Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, numa turma de 2º ano de 1ºCiclo do ensino Básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
VIEIRA Susana 2015.pdf1.39 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O mundo da educação esconde um potencial e um conjunto de direitos e deveres para além daquilo que é visível. As atuais exigências da sociedade moldam o curso/orientação da educação dos adultos de amanhã. Ser professor não é somente dar aulas, vai muito mais além do que isso; É compreender as necessidades dos alunos; É ajudá-los a exigir o que cada ano se deve exigir; É todo um processo contínuo, no qual se engloba o conceito de inclusão. Esta investigação é considerada mista, uma vez que foi qualitativa, pois utilizaram-se notas de campo recolhidas ao longo de 3 meses, em ambiente de sala de aula de Ensino Regular e na sala Arco-Íris e também nas entrevistas às docentes das crianças com NEE (ambiente natural). E para se integrar melhor a problemática da inclusão, também se optou por realizar entrevistas semiestruturas (investigação quantitativa), a alguns professores, sendo somente possível a realização de 1 entrevista à professora de Ensino Regular. Por último realizaram-se inquéritos, aos quais 30 docentes responderam. Relativamente aos resultados, verificou-se que não há uma fórmula certa para agir perante o apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais Severas, o que existe é muitas vezes a força de vontade de muitos docentes para que, com os materiais e apoios disponíveis, consigam fazer o melhor possível.

Description

Keywords

Ensino Básico Necessidades educativas especiais Inclusão

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue