ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Carvalho, Maria"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aprender de forma lúdica no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Máximo, Inês; Carvalho, MariaEste relatório inclui a análise do tema “Aprender de forma lúdica no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico”, um estudo circunscrito, em contexto do ensino de 1.º ano do Ensino Básico do 1.º Ciclo. A escolha do tema “Aprender de forma lúdica no 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico” deve-se ao interesse em apresentar a ludicidade como forma de aprendizagem junto de crianças de pouca idade. Para tal, foi utilizada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e de análise bibliográfica sobre o tema de estudo. O local de estágio, situado numa escola de 1.º Ciclo na Área Metropolitana de Lisboa, forneceu um conjunto de informações que contribuíram para a interpretação e fundamentação das propostas iniciais. Esta análise irá incluir as atividades desenvolvidas no momento de estágio. Todas as reflexões serão acompanhadas por fundamentação teórica, dando forma e consistência a todos os objetivos deste estudo.
- Como tirar partido dos recursos audiovisuais nas aprendizagens formais do 1º ciclo do Ensino Básico?Publication . Furtado, Ana; Carvalho, MariaO presente Relatório Final emerge da Prática de Ensino Supervisionado a partir da intervenção pedagógica efetuada em contexto de 1ºciclo, numa escola de ensino público. O trabalho pretende refletir acerca da sociedade atual e dos novos recursos educativos disponíveis na comunidade escolar. Uma vez que a escola faz parte da sociedade, deve adaptar a sua ação pedagógica às novas dinâmicas sociais que por vezes, se distanciam dos métodos tradicionais. Este estudo foi implementado com crianças da faixa etária dos 8 e 9 anos, pretendendo contribuir para a reflexão sobre o papel do professor como mediador na utilização de novos recursos, neste caso a fotografia, nos diferentes conteúdo formais tentando estimular e motivar o interesse da criança nestas aprendizagens A metodologia para a realização deste estudo foi de caráter qualitativo, sendo que os instrumentos utilizados para a recolha de dados foram a observação participativa, as notas de campo, os diários de bordo e o registo fotográfico efetuado pelas crianças. No sentido de dar resposta às questões associadas à problemática identificada foi necessária uma pesquisa documental/teórica a partir da visão de vários autores. Foi necessário refletir, sobre os processos de aprendizagens efetuados pelas crianças envolvidas nas atividades propostas e proceder à análise de conteúdo dos resultados obtidos ao longo do processo. Este estudo apresenta as potencialidades pedagógicas e algumas das diferentes estratégias de ensino que se prendem com a utilização da fotografia nas aprendizagens formais no 1º ciclo do Ensino Básico.
- Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEBPublication . Almeida, Catarina; Carvalho, MariaA elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças.
- O Mundo do Atelier e a Criança: Expressão PlásticaPublication . Botelho, Filipa; Carvalho, MariaO Mundo do Atelier e a Criança Expressão Plástica é um trabalho que procura encontrar respostas para uma prática de Educação pela Arte no 1º Ciclo indo ao encontro primeiramente das necessidades da criança, equacionando paralelamente as propostas do Ministério da Educação. Engloba as atitudes de um Educador/Professor, responsável por esta área e face a esta problemática. Assim como o espaço envolvente, e as suas características, para receber a criança e auxiliarem-na para crescer e se tornar num adulto mais completo. No seguimento do trabalho e para melhor compreender o que é uma Educação pela Arte, são desenvolvidos conceitos como a arte, expressão livre e a criatividade. Apresenta-se então, um trabalho que compara a visão de diversos autores sobre esta temática, com as condições para coloca-la em prática. O relatório tem como base uma metodologia de observação, de uma prática profissional de mestrado, sobre um atelier que se encontra muito próximo dos ideais de uma Educação pela Arte através da expressão livre, fazendo então uma análise sobre a mesma.
