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Authors
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Abstract(s)
As alterações resultantes da migração do comércio tradicional para o e-commerce
podem ser vastas. Este trabalho centra-se nas opções logísticas de entregas por
parte de pequenos retalhistas, no mercado de produtos veterinários, quando entram
no e-commerce.
O desenvolvimento da Internet permitiu a criação de uma nova forma de fazer
comércio. Esta nova forma de vender levou as empresas a reorganizar os seus
processos, nomeadamente os processos logísticos. Diversos estudos e publicações
apontam para a importância da entrega na satisfação dos clientes.
Nesta dissertação auscultou-se informantes privilegiados para encontrar modelos
alternativos de entrega típicos. Com base nesses mesmos modelos ciou-se, em
Microsoft Excel, um modelo que permitiu alterar variáveis de decisão-chave e
estudar as implicações dessas diferentes escolhas.
Conclui-se que os modelos com entrega em casa ou em pontos de proximidade
encerram oportunidades de reduzir em mais de 50% o tempo e quilómetros totais
despendidos para fazer chegar os produtos a casa, quando comparado com os
clientes deslocarem-se à loja.
Também a forma como os pontos de proximidade estão distribuídos tem implicações
importantes nos quilómetros totais viajados nos custos totais, podendo mesmo tornar
o modelo de entrega em pontos de proximidade mais caro que o modelo de entrega
ao domicílio.
Ainda que a redução de custos seja um fator importante considerar o mais
importante, relativamente à escolha do modelo de entrega, é alinhar o
posicionamento comercial do produto com o modelo da entrega.
Description
Keywords
e-commerce e-fulfillment pontos de proximidade entrega ao domicílio modelação de entregas