Browsing by Author "Ferreira, Isabel"
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- Aprender sem idadePublication . Carvalho, Luísa Serrano; Ferreira, IsabelO envelhecimento da população assume-se como uma realidade cada vez mais premente no nosso país, apontando, as estatísticas, para um acentuar deste fenómeno nos próximos anos. Envelhecimento não se apresenta, no entanto, como sinónimo de inatividade, inutilidade ou perda total de capacidades, pelo que, reconhecendo que a educação é permanente, que a aprendizagem se faz ao longo da vida, a educação pode constituir-se como uma mais-valia para os idosos, fomentando a construção de novos objetivos e projetos de vida. As Universidades Seniores emergem, neste contexto, como uma resposta educativa e social, através da qual se fomenta a integração e permanência dos idosos nas estruturas sociais e se contribui para o seu bem-estar, por meio da promoção de atividades de aprendizagem, lazer e convívio. Através de um estudo realizado junto dos indivíduos que frequentavam a Universidade Sénior de Elvas pretendeu-se analisar o papel das universidades seniores no quotidiano dos idosos, partindo precisamente da análise das experiências, perceções e expetativas dos indivíduos. Os resultados remeteram para um claro impacto da universidade sénior no quotidiano nos idosos, com especial ênfase na sua vertente formativa/educativa. Não obstante uma dimensão social, de lazer e de convívio, os resultados vincaram a componente de aprendizagem ao longo da vida, enquanto ponto de partida e de chegada dos que frequentam a instituição.
- Candida spp. colonization among intensive care unit patients : preliminary resultsPublication . Nascimento, Teresa; Inácio, João; Ferreira, Isabel; Diaz, Priscila; Freitas, Paulo; Barroso, HelenaCandida spp. colonization is recognized as a major risk factor for invasive candidiasis. To assess patient colonization, upon admission and during their stay in intensive care units (ICU), a surveillance study has been conducted since January 2020, in the Lisbon area of Portugal. A total of 219 swab samples were obtained from 113 ICU patients. The yeast identification was conducted by microbiological conventional and molecular methods. Upon admission to the ICU, 27% of patients were already colonized, and 17% became colonized during their ICU stay. Candida albicans was the most isolated species. These results may offer an opportunity for prevention of candidemia.
- DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA E OS SIGNIFICADOS DE TRAJETÓRIAS ESTUDANTISPublication . Resende, Gisele Cristina; Ferreira, Isabel; Silva, Iolete; Barbato, SilvianeEste trabalho objetivou identificar os desafios enfrentados por estudantes Amazônidas para a permanência na universidade. A pesquisa foi realizada via formulário online. Participaram do levantamento 60 estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A análise ocorreu por meio de estatística de tendência central para os dados descritivos e as respostas advindas de questões abertas sobre a permanência na universidade foram categorizadas. Os resultados demonstraram desafios a serem superados como a renda, o transporte, a moradia e a falta de apoio de professores(as) e da instituição no cotidiano universitário. Conclui-se que é necessário o fortalecimento de políticas e programas de permanência na universidade de modo a contribuir para a formação democrática com qualidade humana, técnica e ética.
- Development of a postgraduate programme on playPublication . Ferreira, Isabel; Figueiredo, MartaOn the academic year 22.23 the post-Graduate programme on “Play” started with a cohort of 16 students, composed of occupational therapy practitioners who range between 30 to 2 years of professional experience leading to an average of 13 years of clinical practice. Their working environment ranges within community, hospital and private practice settings. Nonetheless the programme planning and set up started in the academic year 21.22, being this then the 1st edition. Future editions are planned, with the mindset of continuing update, not only based on the previous experiences, users feedback (students and teachers) and also on the state-of-the art on Play as well the innovation within educational practices. This programme was grounded in a blended learning format, with diversity in the geographical distribution of teachers, across the globe, as well as students, within Portugal. This Post-Graduate programme is organised in curricular units, which some can also be attended by other professionals of the education, health, and social arena, considering the evidence-based fact that the approach to the child and its occupation, specifically here Play, is a multidisciplinary matter. These curricular units range from Occupational Science to specific Play theory models and Parenthood. The learning outcomes topics include specialized clinical reasoning within the most updated evidence-based theoretical-practical knowledge on Play, the occupational and contextual domains that influence Play, the uniqueness and specificity of the Play Occupational Therapy approach, assessment instruments and intervention models and effective communication and interaction for the different interdisciplinary connection points regarding Play. Ultimately, this programme aims to approach Play within the child centered perspective, based on its preferences, needs and participation/engagement which directly relates to the stated on General comment No. 17 (2013) on the right of the child to rest, leisure, play, recreational activities, cultural life and the arts (art. 31), which clearly and unequivocally mentions “Research evidence highlights that playing is also central to children’s spontaneous drive for development, and that it performs a significant role in the development of the brain, particularly in the early years.” Hence considering as stated also that “Play and recreation are essential to the health and well-being of children and promote the development of creativity, imagination, self-confidence, self efficacy, as well as physical, social, cognitive and emotional strength and skills - They contribute to all aspects of learning” it is aimed that this programme contributes to the research and knowledge development within Occupational Therapy Service Provision.
- A emergência de práticas educativas promotoras de educação para o desenvolvimentoPublication . Ferreira, Isabel; Marchão, Amélia; Carvalho, Luísa Serrano; Mendes, TeresaA Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) surge como uma tentativa de honrar os compromissos assumidos por Portugal em diferentes fóruns internacionais e tem como objetivo promover a cidadania global através de processos de aprendizagem e de sensibilização da sociedade portuguesa para as questões do desenvolvimento, num contexto de crescente interdependência. Na origem da Educação para o Desenvolvimento (ED) está uma trajetória de mudança quer no universo da educação quer no do desenvolvimento. No primeiro, alvo do nosso interesse, afirmou-se a complementaridade entre educação formal e não formal e foi-se conferindo uma importância crescente às metodologias participativas. Por seu lado, o desenvolvimento passou a ser assumido como a adoção de exigências comuns de equilíbrio e coesão social, de valorização de princípios de participação e de dignidade. O objetivo do presente estudo é, por meio da investigação-ação, promover a consolidação da ED. Para tal, considerou-se a necessidade de conhecer a abordagem que é feita por diferentes intervenientes, em matéria de ED, para se equacionar uma posterior intervenção. Para o efeito, numa primeira fase, procedeu-se, por meio da aplicação de um inquérito por questionário aos docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, à identificação de módulos existentes sobre ED nas unidades curriculares dos cursos de formação de educadores e professores. Numa segunda fase, envolvendo os estudantes, pretendeu-se proceder a uma identificação similar, mas desta feita nos contextos onde os mesmos realizam a (Iniciação à) Prática de Ensino Supervisionada. Convidaram-se os estudantes a incluir tópicos de ED nos planos e instrumentos de observação a aplicar nos contextos educativos formais e não formais onde observam e onde realizam as suas intervenções. Numa perspetiva de investigação-ação, pretendem-se identificar práticas educativas potenciadoras de ED, bem como sensibilizar formadores e futuros profissionais para a importância, inclusão e trabalho em torno da ED.
- Empowerment in pregnancy: study on the adaptation of the Empowerment Scale for Pregnant Women to the Portuguese contextPublication . Aires, Clara; Ferreira, Isabel; Martins, Teresa; Sousa, Maria RuiEnquadramento: Os cuidados de enfermagem no contexto da gravidez deverão basear-se num processo de atuação dinâmico, de escuta, confiança, respeito e negociação com os casais. Objetivos: O presente estudo metodológico teve como objetivo a adaptação cultural para o contexto português da Empowerment Scale for Pregnant Women e respetiva avaliação psicométrica. Metodologia: O instrumento foi aplicado a uma amostra não probabilística acidental de 166 grávidas, com idade gestacional entre 12 e 41 semanas e com idade igual ou superior a 18 anos. Para avaliar as propriedades métricas da escala recorreu-se à validação de construto e de critério e à análise de consistência interna. Resultados: A análise dos componentes principais fixada a 5 fatores confirma as dimensões propostas pelas autoras (Autoeficácia, Previsão do Futuro, Autoestima, Apoio e Segurança de Outros e Alegria pela Inclusão de um Novo Membro na Família), explicando 50,76% da variância total. A escala revelou uma consistência interna global de 0,88. Conclusão: A escala de empowerment da Grávida mostrou ser um instrumento fiável, válido e útil para medir o empowerment das grávidas portuguesas.
- Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricular para o séc. XXIPublication . Martins, Sílvia; Vieira Da Silva, Cristina; Silva Pinto, Élia; Ferreira, Isabel; Moreira, NunoIntrodução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocupacional, nos últimos anos, tornam urgente esta reflexão. Objetivo: Pretendeu-se com este estudo construir o desenho de um projeto de transformação curricular para a formação em terapia ocupacional. Material e Métodos: Neste 1º ciclo de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação-ação. Os participantes no estudo foram agrupados em duas equipas, uma nuclear, composta por dois docentes a tempo integral e uma alargada, integrando mais três docentes, também a tempo integral. Recorreu-se a métodos participativos para se envolverem os docentes nos momentos de reflexão. Em etapas chave do processo, recorreu-se a um grupo de peritos na área de desenho curricular. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do desenho do projeto, nomeadamente, visão, missão e valores; objetivos dirigidos ao currículo, aos estudantes e aos docentes; intervenientes no processo e sua distribuição por domínios em áreas de competência e seleção da Teoria U para guiar o processo de transformação curricular. Conclusão: A metodologia de investigação-ação e os métodos participativos, conjuntamente com o recurso ao grupo de peritos, permitiram aos participantes chegarem a uma versão de consenso sobre os aspetos principais a incluir no processo de transformação curricular.
- Retention in school: could student’s affective engagement play an essential role in its prevention?Publication . Silva, Cláudia Ribeiro da; Veiga, Feliciano; Pinto, Élia Silva; Ferreira, IsabelIntroduction: In Portugal, the retention in school presents worrying figures. The indicator "Direct Paths to Success", created by the Ministry of Education, shows that the majority of students who did not finish secondary school in 2019 was because they failed a year or had a negative score in at least one of the national exams. Out of a universe of 456,368 students, only 201,937 (44%) had the so-called "direct success path". (Source: http://infoescolas.mec.pt/ 02/2019) Objetives: The main goal of this study is to inquire if the students who had been held back were the ones who showed at the beginning of the school year less emotional commitment in comparison with students that moved forward. Methods: The sample comprises 330 students from the 10th grade of a secondary school in Lisbon, and the data were collected using a scale proposed by Veiga (2013, 2014, 2016) – Student’s Engagement in School (EAE-E4D), at the end of the first school term. Results: Considerable differences emerged between the two groups in all the items of the affective dimension. The group retained had the worst results. Conclusion: The students’ affective engagement is crucial for academic success, and school should promote it through strategies that can provide their well-being and prevent retention.
- O Voluntariado nas IES Nacionais: Práticas de Gestão no Instituto Politécnico de TomarPublication . Marques, C. G.; Monteiro, Helena; Ferreira, Isabel; Cartaxo, Marco; C. Martins; C. Ribeiro; A. S. Rodrigues; A. Teixeira; M. Jerónimo; R. M. RochaAs Instituições de Ensino Superior para além de agentes de transmissão de conhecimento científico, também devem contribuir para o desenvolvimento de qualidades humanas e de competências sociais dos seus estudantes, de modo a se tornarem cidadãos mais ativos e conscientes. No contexto do Ensino Superior, a prática de voluntariado tem sido estudada, e tem sido demonstrado que os seus estudantes saem beneficiados com tal atividade (Fortunato, 2019; Martins, 2015; Moore & Allen, 1996; Taveira, 2001). A participação em ações de voluntariado poderá contribuir para uma educação e formação de excelência, pois permitirá desenvolver competências pessoais e interpessoais, desenvolver o espírito de solidariedade e atitudes de cidadania; aumentar a rede de contactos pessoais e profissionais, ajudar as instituições da comunidade envolvente e enriquecer o curriculum vitae dos estudantes. Ao mesmo tempo, o voluntariado potencia aprendizagens não formais e informais, constituindo um veículo promotor de empregabilidade e um contributo importante para a intervenção em problemas sociais contemporâneos, como o desemprego ou a formação (Rego, 2017). Neste capítulo apresentamos as práticas de gestão do voluntariado implementadas no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), uma instituição de ensino superior politécnico, dotada de valências nas áreas das artes, das engenharias, da gestão, das tecnologias, do design, da comunicação e das artes da imagem. O IPT é constituído por 3 escolas: Escola Superior de Gestão de Tomar, Escola Superior de Tecnologia de Tomar e a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e está localizado no centro de Portugal, mais concretamente, na região do Médio Tejo.
- We need play-focused training!Publication . Ferreira, Isabel; Figueiredo, Marta