Browsing by Author "Fernandes, Sandra"
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- A afetividade no processo educativo de crianças em idade pré-escolar. A perspetiva dos encarregados de educaçãoPublication . Fernandes, Sandra; Gonçalves, Ana CristinaO presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar tem como tema “A Afetividade no Processo Educativo de Crianças em Idade Pré-Escolar” e subtema “A Perspectiva dos Encarregados de Educação”. Baseia-se numa abordagem reflexiva sobre o tema, escolhido no contexto de prática pedagógica em Educação Pré-Escolar, que decorreu na entidade cooperante atribuída para o estágio. Sendo cada vez mais evidente nos dias de hoje, uma mutação social e da conjuntura familiar que, inevitavelmente tem implicações no desenvolvimento das crianças, estabeleci como objetivo de investigação: Compreender a perspectiva dos Encarregados de Educação relativamente à importância da Afetividade no processo educativo em contexto Pré-Escolar. O estudo efetuado incidiu sobre vinte e um Encarregados de Educação, sendo adotada uma abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o Inquérito e a Observação Participante. Este trabalho contempla um olhar para a Afetividade no seio escolar pela perspectiva dos Encarregados de Educação. Os resultados do estudo demonstraram que, para estes Encarregados de Educação, a Afetividade mesmo quando confrontada com outras categorias é fortemente valorizada no contexto escolar.
- Conferência "Conceito Estratégico de Defesa Nacional -Portugal e o novo contexto geoestratégico internacional"Publication . Fernandes, Sandra; Brandão, Ana Paula; Palmeira, José; Fernandes, José Pedro TeixeiraResumo da Conferência realizada na Universidade do Minho no dia 28 de outubro de 2022, integrada no Ciclo de Eventos subordinados à revisão do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, por Pedro Rito.
- Conflitos armadosPublication . Arena, Maria do Céu Pinto; Freire, Miguel; Pereira, Maria de Assunção do Vale; Garrido, Rui; Nunes, Afonso Seixas; Cruz, Marco; Fernandes, Sandra; Freitas, Pedro Miguel; Rodríguez-Villasante y Prieto, José Luis; Urbina, Julio JorgeO Estado Islâmico do Iraque e al-Sham (ISIS), conhecido como Estado Islâmico/Daesh, suplantou a Al-Qaeda como a ameaça jihadista mais premente. A ideologia, retórica e objetivos a longo prazo do ISIS são semelhantes e os dois grupos já foram formalmente aliados. Os dois competem, tanto pela liderança, como pela essência do movimento jihadista global. As duas organizações diferem fundamentalmente sobre quem veem como seu principal inimigo e sobre várias questões doutrinárias e estratégicas. O estudo demonstra como a Al-Qaeda e o ISIS têm recorrido cada vez mais a estratégias mistas e “glocais”, combinando a ênfase em conflitos locais e uma atuação cada vez mais global, apesar das divergências e rivalidade que separam estes grupos. A associação entre grupos jihadistas conduziu a uma maior flexibilização e ambiguidade dos objetivos políticos e das suas prioridades estratégicas. A transformação da Al-Qaeda após a destruição da sua base afegã contribuiu para a sua “hibridização” na forma de grupos locais “glocalizados”, combinando objetivos locais e globais. Esta cooperação permitiu conciliar a natureza cada vez mais desterritorializada do jihadismo global com estruturas organizacionais ligadas a territórios específicos.
- Determinants of HIV late presentation among men who have sex with men in Portugal (2014–2019): who’s being left behind?Publication . Abrantes, Ricardo; Pimentel, Victor; Miranda, Mafalda N. S.; Silva, Ana Rita; Diniz, António; Ascenção, Bianca; Piñeiro, Carmela; Koch, Carmo; Rodrigues, Catarina; Caldas, Cátia; Morais, Célia; Faria, Domitília; Gomes da Silva, Elisabete; Teófilo, Eugénio; Monteiro, Fátima; Roxo, Fausto; Maltez, Fernando; Rodrigues, Fernando; Gaião, Guilhermina; Ramos, Helena; Costa, Inês; Germano, Isabel; Simões, Joana; Oliveira, Joaquim; Ferreira, José; Poças, José; Saraiva da Cunha, José; Soares, Jorge; Fernandes, Sandra; Mansinho, Kamal; Pedro, Liliana; Aleixo, Maria João; Gonçalves, Maria João; Manata, Maria José; Mouro, Margarida; Serrado, Margarida; Caixeiro, Micaela; Marques, Nuno; Costa, Olga; Pacheco, Patrícia; Proença, Paula; Rodrigues, Paulo; Pinho, Raquel; Tavares, Raquel; Correia de Abreu, Ricardo; Côrte-Real, Rita; Serrão, Rosário; Sarmento e Castro, Rui; Nunes, Sofia; Faria, Telo; Baptista, Teresa; Simões, Daniel; Mendão, Luís; Martins, M. Rosário O.; Gomes, Perpétua; Pingarilho, Marta; Abecasis, Ana B.Introduction: HIV late presentation (LP) remains excessive in Europe. We aimed to analyze the factors associated with late presentation in the MSM population newly diagnosed with HIV in Portugal between 2014 and 2019. Methods: We included 391 newly HIV-1 diagnosed Men who have Sex with Men (MSM), from the BESTHOPE project, in 17 countrywide Portuguese hospitals. The data included clinical and socio-behavioral questionnaires and the viral genomic sequence obtained in the drug resistance test before starting antiretrovirals (ARVs). HIV-1 subtypes and epidemiological surveillance mutations were determined using different bioinformatics tools. Logistic regression was used to estimate the association between predictor variables and late presentation (LP). Results: The median age was 31 years, 51% had a current income between 501-1,000 euros, 28% were migrants. 21% had never been tested for HIV before diagnosis, with 42.3% of MSM presenting LP. 60% were infected with subtype B strains. In the multivariate regression, increased age at diagnosis, higher income, lower frequency of screening, STI ever diagnosed and higher viral load were associated with LP. Conclusion: Our study suggests that specific subgroups of the MSM population, such older MSM, with higher income and lower HIV testing frequency, are not being targeted by community and clinical screening services. Overall, targeted public health measures should be strengthened toward these subgroups, through strengthened primary care testing, expanded access to PrEP, information and promotion of HIV self-testing and more inclusive and accessible health services.
- As Diversidades Culturais na Educação de Infância em Escolas Periféricas de Lisboa - Estratégias e Impactos.Publication . Fernandes, Sandra; Boléo, AnaNeste estudo, investiga-se a integração da diversidade cultural em escolas portuguesas, especificamente com crianças de 2, 3 e 4 anos, e explora-se como a educação intercultural pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão. O objetivo principal é compreender como a abordagem intercultural impacta as crianças e quais as estratégias que ajudam a adaptá-las à diversidade cultural, dentro do referencial de educação intercultural da Direção-Geral da Educação (DGE), que promove a cidadania nas escolas. A revisão bibliográfica centra-se sobretudo na abordagem intercultural na educação. São, também, destacados alguns programas, estratégias e meios que podem ser utilizados nas escolas para promover a educação intercultural. Neste sentido, realizou-se um estudo prático que teve a duração de 3 meses. Foram realizadas 10 atividades, em 13 sessões, centradas em temas relacionados com a diversidade cultural, como a exploração da cultura angolana e chinesa. As atividades incluíram a exploração de bandeiras, vídeos de práticas culinárias, histórias culturais e confeção de um prato típico. Por meio destas experiências, foi analisado como as crianças se adaptaram com a implementação da diversidade cultural, a opinião da educadora da creche, através de um questionário, e os constrangimentos e desafios encontrados relativamente ao tema ao longo do estudo. A análise dos resultados permitiu compreender que a implementação da educação intercultural nas escolas é um meio de promoção do respeito mútuo e de um ambiente educativo, acolhedor e inclusivo.
- Documentos estratégicos de segurança e defesaPublication . Seabra, Pedro; Soller, Diana; Noivo, Diogo; Simão, Licínia; Cruz, Bernardo Ivo; Daehnhardt, Patrícia; Nunes, Isabel Ferreira; Xavier, Constantino; Magalhães, Nuno Pereira de; Rato, Vasco; Fernandes, SandraOs últimos três anos foram caraterizados por uma proliferação de documentos estratégicos, quer sejam focados em questões de segurança e defesa no sentido mais estrito, ou na projeção externa mais ampla. Na sequência da organização de um ciclo de workshops sobre o tema, este IDN Cadernos visa proporcionar uma sistematização que contextualize as principais prioridades estratégicas de diferentes países e organizações. Os casos selecionados abarcam, assim, um conjunto de documentos estratégicos dos EUA, Espanha, França, Reino Unido, União Europeia, NATO, Japão, China e Rússia, com o objetivo de analisar as principais opções e inovações propostas, bem como explorar a sua adaptabilidade face ao contexto envolvente.
- A guerra da Ucrânia e a crise internacionalPublication . Daehnhardt, Patrícia; Pinto, Ana Santos; Reis, Bruno Cardoso; Amado, Luís; Gouveia, Teresa Patrício; Teixeira, Nuno Severiano; Medeiros, Evan; Fernandes, Sandra; Soller, Diana; Caetano, Filipe; Shev, Iryna; Rodrigues, Pedro CaldeiraConferência Internacional realizada no dia 24 de Março de 2022. Sessão de abertura realizada pela Diretora do Instituto da Defesa Nacional, Helena Carreiras e pelo Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho. Evento coordenado pelo Coronel Paulo Tavares, Relações Públicas do IDN. Moderadora do Painel 1 : Luísa Meireles, Lusa. Moderador do Painel 2 : Manuel Carvalho, Público. Moderadora do Painel 3 : Licínia Simão, Centro do Atlântico. Moderador do Painel 4 : Ricardo Alexandre, TSF. Interveio na sessão de encerramento a Diretora do Instituto da Defesa Nacional.