Browsing by Issue Date, starting with "2018-04-10"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Improving the attitudes of primary care practitioners toward adolescent care: a pre-post intervention pilot studyPublication . Santos, Maria Inês; Rosário, Frederico; Santos, Elisabete; Ferrão, AlziraBackground Investing in adolescent health is among the most cost-effective health measures. Primary care practitioners are ideally positioned to deliver such interventions. However, several barriers hinder them from engaging with adolescents. Objective To pilot test the impact of a 1-day training session on adolescent health on the attitudes of primary care practitioners toward adolescent care. Subjects Participants were family physicians and nurses enrolled in a 1-day training session on adolescent health. Methods A non-randomized, pre-post intervention study with no control group. Data on barriers for providing care to adolescents, preferred pediatric age group and attitudes toward adolescent care were collected immediately prior. Participants' attitudes were measured again immediately after training. Results Most participants reported they preferred to attend pediatric groups other than adolescents. The most frequently reported barriers were: excessive amount of time needed and lack of training. Participants reported positive pre-training attitudes, with mean scores above the midpoint of the scale in all dimensions. Significant positive improvements were observed after training in Adequacy, Self-esteem and Satisfaction. Subgroup analysis showed that at baseline, professionals who preferred to work with adolescents had significantly more positive attitudes in Adequacy, Self-esteem and Satisfaction. After training there was a general improvement in attitudes in both groups, with attenuation of the differences between them. Conclusion Participation in a 1-day tailored educational intervention on adolescent health had a positive impact on the attitudes of primary care practitioners, regardless of their preferred age group. This improvement may lead to more active engagement with adolescents and substantial health gains.
- Organização e gestão da manutenção de equipamentos biomédicos na vertente de risco dos utentesPublication . Freitas, Joana Isabel Serandão de; Farinha, José Manuel TorresA presente monografia corresponde ao estágio de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial realizado pela autora no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com ênfase no Hospital dos Covões e no Hospital Pediátrico, subordinado ao tema “Manutenção de equipamentos biomédicos na vertente da gestão de risco dos utentes”. O desenvolvimento de qualquer estágio, ao longo do seu desenvolvimento, é sempre alvo de adequações à realidade material que se impõe à conceptual à data da elaboração do respetivo programa e cronograma. Por esta razão, ao longo do relatório foi dada ênfase ao risco clínico, com enfoque em aspetos que a sensibilidade e os conhecimentos académicos da autora deram relevo, que se mostraram pragmáticos, e de importância para o próprio hospital. Hoje em dia assiste-se, nos países desenvolvidos, a um crescente uso de tecnologias que, geralmente, são usadas com vista à melhoria da qualidade de vida das populações. Em áreas como a Medicina, a evolução tem sido notória, com o surgimento de novos dispositivos, programas, técnicas e algoritmos, traduzindo ganhos em saúde e no bem-estar das populações. Contudo, contrariamente a outros países ditos desenvolvidos, em Portugal a entidade “Engenheiro Hospitalar” não se encontra aplicada, sendo esta função, por vezes, discutida com os profissionais de Enfermagem e de Medicina, obviamente sem formação adequada. Deste modo, é importante que as organizações de saúde despertem para este problema estratégico e implementem programas que permitam fazer a gestão adequada dos equipamentos médicos, e garantam que estes são adequados às necessidades hospitalares de forma segura e eficaz. Isto só é conseguido com o reconhecimento da importância do papel do Engenheiro Hospitalar bem como da relevância da interdisciplinaridade das equipas hospitalares. Adicionalmente, apesar de toda a inovação e melhoria, há sempre um risco associado à prestação de cuidados de saúde; este pode ser de carácter clínico (inerente ao tratamento ou uso de equipamentos médicos) ou não clínico (fatores ambientais, arquitetónicos, entre outros). Assim, reveste-se da maior importância a sua identificação e estratificação. Estas são as vertentes que a presente monografia aborda correspondentes ao percurso da autora no seu estágio no CHUC.
- Trabalho Hiperbárico o Mergulho comercial o Técnico de Segurnaça VS. O acidente DescompressivoPublication . Nogueira Gonçalves, João António; Gomes Carrana, PedroEm 9 de junho de 2000 ocorreu um acidente grave na seção de ligação (emboque), do 61º Troço em túnel. “Baixa Chiado/Poço da Marinha/ Estação do Terreiro do Paço”, do Metropolitano de Lisboa EPE. O acidente teve origem na atividade de tratamento dos solos envolventes à estrutura do túnel já construído. Essa melhoria era realizada com recurso à técnica de JetGrouting, executada a partir do interior do mesmo. A localização da zona em tratamento, implantada em pleno rio Tejo teve como consequência uma rotura hidráulica. A diferença de pressão existente no interior do túnel (1 atm.) e a verificada no exterior (3 atm) tiveram como resultado o alagamento descontrolado do interior do mesmo. O evento obrigou à tomada de medidas de contingência. Destacam-se entre outras: A evacuação imediata de todos os trabalhadores do interior do túnel (medida de emergência); O alagamento controlado com recurso a água bombada a partir do rio Tejo, de toda a secção interior da estrutura construída (+/- 900,00 m). Com a medida foi possível equilibrar as pressões internas e externas e diminuir o avanço dos assentamentos diferenciais, que afetavam o equilíbrio estrutural da construção; A suspensão imediata dos trabalhos para monotorização das avarias, avaliação dos danos e tomada de decisões. A verificação das avarias produzidas pelo acidente só foi possível com o recurso a operações de trabalho subaquático. O contato direto com os trabalhadores (mergulhadores profissionais), a forma de or-ganização das operações, a gestão da segurança, evidenciaram uma realidade, a in-xistência de conhecimentos ligados à gestão da segurança de operações de trabalho subaquático. O presente estudo e a verificação dos seus resultados indicam serem os mesmos bastante deficientes, o que contrasta com o tipo de riscos que a atividade comporta e, com o tipo de responsabilidades que recaem sobre os referidos profissionais.
- Viabilidade Económico-Financeira de um novo ponto comercial de artigos de luxoPublication . Crispim Costa Campos, André; Sofia Pinheiro Pinto Borges, AnaEste projeto está centrado no estudo da viabilidade económico-financeira para criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo. Para tal, são reunidos e apresentados elementos e informações referentes à sexagenária ourivesaria Campos, ainda hoje gerida pela família fundadora e situada na cidade da Trofa. O projeto prevê a criação de um novo ponto de venda em Vila Nova de Famalicão, apresentando para tal as demonstrações financeiras fundamentais para a reunião de informação útil e para a aplicação dos principais critérios de viabilidade económica. Foram assim realizadas diversas análises, apresentados diferentes conceitos e métodos teóricos, e utilizada uma ferramenta disponibilizada online e de forma gratuita pelo Instituto de Apoio a Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) que permitiram, à luz de um cenário pessimista, concluir que existe viabilidade económico-financeira, para a criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo. Os critérios de deliberação de investimentos reais utilizados, e as metodologias, revelaram-se deste modo, viáveis para o alcance do principal objetivo, ou seja, a criação de um novo ponto comercial de artigos de luxo, tendo em conta o volume e as receitas das vendas, os investimentos necessários e o retorno financeiro. Esta análise, quer na ótica do projeto, quer na ótica do investidor, apresentou resultados favoráveis com um grau de rendibilidade crescente e positivo, capaz de gerar excedentes. No entanto, e apesar da viabilidade do projeto, este encontra-se perante um quadro de fragilidade no domínio do volume das vendas, na medida em que a margem de erro é diminuta. A vulnerabilidade é acentuada e a dependência das vendas coloca em causa a viabilidade e a permanência do mercado. Portanto, a decisão de investir nestes moldes é inexequível e, paradoxalmente aos resultados apresentados, é mais viável investir no ponto de venda já existente, reavaliando-o no sentido de o inovar e crescer.
- A intervenção com famílias de crianças em risco familiar e ambientalPublication . Nozes, Raquel Cristina Tareco; Mendes, ElisabeteO estudo, aqui apresentado, incide sobre famílias com crianças em situação de risco familiar e ambiental referenciadas e em acompanhamento num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da região do Alentejo. O seu objetivo geral consiste em compreender as problemáticas que caracterizam estas famílias, bem como o modo como exercem as suas funções parentais no sentido de cuidarem, adequadamente, dos seus filhos, promovendo o seu desenvolvimento e criando oportunidades de aprendizagem. Para a realização deste estudo foi aplicado um questionário, elaborado pela investigadora, a nove das famílias apoiadas pelo referido CAFAP, tendo também sido realizadas entrevistas individuais a cada um dos profissionais que integram a equipa técnica deste Centro onde decorreu a investigação. Os resultados apontam para a existência de diversos fatores de risco familiar e para a presença de um contexto desfavorável para o desenvolvimento das crianças, verificando-se falta de competências parentais. Contudo, algumas delas das famílias revelam preocupação com o bem-estar dos seus filhos e participam ativamente na procura de apoio, cooperando com os serviços.
- Perceção, avaliação de Riscos e Acidentes de Trabalho: Um Estudo de Caso em Contexto OrganizacionalPublication . Bispo, Paula Alexandra; Carrana, PedroEste estudo apresenta os resultados da investigação efetuada no Metropolitano de Lisboa. Apresentamos os riscos ocupacionais dos trabalhadores, na área da manutenção da via-férrea, e a perceção que os trabalhadores têm perante esses mesmos riscos. Para tentarmos compreendermos o que é risco e tipo de acidentes que acontecem, recorremos a uma larga bibliografia. As categorias profissionais estudadas, foram aquelas em que os riscos ocupacionais são mais elevados a nível dos acidentes de trabalho. Referimo-nos às categorias de oficial de via, técnicos (auxiliares e técnicos principais, mais conhecidos por MOM´s). A metodologia utilizada neste estudo de caso englobou a entrevista e a pesquisa de terreno com observação participante. A avaliação de riscos é a ferramenta fundamental para a prevenção de acidentes e doenças profissionais. Com este trabalho, pretendemos ainda avaliar a perceção de riscos que envolvem os trabalhadores no desempenho das suas funções. Observou-se, que os trabalhadores têm alguma consciência dos riscos, mas subvalorizam os efeitos pessoais desses mesmos riscos em trabalhos de curta duração ou de rotina. A avaliação de riscos realizada permitiu identificar as atividades analisadas, nas tarefas em que esse risco é mais elevado, e ainda definir prioridades de intervenção. Em 2014 – 2016 os oficiais de via registaram um aumento do número de acidentes de trabalho, enquanto na categoria MOM´s, esse aumento ocorreu nos anos de 2014 e 2015. Os acidentes de trabalho, quer nos oficiais de via quer nos MOM´s tiveram causas humanas, derivadas ao stress, ao horário noturno e à exigência do tipo de trabalho. Da análise dos resultados obtidos deduz-se que, embora os trabalhadores em estudo identifiquem os principais riscos existentes, desvalorizam determinados riscos. Esta tendência, diminui com a experiência e hábitos profissionais.
- Observation of the Higgs boson decay to a pair of $\tau$ leptons with the CMS detectorPublication . CMS collaboration (2235 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA measurement of the H→ττ signal strength is performed using events recorded in proton–proton collisions by the CMS experiment at the LHC in 2016 at a center-of-mass energy of 13TeV . The data set corresponds to an integrated luminosity of 35.9fb−1 . The H→ττ signal is established with a significance of 4.9 standard deviations, to be compared to an expected significance of 4.7 standard deviations. The best fit of the product of the observed H→ττ signal production cross section and branching fraction is 1.09−0.26+0.27 times the standard model expectation. The combination with the corresponding measurement performed with data collected by the CMS experiment at center-of-mass energies of 7 and 8TeV leads to an observed significance of 5.9 standard deviations, equal to the expected significance. This is the first observation of Higgs boson decays to τ leptons by a single experiment.
- Measurement of the associated production of a single top quark and a Z boson in pp collisions at $\sqrt{s} =$ TeVPublication . CMS collaboration (2283 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA measurement is presented of the associated production of a single top quark and a Z boson. The study uses data from proton–proton collisions at s=13TeV recorded by the CMS experiment, corresponding to an integrated luminosity of 35.9 fb −1 . Using final states with three leptons (electrons or muons), the tZq production cross section is measured to be σ(pp→tZq→Wbℓ+ℓ−q)=123−31+33(stat)−23+29(syst)fb , where ℓ stands for electrons, muons, or τ leptons, with observed and expected significances of 3.7 and 3.1 standard deviations, respectively.
- Search for pair production of vector-like quarks in the bW$\overline{\mathrm{b}}$W channel from proton-proton collisions at $\sqrt{s} =$ 13 TeVPublication . CMS collaboration (2234 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Galinhas, Bruno; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Strong, Giles; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeA search is presented for the production of vector-like quark pairs, TT‾ or YY‾ , with electric charge of 2/3 (T) or −4/3 (Y), in proton–proton collisions at s=13TeV . The data were collected by the CMS experiment at the LHC in 2016 and correspond to an integrated luminosity of 35.8fb−1 . The T and Y quarks are assumed to decay exclusively to a W boson and a b quark. The search is based on events with a single isolated electron or muon, large missing transverse momentum, and at least four jets with large transverse momenta. In the search, a kinematic reconstruction of the final state observables is performed, which would permit a signal to be detected as a narrow mass peak (≈7% resolution). The observed number of events is consistent with the standard model prediction. Assuming strong pair production of the vector-like quarks and a 100% branching fraction to bW , a lower limit of 1295 GeV at 95% confidence level is set on the T and Y quark masses.
- Search for supersymmetry with Higgs boson to diphoton decays using the razor variables at $\sqrt{s} = $ 13 TeVPublication . CMS collaboration (2197 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Calpas, Betty; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, Pasquale; Pela, JoaoAn inclusive search for anomalous Higgs boson production in the diphoton decay channel and in association with at least one jet is presented, using LHC proton–proton collision data collected by the CMS experiment at a center-of-mass energy of 13 TeV and corresponding to an integrated luminosity of 35.9fb−1 . The razor variables MR and R2 , as well as the momentum and mass resolution of the diphoton system, are used to categorize events into different search regions. The search result is interpreted in the context of strong and electroweak production of supersymmetric particles. We exclude bottom squark pair-production with masses below 450 GeV for bottom squarks decaying to a bottom quark, a Higgs boson, and the lightest supersymmetric particle (LSP) for LSP masses below 250 GeV. For wino-like chargino–neutralino production, we exclude charginos with mass below 170 GeV for LSP masses below 25 GeV. In the GMSB scenario, we exclude charginos with mass below 205 GeV for neutralinos decaying to a Higgs boson and a goldstino LSP with 100% branching fraction.