ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho by advisor "Carrana, Pedro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de Custos Associados à Implementação de Medidas de Segurança Ferroviária, Um Estudos de Caso de Uma Obra Ferroviária na Linha da Beira AltaPublication . Sousa, Nelson; Carrana, PedroO presente trabalho refere-se ao tema “GESTÃO DE CUSTOS ASSOCIADOS À IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS DE SEGURANÇA FERROVIÁRIA“. Pretende-se criar ferramentas de gestão por forma a facilitar a integração dos custos e sua gestão, desde a fase de concurso até à fase de obra. Neste contexto, na Parte I do trabalho aborda-se o enquadramento teórico, no qual é efetuada uma apresentação geral das obras na Infraestrutura ferroviária e enquadramento legal. Na parte II será enquadrada a caracterização das obras na Infraestrutura ferroviária ou na sua proximidade e a obra em estudo, onde se efetua a análise dos pré-requisitos das Infraestruturas de Portugal (IP) para este tipo de obras. Será abordada a integração da segurança em projeto, condicionalismos, planeamento, programação e autorização para trabalhos na via férrea ou na sua proximidade. Em seguida, a metodologia que assenta num estudo caso de uma obra ferroviária na Linha da Beira Alta, onde será efetuada a revisão da literatura, pesquisa documental e recolha de dados no projeto da obra, nomeadamente no programa de concurso, caderno de encargos, mapa de quantidades e plano de segurança e saúde de projeto. Teremos também por base a criação de um modelo de relatório de visita a obra ferroviária – grelha de observação. Neste contexto, no seguimento dos objetivos definidos, podemos concluir que os procedimentos atualmente definidos pela IP em fase de concurso, não definem claramente os requisitos mínimos dos vários temas em matéria de prevenção, tendo um impacto direto na gestão de custos associados à implementação de medidas de segurança ferroviária, tanto na fase de concurso como na fase de execução de obra. Tendo em conta as variáveis e constrangimentos, essa flexibilidade irá proporcionar aos concorrentes visões e interpretações diferentes sobre as mesmas situações, contribuindo para orçamentos diferentes com relevância na execução da obra.
- Perceção e Aplicação do Método RIAAT para uma efectiva gestão da prevenção - Um estudo de caso na Construção CivilPublication . Carvalho, Ana Filipa; Carrana, PedroA existência de uma metodologia de investigação de acidentes de trabalho numa organização e a sua devida implementação é fulcral, na medida em que permite colmatar as necessidades de uma Avaliação de Riscos perante a ocorrência de um acidente, uma vez que permite o apuramento da (ou das) causas raiz, que por sua vez darão origem a medidas preventivas que impeçam a recorrência desse mesmo acidente. Como é do conhecimento geral, os acidentes de trabalho traduzem-se em prejuízos financeiros para as organizações, e muitas vezes na perda de capacidade de trabalho para os trabalhadores, e consequentemente o seu ambiente familiar. A presente dissertação de Mestrado, visa analisar a metodologia utilizada numa empresa e, através de comparação com o método RIAAT (Registo, Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho), analisar a necessidade de melhorias. Após a avaliação de necessidades, pretende-se desenvolver uma ferramenta de investigação de acidentes de trabalho estruturada e metódica, que permita uma clara identificação das causas de um acidente assim como o registo das respectivas medidas correctivas. Ambos os métodos analisados, são viáveis para a investigação de acidentes de trabalho, no entanto, podemos claramente concluir que a metodologia IAT é suficiente para uma investigação básica e de acidentes de baixa gravidade, mas por outro lado, insuficiente ou inadequada na investigação de acidentes graves ou de maior complexidade. O valor acrescentado do RIAAT relativamente ao IAT é sem dúvida o aspecto comunicacional e de aprendizagem organizacional que, tal como o nome indica, permite à Organização uma evolução em matéria de SST ao “aprender” com os erros cometidos no passado para não os repetir no futuro.
- Perceção, avaliação de Riscos e Acidentes de Trabalho: Um Estudo de Caso em Contexto OrganizacionalPublication . Bispo, Paula Alexandra; Carrana, PedroEste estudo apresenta os resultados da investigação efetuada no Metropolitano de Lisboa. Apresentamos os riscos ocupacionais dos trabalhadores, na área da manutenção da via-férrea, e a perceção que os trabalhadores têm perante esses mesmos riscos. Para tentarmos compreendermos o que é risco e tipo de acidentes que acontecem, recorremos a uma larga bibliografia. As categorias profissionais estudadas, foram aquelas em que os riscos ocupacionais são mais elevados a nível dos acidentes de trabalho. Referimo-nos às categorias de oficial de via, técnicos (auxiliares e técnicos principais, mais conhecidos por MOM´s). A metodologia utilizada neste estudo de caso englobou a entrevista e a pesquisa de terreno com observação participante. A avaliação de riscos é a ferramenta fundamental para a prevenção de acidentes e doenças profissionais. Com este trabalho, pretendemos ainda avaliar a perceção de riscos que envolvem os trabalhadores no desempenho das suas funções. Observou-se, que os trabalhadores têm alguma consciência dos riscos, mas subvalorizam os efeitos pessoais desses mesmos riscos em trabalhos de curta duração ou de rotina. A avaliação de riscos realizada permitiu identificar as atividades analisadas, nas tarefas em que esse risco é mais elevado, e ainda definir prioridades de intervenção. Em 2014 – 2016 os oficiais de via registaram um aumento do número de acidentes de trabalho, enquanto na categoria MOM´s, esse aumento ocorreu nos anos de 2014 e 2015. Os acidentes de trabalho, quer nos oficiais de via quer nos MOM´s tiveram causas humanas, derivadas ao stress, ao horário noturno e à exigência do tipo de trabalho. Da análise dos resultados obtidos deduz-se que, embora os trabalhadores em estudo identifiquem os principais riscos existentes, desvalorizam determinados riscos. Esta tendência, diminui com a experiência e hábitos profissionais.
- Prevenção de Riscos nos trabalhos em altura com Recurso ao formato QR CodePublication . Leal, João; Carrana, PedroA utilização com recurso ao QR Code através de listas de verificação de inspeção de segurança (checklist) torna-se uma ferramenta importante, na mitigação dos riscos, sendo composta por itens de verificação nas áreas especificas nos equipamentos fixos, móveis, automotores e nos equipamentos de proteção coletiva e equipamentos de proteção individual e na saúde ocupacional, salvaguardando a privacidade e proteção de dados. Esta investigação pretendeu analisar de que forma a implementação de um QR Code convertido de uma lista de verificação de segurança em papel (checklist), poderá facilitar a celebridade da documentação digitalizada, priorizando a prevenção de Segurança nos trabalhos em altura na fase de projeto e na fase de construção de acordo com a legislação em vigor.