da observação direta e participante, estes também englobam o registo fotográfico e uma entrevista realizada a uma das criadoras do projeto e a principal dinamizadora, a professora Matilde Monteiro. Partindo deste trabalho, é possível o desenvolvimento de outros estudos semelhantes, promovendo a metodologia garden-based learning em diferentes contextos e compreendendo como o ensino através do contacto com o meio natural pode envolver e motivar as crianças para a aprendizagem.
- Observation of top-quark pair production in association with a photon and measurement of the $t\bar{t}\gamma$ production cross section in pp collisions at $\sqrt{s}=7$ TeV using the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2881 authors); Aguilar-Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Anjos, Nuno; Araque, Juan Pedro; Cantrill, Robert; Carvalho, João; Castro, Nuno Filipe; Conde Muiño, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Do Valle Wemans, André; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Gonçalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Lopes, Lourenco; Machado Miguens, Joana; Maio, Amélia; Maneira, José; Marques, Carlos; Onofre, António; Palma, Alberto; Pedro, Rute; Pina, João Antonio; Pinto, Belmiro; Santos, Helena; Saraiva, João; Silva, José; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search is performed for top-quark pairs ($t\bar{t}$) produced together with a photon ($\gamma$) with transverse energy greater than 20 GeV using a sample of $t\bar{t}$ candidate events in final states with jets, missing transverse momentum, and one isolated electron or muon. The dataset used corresponds to an integrated luminosity of 4.59 $fb^{-1}$ of proton-proton collisions at a center-of-mass energy of 7 TeV recorded by the ATLAS detector at the CERN Large Hadron Collider. In total 140 and 222 $t\bar{t}\gamma$ candidate events are observed in the electron and muon channels, to be compared to the expectation of $79\pm 26$ and $120\pm 39$ non-$t\bar{t}\gamma$ background events respectively. The production of $t\bar{t}\gamma$ events is observed with a significance of 5.3 standard deviations away from the null hypothesis. The $t\bar{t}\gamma$ production cross section times the branching ratio (BR) of the single-lepton decay channel is measured in a fiducial kinematic region within the ATLAS acceptance. The measured value is $\sigma_{t\bar{t}\gamma}^{fid} = 63 \pm 8 (stat.) ^{+17}_{-13} (syst.) \pm 1 (lumi.)$ per lepton flavor, in good agreement with the leading-order theoretical calculation normalized to the next-to-leading-order theoretical prediction of $48\pm 10$ fb.
- A Fábrica Virtual num Processo de Open Innovation- Estudo de Caso Brisa InovaçãoPublication . da Costa Baptista, Luís Manuel; Cabrito, BelmiroOs Modelos de Open Innovation enquadram-se nas redes de inovação, estas em que, para além da empresa líder do projecto (empresa cliente), podem estar envolvidas várias empresas fornecedoras e outras entidades que se dedicam à investigação, como por exemplo os pólos tecnológicos das universidades, instituições estatais ou empresas. Este conceito de trabalhar em rede de conhecimento aberto focado no desenvolvimento do produto pode ser alargado a toda a cadeia de valor, nomeadamente na vertente industrial. É nesta abordagem mais ampla que a presente dissertação pretende investigar a utilização deste conceito – a utilização de redes colaborativas desde a investigação até à produção de um produto. A investigação baseia-se no estudo de caso Brisa Inovação que implementou o seu modelo de desenvolvimento de produto assente na sua rede de parceiros: numa primeira fase com o objectivo de ser detentora do conhecimento que alavanca todo o seu negócio e, numa segunda fase, como consequência natural de uma empresa de produto, o alargamento ao controlo do processo industrial. O foco do “saber fazer” foi assim alargado ao “como fazer”, no que a dinamização da rede na vertente industrial considerando aspectos como a gestão de fornecedores e a sazonalidade da produção “Lean Thinking” passou a ser determinante na geração de valor.
- Migração para E-commerce: Desafios logísticos no mercado de animais de companhiaPublication . Trigueiros da Cruz, Wilson; Cabrito, BelmiroAs alterações resultantes da migração do comércio tradicional para o e-commerce podem ser vastas. Este trabalho centra-se nas opções logísticas de entregas por parte de pequenos retalhistas, no mercado de produtos veterinários, quando entram no e-commerce. O desenvolvimento da Internet permitiu a criação de uma nova forma de fazer comércio. Esta nova forma de vender levou as empresas a reorganizar os seus processos, nomeadamente os processos logísticos. Diversos estudos e publicações apontam para a importância da entrega na satisfação dos clientes. Nesta dissertação auscultou-se informantes privilegiados para encontrar modelos alternativos de entrega típicos. Com base nesses mesmos modelos ciou-se, em Microsoft Excel, um modelo que permitiu alterar variáveis de decisão-chave e estudar as implicações dessas diferentes escolhas. Conclui-se que os modelos com entrega em casa ou em pontos de proximidade encerram oportunidades de reduzir em mais de 50% o tempo e quilómetros totais despendidos para fazer chegar os produtos a casa, quando comparado com os clientes deslocarem-se à loja. Também a forma como os pontos de proximidade estão distribuídos tem implicações importantes nos quilómetros totais viajados nos custos totais, podendo mesmo tornar o modelo de entrega em pontos de proximidade mais caro que o modelo de entrega ao domicílio. Ainda que a redução de custos seja um fator importante considerar o mais importante, relativamente à escolha do modelo de entrega, é alinhar o posicionamento comercial do produto com o modelo da entrega.
- Logística Inversa - A recuperação de Valor para uma Rede LogísticaPublication . Viegas, Luís Filipe; Cabrito, Belmiro; Paz, CarlosA presente Dissertação de Mestrado aborda o tema da logística inversa e a sua relação com o conceito de valor. Realizou-se um estudo de caso ao processo de gestão de equipamentos de frio para venda de gelados da Unilever Jerónimo Martins, efectuado pelo operador logístico Adicional Logistics. Neste estudo de caso analisou-se as opções de recuperação dos equipamentos no processo de logística inversa. Este é um estudo de natureza qualitativa, não se pretende generalizar resultados, mas sim perceber processos. A dissertação é composta pelo enquadramento teórico, metodológico e por uma apresentação e análise de dados do processo. Foi efectuada uma entrevista exploratória, e como instrumentos de recolha de dados recorreu-se à observação e a entrevistas a interlocutores privilegiados.