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Authors
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Abstract(s)
O mundo da educação esconde um potencial e um conjunto de direitos e deveres
para além daquilo que é visível. As atuais exigências da sociedade moldam o
curso/orientação da educação dos adultos de amanhã.
Ser professor não é somente dar aulas, vai muito mais além do que isso; É
compreender as necessidades dos alunos; É ajudá-los a exigir o que cada ano se deve
exigir; É todo um processo contínuo, no qual se engloba o conceito de inclusão.
Esta investigação é considerada mista, uma vez que foi qualitativa, pois
utilizaram-se notas de campo recolhidas ao longo de 3 meses, em ambiente de sala de
aula de Ensino Regular e na sala Arco-Íris e também nas entrevistas às docentes das
crianças com NEE (ambiente natural). E para se integrar melhor a problemática da
inclusão, também se optou por realizar entrevistas semiestruturas (investigação
quantitativa), a alguns professores, sendo somente possível a realização de 1 entrevista à
professora de Ensino Regular. Por último realizaram-se inquéritos, aos quais 30
docentes responderam.
Relativamente aos resultados, verificou-se que não há uma fórmula certa para
agir perante o apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais Severas, o que
existe é muitas vezes a força de vontade de muitos docentes para que, com os materiais
e apoios disponíveis, consigam fazer o melhor possível.
Description
Keywords
Ensino Básico Necessidades educativas especiais Inclusão