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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Os Modelos de Open Innovation enquadram-se nas redes de inovação, estas em que, para
além da empresa líder do projecto (empresa cliente), podem estar envolvidas várias empresas
fornecedoras e outras entidades que se dedicam à investigação, como por exemplo os pólos
tecnológicos das universidades, instituições estatais ou empresas.
Este conceito de trabalhar em rede de conhecimento aberto focado no desenvolvimento do
produto pode ser alargado a toda a cadeia de valor, nomeadamente na vertente industrial. É
nesta abordagem mais ampla que a presente dissertação pretende investigar a utilização deste
conceito – a utilização de redes colaborativas desde a investigação até à produção de um
produto.
A investigação baseia-se no estudo de caso Brisa Inovação que implementou o seu modelo de
desenvolvimento de produto assente na sua rede de parceiros: numa primeira fase com o
objectivo de ser detentora do conhecimento que alavanca todo o seu negócio e, numa segunda
fase, como consequência natural de uma empresa de produto, o alargamento ao controlo do
processo industrial. O foco do “saber fazer” foi assim alargado ao “como fazer”, no que a
dinamização da rede na vertente industrial considerando aspectos como a gestão de
fornecedores e a sazonalidade da produção “Lean Thinking” passou a ser determinante na
geração de valor.
Description
Keywords
Open Innovation (inovação aberta), redes de empresas, Lean thinking (pensamento magro), cadeia de abastecimento, criação de valor